“Frustrada”, Toro Rosso culpa superaquecimento dos freios por abandono de Gasly e Hartley na Rússia
Durou apenas três voltas o GP da Rússia para a Toro Rosso. Pierre Gasly e Brendon Hartley, que tiveram a chance de acelerar a nova especificação do motor Honda, abandonaram por um problema que nada tem a ver com a unidade de potência, mas sim com o sistema de freios
A Toro Rosso mal teve tempo para avaliar, em ritmo de corrida, a especificação 3 do motor Honda, disponível a partir deste fim de semana de GP da Rússia. Pierre Gasly e Brendon Hartley completaram apenas três voltas no último domingo (30), em Sóchi, e tiveram de recolher aos boxes da escuderia italiana. Mas o duplo abandono nada tem a ver com a nova unidade motriz japonesa, mas sim ocorreu por conta de uma falha muito mais grave: um superaquecimento dos freios dianteiros. Os dois pilotos rodaram em alta velocidade, cenário muito perigoso pela falha de um sistema de segurança vital do carro taurino.
Chefe do time de Faenza, Franz Tost lamentou por mal ter conseguido ver seus carros na pista em Sóchi durante a corrida e detalhou os problemas que interromperam a jornada de Hartley e Gasly.
“Foi um domingo frustrante para a Toro Rosso, já que os dois carros tiveram de abandonar. Por alguma razão, terminamos com os freios dianteiros muito quentes e com um pistão preso nas pinças. E isso causou o superaquecimento do fluído de freio, por isso chamamos os pilotos para a garagem”, justificou o dirigente austríaco.

A Toro Rosso viu a maior parte do GP da Rússia apenas dos boxes (Foto: F1/Twitter)
Gasly, que teve um domingo bastante difícil e foi acertado por um detrito do carro de Daniel Ricciardo — teve sorte pelo incidente ter ocorrido em baixa velocidade —, explicou o que resultou no seu abandono da prova em Sóchi.
“Desde o começo da corrida tive uma impressão muito estranha com o pedal do freio, que ficou muito longo e piorou rapidamente. Depois, na terceira volta, na curva 4, freei e o pedal falhou por completo. Assim perdemos todos os freios dianteiros e tivemos de abandonar”, comentou.
“Precisamos analisar os dados para ver exatamente o que aconteceu, mas é uma pena que os dois carros tenham abandonado tão cedo a corrida”, disse o francês, que vai ser o substituto de Ricciardo na Red Bull a partir da próxima temporada.
Hartley também não teve boa sorte, ainda que tivesse um bom princípio de corrida. Mas durou bem pouco sua trajetória no domingo russo.
“Tive uma boa largada e ultrapassei Gasly antes da curva 5. Estava atacando os carros da McLaren quando o pedal de freio se alongou. Avisei no rádio e logo fiz nossa parada planejada. Nós arriscaríamos com a estratégia para fazer uma corrida quase completa com os pneus macios, tínhamos um ótimo ritmo com esse pneu e parecia que daria certo. No entanto, uma vez que saí dos boxes, simplesmente acelerei e o carro rodou”, finalizou.
O próximo desafio da Toro Rosso vai ser na casa da Honda, Suzuka, palco da 17ª etapa da temporada 2018 do Mundial de F1, neste fim de semana.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!