MotoGP confirma novo horário da corrida sprint do GP do Brasil após buraco na pista

A largada da corrida sprint da MotoGP foi atrasada em 35 minutos após um buraco abrir na pista em Goiânia. Classificações de Moto2 e Moto3 devem acontecer logo em seguida

A organização da MotoGP confirmou o novo horário da corrida sprint do GP do Brasil, que acontecerá neste sábado (21). Por conta dos reparos necessários na pista em Goiânia após um buraco abrir, o início da prova está agendado para às 15h35 (de Brasília, GMT-3). Já as classificações de Moto3 e Moto2, que foram atrasadas do horário original, acontecerão logo após, às 16h25 e 17h15, respectivamente.

O buraco surgiu no meio da reta dos boxes logo após a sessão de classificação, que consagrou Fabio Di Giannantonio, da VR46, como pole-position. Com apenas alguns instantes para o início da atividade que definiria o grid da Moto3, a direção de prova alertou que a classificação seria adiada por conta de um problema na pista, com o declive sendo revelado posteriormente.

Relacionadas

+ GP EXPERIENCE: o novo produto do GRANDE PRÊMIO conecta você aos maiores eventos de esporte a motor do mundo. Vá para Indianápolis com a gente: saiba aqui todos os detalhes.

Johann Zarco (Foto: Gold & Goose/Red Bull Content Pool)

Inicialmente, a direção de prova chegou a estabelecer o novo horário da corrida em 15h20, com abertura do pit-lane às 15h00. Porém, optaram por postergar mais uma vez, agora em 15 minutos.

Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, ainda na manhã deste sábado, Davide Brivio, chefe da Trackhouse, teceu fortes críticas sobre a estrutura do Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia, comentando sobre os recentes alagamentos no circuito durante a semana que antecedeu as atividades de pista e os claros atrasos no processo de reforma.

“Sinceramente, cheguei aqui e o circuito é muito bom. Os pilotos gostaram do traçado, é bem legal. Só que a preparação nos bastidores… talvez deveriam ter marcado para um mês depois ou o autódromo deveria ter começado as obras um pouco antes. É preciso tempo. Estou certo de que o próximo ano estará muito melhor e vamos curtir a Goiânia, mas este ano talvez chegamos muito cedo em termos de preparação”, afirmou o dirigente.

“Chegamos aqui na quarta-feira e teve o grande alagamento. Uma água vermelha com lama. Ficamos preocupados com as condições da pista, que estaria suja ou perigosa, então tememos isso. Ontem, porém, tudo rolou muito bem porque choveu e conseguimos realizar os treinos”, acrescentou.

MotoGP no Brasil: os problemas da pista em Goiânia

Na última terça-feira, uma tempestade caiu em Goiânia e inundou a reta que antecede a entrada dos boxes no circuito, com a água misturando com a terra das obras ao redor do autódromo. A organização do GP do Brasil elogiou a drenagem do asfalto, que conseguiu absorver rapidamente, mas a enchente deixou marcas de lama nos muros e de terra na pista.

Uma nova chuva forte caiu na manhã de sexta-feira e atrasou o início dos treinos livres das três categorias, já que o barro invadiu a pista, especificamente na área dos boxes. O sol apareceu durante a tarde, mas alguns trechos da pista seguiram úmidos. O piloto italiano Marco Bezzecchi, da Aprilia, foi um dos que teceu críticas.

A lama na pista em Goiânia (Foto: Gabriel Carvalho/GRANDE PRÊMIO)

“A pista é bem bonita e o traçado é legal. É rápido e divertido, mas o problema é que o asfalto não está secando. Se chove, você dá quatro voltas e ela para. Mas se você colocar pneus slicks, as poças ficam lá o dia inteiro, sempre as mesmas e pequenas por toda parte. Então, é bem difícil, mas a pista é bem bonita, tenho certeza que será um fim de semana legal. Os fãs são muito legais, espero fazer um dia melhor amanhã e aproveitar um pouco mais”, declarou.

Mesmo sem chuvas entre sexta-feira e sábado, trechos da pista ainda apresentavam umidade nos treinos livres da manhã. A atividade da Moto3 precisou ser interrompida após Alvaro Carpe, Cormac Buchanan e Leo Rammerstorfer caírem num espaço de menos de um minuto. Fiscais entraram para inspecionar o asfalto logo em seguida.

Além da cobertura do Mundial de Motovelocidade ao longo de toda a temporada, o GRANDE PRÊMIO está IN LOCO em Goiânia para uma cobertura especial da etapa brasileira, com Gabriel CarvalhoKaio EstevesPedro Luis Cuenca e Pedro Prado.

MotoGP hoje: saiba aqui as notícias mais importantes da MotoGP

A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na MotoGP.

▶️ Di Giannantonio cresce em classificação caótica e crava pole no Brasil. Moreira é 14º
▶️ Quedas em sequência interrompem treino livre 2 do GP do Brasil da Moto3
▶️ Chefe da Trackhouse critica estrutura de Goiânia: “Ainda não está no nível MotoGP”
▶️ Morbidelli apresenta capacete com referência à Anitta para GP do Brasil de MotoGP
▶️ Quais os horários do GP do Brasil da MotoGP 2026
▶️ Onde assistir ao vivo ao GP do Brasil da MotoGP 2026

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!