Buemi sofre punição, mas Alonso anda em ritmo impressionante e corta distância para líder López após 12 horas em Le Mans
Após cometer excesso de velocidade, Sébastien Buemi foi obrigado a prestar stop & go de 60s. A medida ampliou a distância entre os híbridos da Toyota e obrigou Fernando Alonso a forçar ritmo durante a noite em Le Mans, voltando o #8 para o páreo
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Terminada a primeira a metade das 24h de Le Mans de 2018, a Toyota seguiu caminhando, apesar da maior separação entre seus carros, rumo a mais uma dobradinha no Mundial de Endurance. Desse modo, o #7, sob comando de Mike Conway, José María López e Kamui Kobayashi, continuou liderando e chegou a abrir quase 3min de vantagem sobre o #8 de Fernando Alonso, comandado também por Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima.
A briga que se desenhou entre os carros da montadora japonesa ao longo de toda a primeira parte da disputa se enfraqueceu após a punição sofrida pelo trio do bicampeão mundial. A medida veio após Buemi ter excedido o limite de velocidade na zona de desaceleração, de modo que o suíço foi obrigado a realizar um stop & go de 60s e viu Conway se distanciar na liderança.
Sébastien Buemi foi obrigado a cumprir punição por excesso de velocidade nos boxes (Foto: Reprodução/Twitter)
Relacionadas
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Uma vez cumprida a pena, porém, Buemi buscou recuperar-se do dano e, por seguidas vezes, virou abaixo do companheiro de equipe antes de devolver, pouco antes da 12ª hora, o comando para Alonso. O trio ainda foi beneficiado pela escapada do #25 de Mark Patterson, Ate de Jong e Tacsung Kim, que causou bandeira amarela, conforme previu o asturiano, favorável à diminuição da diferença entre os carros. Logo, ao fim da primeira metade, a diferença entre as Toyotas — que chegou quase na casa dos 3min — ficou em 1min15s236, enquanto o espanhol seguia no comando e andava em ritmo muito superior ao de López, coisa de 3s por volta abaixo do argentino.
Completando o pódio, vinha o #3 da Rebellion, sob comando de Mathias Beche — distante quatro voltas do segundo híbrido. Logo após, havia o carro de Bruno Senna, com o brasileiro dividindo os comandos, à altura, com André Lotterer. Os dois protótipos da equipe finalizavam o pelotão de frente, uma vez que tinham 15 voltas de distância para o quinto colocado da LMP1.
Dentre os acidentes da noite, o destaque ficou por conta da batida do #17 da SMP. Após ter sofrido com um pneu furado que causou uma vagarosa ida aos boxes, o carro da equipe, sob comando de Matevos Isaakyan, saiu da pista e atingiu o muro. Isaakyan ainda tentou seguir na prova mas, com a traseira danificada e expelindo muita fumaça, foi forçado a abandonar o equipamento antes de chegar aos boxes, causando frustração no seu estafe.
Enquanto isso, a liderança da LMP2 seguiu com o G-Drive #26, de Jean-Éric Vergne, Andrea Pizzitola e Roman Rusinov. O destaque, porém, ficou por conta do trio de André Negrão, que ganhou duas posições e ocupou o segundo lugar. O #36 da Signatech, completado por Pierre Thiriet e Nicolas Lapierre, seguia uma volta atrás do #26 e 6s133 à frente do #23 — de Thimothé Buret, Julien Canal e Will Stevens. O trio de Felipe Nasr ocupava a 17ª colocação geral, com o brasileiro no comando.
Na LMGTE-PRO, a Porsche seguiu garantindo seu 1-2 com a liderança do #92 — de Michael Christensen, Kevin Estre e Laurens Vanthoor — sendo seguida, com 1min54s951 de distância, pelo #91 de de Richard Leitz, Gianmaria Bruni e Frédéric Makowiecki. Antes terceiro colocado, o #93, também da fabricante alemã, teve que ser submetido a uma troca do alternador, ficando 25 minutos parado e retornando em 16º. O pódio, então, passou a ser completado por Joey Hand, Dirk Müller e Sébastien Bourdais, da Chip Ganassi.
NIghtmare for No. 17 @SMP_Racing! Driver @Mat_Isaakyan managed to push the car back on the track but unfortunately…?#LeMans24 #WEC pic.twitter.com/SxCtT3ZDaD
— WEC (@FIAWEC) 16 de junho de 2018
Melhor brasileiro do momento na classe, Pipo Derani seguia em quarto, ao passo que seu companheiro de trio, Toni Vilander, conduzia o #52 da AF Corse 52s992 atrás do terceiro colocado. Outro brasileiro da AF Corse, Daniel Serra seguia na oitava posição, ao passo que Tony Kanaan era sexto e Augusto Farfus nono.
