Hülkenberg se frustra por abandono “incomum e infeliz” no GP da Catalunha

Nico Hülkenberg lamentou pane no carro após ser atingido por brita levantada por Liam Lawson e viu oportunidade perdida pela Audi de pontuar

Nico Hülkenberg não escondeu a frustração por deixar o GP de Barcelona-Catalunha em branco. O alemão precisou abandonar por um incidente que classificou como “incomum e infeliz” envolvendo Liam Lawson. Ainda assim, fez questão de destacar que o problema não esteve relacionado à performance ou à confiabilidade do carro da Audi.

O problema aconteceu depois que Lawson escapou levemente da pista na curva 12 e levantou uma grande quantidade de brita. Algumas pedras atingiram o carro de Hülkenberg e acionaram involuntariamente o interruptor de segurança, mecanismo projetado para desligar o sistema em situações de emergência.

O abandono aconteceu quando o #27 aparecia em posição competitiva após uma classificação sólida no sábado. O alemão ressaltou que a Audi tinha ritmo suficiente para disputar pontos e lamentou não conseguir transformar o desempenho em resultado.

“Foi um abandono muito incomum e infeliz. Liam escapou um pouco à minha frente, algumas pedras atingiram o carro e aparentemente acionaram o interruptor de segurança de emergência, causando um desligamento completo do sistema. Tudo desligou instantaneamente e aquilo foi o fim da nossa corrida”, explicou.

Carro de Nico Hülkenberg apagou após ser atingido por brita levantada por Liam Lawson (Foto: Audi)

“Obviamente, é muito frustrante porque estávamos em uma boa posição para lutar por pontos. O ritmo que mostramos ao longo de todo o fim de semana foi convincente e, depois da classificação de ontem, existia uma oportunidade real de sair com um resultado forte”, afirmou.

Não foi apenas Hülkenberg que saiu zerado. Gabriel Bortoleto cruzou a linha de chegada em 11º após ter problemas na largada e precisar fazer uma corrida de recuperação. Mesmo com o resultado negativo, o veterano optou por olhar o lado positivo.

“Infelizmente saímos sem nada para mostrar. Mas isso foi simplesmente uma questão de azar, não um problema de desempenho ou de confiabilidade”, concluiu.

A Fórmula 1 volta de 26 a 28 de junho no GP da Áustria, oitavo da temporada 2026, no Red Bull Ring.

▶️ F1: confira o calendário completo de 2026 
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.

▶️ Hadjar se queixa de largada ruim na Catalunha: “Todo fim de semana é desse jeito”
▶️ Chefe da Mercedes se alegra com vitória de Hamilton na Catalunha: “Trabalhou muito”
▶️ Hamilton celebra sonho de infância realizado e fala em título com Ferrari: “Nada é impossível”
▶️ Mercedes diz que duelo entre Russell e Antonelli “custou vitória” no GP da Catalunha
▶️ Piastri reclama de aderência, mas diz que McLaren “pode brigar com Mercedes”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!