Pirelli reconhece “situação mais complicada” em preparação dos novos pneus da F1 2026

Diretor da divisão de automobilismo da Pirelli, Mario Isola explicou mudanças necessárias feitas no cronograma de desenvolvimento dos pneus da F1 2026

A preparação para a temporada de 2026 foi diferenciada para praticamente todo o grid, incluindo a Pirelli. A distribuidora de pneus da Fórmula 1 precisou repensar a maneira de produzi-los, já que, com a mudança de regulamento, muita coisa foi alterada, incluindo o peso e o diâmetro dos compostos. Mario Isola, diretor da divisão de automobilismo da marca italiana, revelou que, para que isso fosse possível, o primeiro protótipo teve de ser entregue em um tempo fora do cronograma habitual.

Via de regra, as equipes recebem pneus no modelo do ano seguinte somente em outubro para testes nos túneis de vento. No entanto, desta vez, a Pirelli entregou os primeiros compostos do modelo de 2026 com cerca de um ano de antecedência. Isola revelou que essa situação foi “mais complicada que o normal”. 

“As equipes receberam os pneus muito antes do que numa situação de regulamento estável. Normalmente, isso acontece em outubro do ano anterior, mas como tudo era novo, eles pediram e concordamos em entregar um primeiro protótipo com cerca de um ano de antecedência”, declarou Isola em entrevista ao portal italiano Auto Racer.

“Não era o pneu de túnel de vento definitivo, mas estamos falando de detalhes e diferenças imperceptíveis que, no entanto, têm o seu efeito no túnel e na aerodinâmica. Durante o desenvolvimento do produto real, todas as alterações feitas foram reportadas nos pneus do túnel e, quando necessário, foi distribuída uma nova versão que acompanhava o desenvolvimento”, acrescentou. 

Pneus que serão usados na F1 em 2026 (Foto: Pirelli)

“Portanto, é mais complicado do que numa situação normal. Algumas versões atualizadas foram entregues aos projetistas. A regra diz que, se houver alterações importantes no perfil externo ou deformação do pneu, precisamos construir uma nova versão desse pneu e a distribuir às equipes”, completou.

Fórmula 1 retorna à pista de 11 a 13 de fevereiro, no Bahrein, para a primeira de duas baterias de testes coletivos da pré-temporada. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

▶️ Russell exalta carro “muito intuitivo de pilotar” e rejeita comparar F1 com Fórmula E
▶️ Piastri reconhece que McLaren “criou dor de cabeça desnecessária” com regras papaias
▶️ “Parece F2”: Norris se preocupa com pilotagem de carros de 2026 e prevê “corridas caóticas”
▶️ Cadillac anuncia Tommy Hilfiger como parceira oficial para a temporada 2026 da F1

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!