Completando o páreo, a LMGTE-AM seguia com a liderança do #77 de Christian Ried, Julien Andlauer e Matt Campbell, pela Dempsey-Proton. O trio conseguiu se recuperar após os pit-stops e abriu 1min39s442 de vantagem o #85 de Jeroen Bleekemolen, Ben Keating e Luca Stolz.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, Classificação geral após 12 horas
1 | 7 |
MIKE CONWAY KAMUI KOBAYASHI JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
GBR JAP ARG |
P1 |
TOYOTA GAZOO RACING TS050 Híbrido |
196 voltas | ||
2 | 8 |
SÉBASTIEN BUEMI KAZUKI NAKAJIMA FERNANDO ALONSO |
SUI JAP ESP |
P1 |
TOYOTA GAZOO RACING TS050 Híbrido |
+1:15.236 | ||
3 | 3 |
THOMAS LAURENT MATHIAS BECHE GUSTAVO MENEZES |
FRA SUI EUA |
P1 |
REBELLION RACING Rebellion R13 – Gibson |
+5 voltas | ||
4 | 1 |
ANDRE LOTTERER NEEL JANI BRUNO SENNA |
ALE SUI BRA |
P1 |
REBELLION RACING Rebellion R13 – Gibson |
+6 voltas | ||
5 | 26 |
ROMAN RUSINOV ANDREA PIZZITOLA JEAN-ÉRIC VERGNE |
RUS FRA FRA |
P2 |
G-DRIVE RACING ORECA 07 – Gibson |
+10 voltas | ||
6 | 36 |
NICOLAS LAPIERRE ANDRÉ NEGRÃO PIERRE THIRIET |
FRA BRA FRA |
P2 |
SIGNATECH ALPINE MATMUT ALPINE 470 – Gibson |
+11 voltas | ||
7 | 23 |
THIMOTHÉ BURET JULIEN CANAL WILL STEVENS |
FRA FRA GBR |
P2 |
PANIS BARTHEZ COMPÉTITION LIGIER JSP217 – Gibson |
+11 voltas | ||
8 | 48 |
PAUL LAFARGUE PAUL LOUP CHATIN MEMO ROJAS |
FRA FRA MEX |
P2 |
IDEC SPORT ORECA 07 – Gibson |
+11 voltas | ||
9 | 28 |
FRANÇOIS PERRODO MATTHIEU VAXIVIÈRE LOÏC DUVAL |
FRA FRA FRA |
P2 |
TDS RACING ORECA 07 – Gibson |
+11 voltas | ||
10 | 39 |
VINCENT CAPILLAIRE JONATHAN HIRSCHI TRISTAN GOMMENDY |
FRA SUI FRA |
P2 |
GRAFF-SO24 ORECA 07 – Gibson |
+12 voltas | ||
11 | 40 |
JAMES ALLEN JOSÉ GUTIÉRREZ ENZO GUIBBERT |
AUS MEX FRA |
P2 |
G-DRIVE RACING ORECA 07 – Gibson |
+12 voltas | ||
12 | 22 |
PHILIP HANSON FILIPE ALBUQUERQUE PAUL DI RESTA |
GBR POR GBR |
P2 |
UNITED AUTOSPORTS LIGIER JSP217 – Gibson |
+12 voltas | ||
13 | 34 |
RICKY TAYLOR CÔME LEDOGAR DAVID HEINEMEIER-HANSSON |
EUA FRA DIN |
P2 |
JACKIE CHAN DC RACING LIGIER JSP217 – Gibson |
+12 voltas | ||
14 | 32 |
HUGO DE SADELEER WILLIAM OWEN JUAN PABLO MONTOYA |
SUI EUA COL |
P2 |
UNITED AUTOSPORTS LIGIER JSP217 – Gibson |
+13 voltas | ||
15 | 29 |
FRITS VAN EERD GIEDO VAN DER GARDE JAN LAMMERS |
HOL HOL HOL |
P2 |
RACING TEAM NEDERLAND DALLARA P217 – Gibson |
+14 voltas | ||
16 | 35 |
VICTOR SHAITAR HARRISON NEWEY NORMAN NATO |
RUS GBR FRA |
P2 |
SMP RACING DALLARA P217 – Gibson |
+14 voltas | ||
17 | 31 |
ROBERTO GONZÁLEZ PASTOR MALDONADO NATHANAËL BERTHON |
MEX VEN FRA |
P2 |
DRAGONSPEED ORECA 07 – Gibson |
+16 voltas | ||
18 | 37 |
JAZEMAN JAAFAR NABIL JEFRI WEIRON TAN |
MAS MAS MAS |
P2 |
JACKIE CHAN DC RACING ORECA 07 – Gibson |
+16 voltas | ||
19 | 44 |
ANDREA BERTOLINI NICLAS JÖNSSON TRACY KRHOHN |
ITA SUE EUA |
P2 |
EURASIA MOTORSPORT LIGIER JSP217 – Gibson |
+17 voltas | ||
20 | 33 |
