McLaren explica “plano estratégico” de testes com Norris e Piastri no Bahrein

Diretor-técnico da McLaren, Rob Marshall explicou quais eram os objetivos da equipe para o primeiro dia de testes coletivos da Fórmula 1 no Bahrein

A McLaren encerrou o primeiro dia de testes da pré-temporada no Bahrein com Lando Norris no topo da tabela de tempos. De acordo com Rob Marshall, diretor-técnico dos papaias, o desempenho do MCL40 nesta quarta-feira (11) esteve dentro do esperado pela equipe, que planejava desde o início acumular uma quantidade expressiva de dados sobre o carro.

Com o novo regulamento técnico, as informações coletadas na pré-temporada terão um valor ainda maior. Como os novos modelos são menores, mais leves e contam com uma unidade de potência que conta uma maior participação da parte elétrica, cada quilômetro percorrido se tornou extremamente valioso. Desta forma, o time liderado por Andrea Stella completou um total de 112 voltas com o britânico e com Oscar Piastri.

“Um primeiro dia produtivo no Bahrein, enquanto continuamos nosso aprendizado e desenvolvimento inicial na pista para o MCL40“, começou Marshall. “Começamos esta semana priorizando nosso aprendizado e, portanto, escolhemos um plano de corrida estratégico para otimizar o trabalho que, eventualmente, acelera o desenvolvimento do nosso pacote”, explicou.

“Você pode ver pelo programa de Oscar e de Lando que ambos completaram testes aerodinâmicos pesados hoje em condições muito diferentes das que experimentamos em Barcelona no mês passado”, detalhou.

Diretor da McLaren explicou programa de testes da McLaren no Bahrein (Foto: AFP)

Somando os dados de Barcelona e do Bahrein, o objetivo da McLaren é aprender o máximo possível sobre o carro e o comportamento em pista antes da estreia na Austrália. “Com isso em mente, priorizamos a coleta de dados em vez da quilometragem total neste primeiro dia de testes”, pontuou.

“Todos estão trabalhando na mesma direção, e o tempo investido pelos pilotos nos itens de teste fornece uma base sólida de aprendizado, a partir da qual podemos progredir à medida que avançamos nos testes de pré-temporada”, concluiu o diretor da McLaren.

Fórmula 1 retorna nesta quinta-feira (12), a partir das 4h (de Brasília, GMT-3), para o segundo dia da primeira bateria de testes coletivos no Bahrein. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades IN LOCO com o repórter Leonid Kliuev.

 ▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

▶️ FIA defende alteração na regra de motores e justifica: “Não queremos controvérsias”
▶️ Hamilton vê F1 “mais lenta que F2” e critica complexidade de 2026: “É preciso um diploma”
▶️ “Estamos ferrados”: Mercedes se preocupa com alteração em regra de motores e cobra FIA
▶️ Chefe da Mercedes se impressiona com motor Red Bull: “Esperava que estivessem pior”
▶️ Antonelli sofre acidente de trânsito às vésperas da pré-temporada da F1 no Bahrein

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!