Palou confirma força com 1ª pole no ano, mas nova geração pressiona e anima Indy 2026
Apesar da primeira pole de Álex Palou na temporada 2026 da Indy, Kyle Kirkwood e a nova geração de pilotos prometem apimentar a disputa pelo título
Mesmo depois de perder a liderança do campeonato após o acidente em Phoenix e ser superado por Kyle Kirkwood na reta final do GP de Arlington, Álex Palou nunca perdeu o status de favorito ao título da temporada 2026 da Indy — a pole-position no GP do Alabama confirma isso. No entanto, os indicativos até aqui mostram que o espanhol vai precisar suar bastante se quiser o pentacampeonato, pois há uma fila de pilotos, liderada por Kirkwood, que vão incomodar o #10 da Ganassi em 2026.
+ GP EXPERIENCE: o novo produto do GRANDE PRÊMIO conecta você aos maiores eventos de esporte a motor do mundo. Vá para Indianápolis com a gente: saiba aqui todos os detalhes.
É chover no molhado afirmar que Palou tem dominado a Indy nos últimos anos, com quatro títulos em cinco temporadas e uma vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, conquistada de maneira exuberante ao longo das 200 voltas de prova. Mas, enquanto em 2025 era quase certo que o espanhol seria campeão — no GP do Alabama do ano passado, quinta etapa do certame, Palou já acumulava quatro vitórias e ampla vantagem sobre a concorrência —, a temporada de 2026 mostra que a disputa será mais embolada.
Neste sábado (28), Palou saiu do carro festejando a pole e exaltando “um dos maiores carros que já pilotei”, mas sentiu o golpe quando questionado sobre ter usado pneus novos no Fast 6, enquanto a concorrência — especialmente Kirkwood — poupou o composto macio para a corrida de domingo (29). O espanhol foi lacônico, mas reconheceu a vantagem dos adversários.

O quinto lugar no grid é um gosto amargo para Kirkwood, que, assim como em Arlington — quando largou em sétimo — tinha carro para mais. O problema não foram os pneus, mas um erro durante a volta rápida, quando saiu da pista. Ainda assim, o norte-americano demonstrou desempenho para desafiar Palou, não apenas no Alabama, mas durante toda a temporada.
O desempenho de Kirkwood é claramente melhor do que em 2025, mesmo quando passou metade da temporada sendo o único piloto que venceu na Indy além de Palou. Mostra mais consistência e mantém-se longe de erros graves. Precisa acertar a volta voadora na classificação — esta é a terceira falha em quatro etapas —, mas já rivaliza com o tetracampeão.
É até difícil não incluir Palou nesta “nova geração”, pois ele nem é muito mais velho que Kirkwood — o espanhol tem 29 anos, enquanto o norte-americano tem 27 —, mas há uma turma chegando para brigar no topo com o tetracampeão. David Malukas, que vai largar em segundo, vem se mostrando cada vez mais alinhado com a Penske, além de evitar os problemas que afligem Josef Newgarden e Scott McLaughlin ao longo do ano. Falhas, estas, exclusivas dos pilotos, que bateram ou erraram em momentos cruciais do fim de semana.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV

Outro nome a observar é Marcus Armstrong, da Meyer Shank, que tem superado consistentemente Felix Rosenqvist. Ainda tem um caminho a percorrer para se consolidar entre os líderes, mas, mesmo de forma gradual, tem evoluído na Indy. Ao menos no Alabama, já pode ser apontado como um candidato à vitória.
Palou vai largar na frente neste domingo e, mais uma vez, segue favorito à vitória. Mas a nova geração está cada vez mais promissora e capaz de disputar o trono da Indy.
Indy hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da IndyCar Series
Palou retoma comando da Indy e anota pole-position do GP do Alabama. Collet é 21º
Palou exalta carro “muito bom”, mas vê rivais em vantagem com pneus para GP do Alabama
McLaughlin bate e carro atravessa grade de proteção no treino livre 2 da Indy no Alabama
Kirkwood aproveita vitória e assume liderança da Indy 2026. Confira classificação
Onde assistir ao GP do Alabama, 4ª etapa da temporada 2026 da Indy
Quais os horários do GP do Alabama, 4ª etapa da temporada 2026 da Indy
Collet mostra evolução rápida e consistência em início sólido na Foyt
Power exalta Andretti e crava: “Estou em posição de conquistar título da Indy 2026”
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!