DAVID CHENG NICHOLAS BOULLE PIERRE NICOLET |
EUA EUA FRA |
P2 |
JACKIE CHAN DC RACING LIGIER JSP217 – Gibson |
+17 voltas | ||
21 | 47 |
ROBERTO LACORTE GIORGIO SERNAGIOTTO FELIPE NASR |
ITA ITA BRA |
P2 |
CETILAR VILLORBA CORSE LIGIER JSP217 – Gibson |
+18 voltas | ||
22 | 10 |
HENRIK HEDMAN BEN HANLEY RENGER VAN DER ZANDE |
SUE GBR HOL |
P1 |
DRAGONSPEED BR ENGINEERING BR1-Gibson |
+21 voltas | ||
23 | 38 |
HO-PIN TUNG STÉPHANE RICHELMI GABRIEL AUBRY |
CHN MCO FRA |
P2 |
JACKIE CHAN DC RACING ORECA 07 – Gibson |
+21 voltas | ||
24 | 92 |
MICHAEL CHRISTENSEN KEVIN ESTRE LAURENS VANTHOOR |
DIN FRA BEL |
GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR |
+22 voltas | ||
25 | 91 |
RICHARD LIETZ GIANMARIA BRUNI FRÉDÉRIC MAKOWIECKI |
AUT ITA FRA |
GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR |
+23 voltas | ||
26 | 68 |
JOEY HAND DIRK MÜLLER SÉBASTIEN BOURDAIS |
EUA ALE FRA |
GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA FORD GT |
+23 voltas | ||
27 | 52 |
TONI VILANDER ANTONIO GIOVINAZZI PIPO DERANI |
FIN ITA BRA |
GTE-PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO |
+23 voltas | ||
28 | 67 |
ANDY PRIAULX HARRY TINCKNELL TONY KANAAN |
GBR GBR BRA |
GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK FORD GT |
+23 voltas | ||
29 | 69 |
RYAN BRISCOE RICHARD WESTBROOK SCOTT DIXON |
AUS GBR NZL |
GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA FORD GT |
+23 voltas | ||
30 | 63 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCÍA MIKE ROCKENFELLER |
DIN ESP ALE |
GTE-PRO |
CORVETTE RACING – GM CHEVROLET CORVETTE C7.R |
+23 voltas | ||
31 | 51 |
ALESSANDRO PIER GUIDI JAMES CALADO DANIEL SERRA |
ITA GBR BRA |
GTE-PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO |
+24 voltas | ||
32 | 82 |
AUGUSTO FARFUS ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA ALEXANDER SIMS |
BRA POR ING |
GTE-PRO |
BMW TEAM MTEK BMW M8 GTE |
+25 voltas | ||
33 | 95 |
MARCO SØRENSEN NICKI THIM DARREN TURNER |
DIN DIN GBR |
GTE-PRO |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE AMR |
+25 voltas | ||
34 | 50 |
ERWIN CREED ROMANO RICCI THOMAS DAGONEAU |
FRA FRA FRA |
P2 |
LARBRE COMPÉTITION LIGIER JSP217 – Gibson |
+26 voltas | ||
35 | 66 |
STEFAN MÜCKE OLIVIER PLA BILLY JOHNSON |
ALE FRA EUA |
GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK FORD GT |
+26 voltas | ||
36 | 81 |
MARTIN TOMCZYK NICKY CATSBURG PHILIPP ENG |
ALE HOL AUT |
GTE-PRO |
BMW TEAM MTEK BMW M8 GTE |
+26 voltas | ||
37 | 77 |
MATT CAMPBELL CHRISTIAN RIED JULIEN ANDLAUER |
AUS ALE FRA |
GTE AM |
DEMPSEY-PROTON RACING PORSCHE 911 RSR |
+27 voltas | ||
38 | 85 |
BEN KEATING JEROEN BLEEKEMOLEN LUCA STOLZ |
EUA HOL ALE |
GTE AM |
KEATING MOTORSPORTS FERRARI 488 GTE |
+27 voltas | ||
39 | 71 |
DAVIDE RIGON SAM BIRD MIGUEL MOLINA |
ITA GBR ESP |
GTE-PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO |
+27 voltas | ||
40 | 97 |
