Fernández apoia Leopard após desclassificação na Moto3: “Confio que não fizeram”
Adrián Fernández disse acreditar que a Leopard não rompeu lacre do motor. Piloto espanhol foi desclassificado das seis primeiras corridas do ano após o Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) identificar violações
Adrián Fernández quebrou o silêncio e disse confiar na inocência da Leopard após ser desclassificado das primeiras seis corridas da temporada 2026. O Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) apontou adulteração nos lacres de dois motores diferentes da moto #31 da Moto3.
No último dia 5, a entidade máxima do esporte anunciou a desclassificação de Fernández dos GPs de Tailândia, Brasil, Estados Unidos, Espanha, França e Catalunha por infrações em dois motores diferentes. Até aquele momento, o irmão de Raúl era terceiro colocado no Mundial de Pilotos.
O caso começou no GP da França, quando a fabricante do motor ― a Honda ― solicitou a remoção do lacre do primeiro grupo de motores dos pilotos da marca, já que a vida útil das unidades tinha terminado. Na hora da remoção, porém, os fiscais notaram adulteração no selo do motor 810. O diretor-técnico também avaliou e identificou sinais de adulteração.
Assim, o Painel de Comissários concluiu que o motor foi mexido sem autorização e, por isso, desclassificou Fernández dos GPs de Tailândia, Brasil, Estados Unidos e Espanha.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV
No fim do GP da Itália, contudo, alguns motores foram requisitados pela organização para checagens de rotina. As unidades foram enviadas aos fabricantes e, desta vez, o fornecedor apontou adulterações nos lacres do motor 811, o que resultou na desclassificação dos GPs da França e da Catalunha.
Em nota enviada à imprensa, a Leopard se defendeu e disse descordar das conclusões do Painel de Comissários. A equipe alegou que a investigação não encontrou nenhuma vantagem esportiva ou técnica nos motores e anunciou que vai apresentar recurso.
Em entrevista ao jornal espanhol Marca, Adrián apontou que conta com a família para evitar pensar no assunto, mas reconheceu que é difícil lidar com situações assim.
“Tenho sorte de ter a minha família, meu irmão, meus pais, e as pessoas ao meu redor que estão sempre brincando para tentar me distrair disso. Mas esses pensamentos todos estão sempre na minha consciência e é difícil, muito difícil”, admitiu.
Questionado se, assim como Leopard, acredita que as punições serão revertidas em tribunais superiores, Fernández respondeu: “Acho que se a equipe acredita em algo, eu acredito na equipe. Então eles vão se encarregar de resolver esse pequeno problema que aconteceu. E eu vou me encarregar de dar o meu melhor e, acima de tudo, tentar reverter a situação em Brno e não terminar em décimo, mas lutar pelas primeiras posições”.
Por fim, Adrián frisou que a única coisa que pode fazer é focar em si mesmo, mas reiterou a fé na Leopard.
“Acho que essa é uma questão da equipe, e eu, do meu lado, o que posso fazer é dar 100% em cima da moto e tentar lutar com o equipamento que eu tenho, o que às vezes é difícil em determinadas pistas. Como piloto, vou tentar dar o meu melhor. Só isso”, comentou. “Não sei se a equipe está fazendo uma coisa ou outra, mas confio na minha equipe e confio que eles não fizeram o que estão dizendo”, encerrou.
A MotoGP volta a acelerar entre 19 a 21 de junho, em Brno, para o GP da Tchéquia, nona etapa da temporada 2026. O GRANDE PRÊMIO acompanha toda a programação do fim de semana, assim como as demais categorias do Mundial de Motovelocidade.
MotoGP hoje: saiba aqui as notícias mais importantes da MotoGP
A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na MotoGP.
▶️ Moreira vê contribuição de dispositivo de largada em acidente de Martín: “Pode ocorrer”
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!