Diário de Goiânia #2: o corte de Bezzecchi, lamas e Havaianas

O primeiro dia oficial de atividades midiáticas da MotoGP em Goiânia teve um Marco Bezzecchi se fazendo de desentendido e muita lama ao redor do circuito por conta de outra tempestade, que é um fato

Finalmente começou. Apesar de um pequeno experimento na quarta-feira, onde pudemos caminhar na pista, as atividades midiáticas tiveram início no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia. Seja na Fórmula 1 ou na Fórmula E, a quinta-feira sempre foi, particularmente, meu dia preferido das coberturas, justamente pela oportunidade de conversar de forma mais fria com os pilotos sobre as expectativas e o que vem por aí, longe do calor do momento do fim de semana (que também é legal).

O dia amanheceu com sol e quase nenhum indício de chuva. Fui alertado ainda no elevador do hotel por um sujeito que está trabalhando no autódromo — e que não perguntei nome e função em momento algum — da necessidade de trazer uma capa. E ele teve uma certa razão.

Por volta das 14h00 (de Brasília, GMT-3), uma enorme tempestade caiu em cima do autódromo, ao ponto de balançar até a tenda que serve de sala de imprensa no fim de semana. Decidi, em meio a toda polêmica e infundada acusação de utilização de foto manipulada por inteligência artificial, checar a estrutura assim que o sol abriu.

De fato, a drenagem da pista está muito boa. Circula até um rumor de que o alagamento na terça-feira foi causado por alguma placa publicitária de isopor que bloqueou a vazão da água. O asfalto, que também é lavado pelo staff do autódromo nesta quinta-feira, está ótimo, mas os arredores ainda pecam muito, marcados por muita lama, inclusive acumulada na grama perto da entrada do pit-lane.

Região da entrada dos boxes após temporal em Goiânia (Foto: Gabriel Carvalho/GRANDE PRÊMIO)

Mesmo com as horas contando para as motos na pista, uma breve volta por fora do paddock lhe apresenta caminhões, tratores, escavadeiras e mais. Nem tudo está pronto como deveria: em suma, a corrida ainda vai acontecer em um autódromo em obras.

Chegamos ainda cedo aqui e encontramos Jorge Martín com uma camiseta da Seleção Brasileira personalizada com “Jorginho”, o que me tirou um certo riso ao lembrar do volante, hoje no Flamengo, que optou por jogar pela Itália e jamais vestiu a Canarinho, apesar de ser um sujeito que teria vaga cativa ao menos em dois ciclos de Copa do Mundo se não decidisse pela naturalização.

Passei por alguns minutos no pit-lane com a esperança de ver as garagens abertas. Só consegui algo na Moto2, mas não deixei de ficar encantado com as tendas da Moto3, onde basicamente todo mundo trabalha junto e em um espaço bem mais apertado.

Entre as atividades midiáticas, a primeira do dia foi a coletiva de imprensa oficial, onde levei uma pequena cortada de Marco Bezzecchi. Muito porque me expressei mal ao perguntar sobre o novo dispositivo aerodinâmico da Aprilia, que se assemelha ao ‘Duto F’ da McLaren de 2010. No fundo, eu sabia que ele só queria desconversar sobre o tema.

A coletiva de imprensa (Foto: Gabriel Carvalho/GRANDE PRÊMIO)

Entre os pilotos que passaram pela sala de imprensa, foi muito curioso ver um Fabio Quartararo para lá de irritado com o desempenho da Yamaha, um Pecco Bagnaia bem carismático, assim como o paparicado Marc Márquez, que reuniu o maior número de jornalistas em sua volta e ainda respondeu sobre a boa participação dos times espanhóis na UEFA Champions League.

Álex Rins surgiu de chinelos Havaianas para cumprir a obrigação midiática, provando que certo boicote de três meses atrás não surtiu tanto efeito assim e provavelmente não chegou na Yamaha. Quem apareceu do nada foi Fermín Aldeguer, que mesmo andando de muletas, vai correr pela Gresini após ganhar a liberação dos médicos. Um argumento que me chamou atenção foi o de que correr de moto dói menos do que andar.

De certo, um dia bem cansativo. Mas sexta-feira vem aí, com algumas novidades e também as motos na pista pela primeira vez. A movimentada quinta-feira ficou muito bem registrada nos livros e, especialmente, no GRANDE PRÊMIO.

Além da cobertura do Mundial de Motovelocidade ao longo de toda a temporada, o GRANDE PRÊMIO também estará IN LOCO em Goiânia para uma cobertura especial da etapa brasileira, com Gabriel CarvalhoKaio EstevesPedro Luis Cuenca e Pedro Prado.

MotoGP hoje: saiba aqui as notícias mais importantes da MotoGP

▶️ Moreira vê vantagem por experiência em Goiânia e crava objetivo em retorno ao Brasil
▶️ Moreira nega pressão no GP do Brasil e aponta maior desafio na adaptação à MotoGP
▶️ Marc Márquez cita carnaval e diz que ainda precisa conhecer Brasil “da maneira correta”
▶️ Marc Márquez nega queda da Ducati após revés na Tailândia: “Foi algo incomum”
▶️ Quais os horários do GP do Brasil da MotoGP 2026
▶️ Onde assistir ao vivo ao GP do Brasil da MotoGP 2026

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!