ALEX LYNN MAXIME MARTIN JONATHAM ADAM |
DIN DIN GBR |
GTE-PRO |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE AMR |
+27 voltas | ||
41 | 84 |
LIAM GRIFFIN COOPER MACNEIL JEFFREY SEGAL |
GBR EUA EUA |
GTE AM |
JMW MOTORSPORT FERRARI 488 GTE |
+27 voltas | ||
42 | 64 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILNER MARCEL FÄSSLER |
GBR EUA SUI |
GTE-PRO |
CORVETTE RACING – GM CHEVROLET CORVETTE C7.R |
+28 voltas | ||
43 | 54 |
THOMAS FLOHR FRANCESCO CASTELLACCI GIANCARLO FISICHELLA |
SUI ITA ITA |
GTE AM |
SPIRIT OF RACE FERRARI 488 GTE |
+28 voltas | ||
44 | 88 |
MATTEO CAIROLI KHALED AL QUBAISI GIORGIO RODA |
ITA EAU ITA |
GTE AM |
DEMPSEY-PROTON RACING PORSCHE 911 RSR |
+28 voltas | ||
45 | 56 |
JÖRG BERGMEISTER PATRICK LINDSEY EGIDIO PERFETTI |
ALE EUA NOR |
GTE AM |
TEAM PROJECT 1 PORSCHE 911 RSR |
+28 voltas | ||
46 | 99 |
PATRICK LONG TIMOTHY PAPPAS SPENCER PUMPELLY |
EUA EUA EUA |
GTE AM |
PROTON COMPETITION PORSCHE 911 RSR |
+28 voltas | ||
47 | 61 |
WENG SUN MOK MATTHEW GRIFFIN KEITHA SAWA |
MAS IRL JAP |
GTE AM |
CLEARWATER RACING FERRARI 488 GTE |
+29 voltas | ||
48 | 80 |
FABIO BABINI CHRISTINA NIELSEN ERIK MARIS |
ITA DIN FRA |
GTE AM |
EBIMOTORS PORSCHE 911 RSR |
+29 voltas | ||
49 | 5 |
CHARLES ROBERTSON MICHAEL SIMPSON LEO ROUSSEL |
GBR GBR FRA |
P1 |
CEFC TRSM RACING GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome |
+29 voltas | ||
50 | 93 |
PATRICK PILET NICK TANDY EARL BAMBER |
FRA GBR NZL |
GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR |
+29 voltas | ||
51 | 90 |
SALIH YOLUC EUAN HANKEY CHARLES EASTWOOD |
TUR GBR GBR |
GTE AM |
TF SPORT ASTON MARTIN VANTAGE |
+31 voltas | ||
52 | 86 |
MICHAEL WAINWRIGHT BENJAMIN BARKER ALEXANDER DAVISON |
GBR GBR AUS |
GTE AM |
GULF RACING PORSCHE 911 RSR |
+32 voltas | ||
53 | 70 |
MOTOAKI ISHIKAWA OLIVIER BERETTA EDWARD CHEEVER |
JAP MCO ITA |
GTE AM |
MR RACING FERRARI 488 GTE |
+35 voltas | ||
54 | 11 |
VITALY PETROV MIKHAIL ALESHIN JENSON BUTTON |
RUS RUS GBR |
P1 |
SMP RACING BR ENGINEERING-AER |
+51 voltas | ||
55 | 6 |
ALEX BRUNDLE OLIVER ROWLAND OLIVER TURVEY |
GBR GBR GBR |
P1 |
CEFC TRSM RACING GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome |
+59 voltas | ||
56 | 17 |
STHÉPHANE SARRAZIN EGOR ORUDZHEV MATEVOS ISAAKYAN |
FRA RUS RUS |
P1 |
SMP RACING BR ENGINEERING-AER |
+73 voltas | ||
57 | 25 |
MARK PATTERSON ATE DE JONG TACKSUNG KIM |
EUA HOL COR |
P2 |
ALGARVE PRO RACING LIGIER JSP217 – Gibson |
+75 voltas | ||
58 | 94 |
ROMAIN DUMAS TIMO BERNHARD SVEN MÜLLER |
FRA ALE ALE |
GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR |
+104 voltas | ||
59 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY MATHIAS LAUDA |
CAN POR AUT |
GTE AM |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE |
+104 voltas | ||
60 | 4 |
OLIVER WEBB DOMINIK KRAIHAMER TOM DILLMANN |
GBR AUT FRA |
P1 |
BY KOLLES RACING TEAM ENSO CLM P1/01 – Nismo |
+131 voltas | ||