Ricciardo faz volta mais rápida da história de Mônaco e lidera dobradinha da Red Bull no TL1. E Hamilton fecha top-3
A abertura dos trabalhos do fim de semana do GP de Mônaco teve a Red Bull como grande protagonista. No fim das contas, Daniel Ricciardo foi o mais rápido usando os novíssimos pneus hipermacios ao marcar 1min12s126, sendo seguido por Max Verstappen. Lewis Hamilton foi o terceiro, ficando logo à frente de Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen. E Fernando Alonso teve problemas nos freios e quase não andou
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Quando Lewis Hamilton apontou a Red Bull como a grande força do fim de semana do GP de Mônaco, não era um mero jogo de palavras. Na manhã desta quinta-feira (24) que abriu os trabalhos nas ruas do Principado, a equipe taurina foi a grande protagonista do primeiro treino livre com a dobradinha formada por Daniel Ricciardo na frente, sendo 0s154 mais rápido que Max Verstappen. A marca estabelecida pelo australiano, 1min12s126, é a mais rápida da história do circuito de Mônaco e foi feita com os novíssimos pneus hipermacios, superando o tempo estabelecido por Kimi Räikkönen, com 1min12s178, registrado no treino classiicatório de 2017.
A Mercedes liderou por um bom tempo o TL1 com Hamilton, que acabou a sessão desta manhã em terceiro lugar, 0s354 atrás de Ricciardo. Sebastian Vettel, que venceu em Mônaco no ano passado, fechou na quarta posição, seguido pelo seu companheiro de Ferrari, Kimi Räikkönen. Destaque também para a Renault de Carlos Sainz, que finalizou em sexto e foi mais rápido até que Valtteri Bottas, da Mercedes. Sergio Pérez, pódio em Mônaco em 2016, também foi bem e completou a sessão em oitavo, à frente de Romain Grosjean, da Haas, e de Sergey Sirotkin, uma surpresa, com a Williams, completando o top-10.
E Fernando Alonso, que enfrentou problemas no sistema de freios da sua McLaren MCL33, completou poucas voltas, saindo no fim com os pneus hipermacios para marcar o 17º tempo da manhã.
O segundo treino livre do GP de Mônaco acontece logo mais, às 10h (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Saiba como foi o primeiro treino livre do GP de Mônaco de F1
Escolha majoritária de todos os pilotos no fim de semana, os pneus hipermacios estrearam nesta manhã de quinta-feira e já foram à pista nos primeiros minutos do primeiro treino livre para as voltas de instalação habituais feitas pelos competidores. Daniel Ricciardo e Max Verstappen, por exemplo, vão usar, cada um, 11 jogos de pneus hipermacios, além de um de supermacios e outro de ultramacios.
Lewis Hamilton, que optou por uma combinação de pneus mais conservadora para o fim de semana, abriu sua primeira volta rápida com os pneus ultramacios, assim como Valtteri Bottas. Mas coube à dupla da Williams, com Lance Stroll e Sergey Sirotkin, registrar os primeiros tempos da quinta-feira no Principado, com hipermacios. Em seguida, Bottas cravou 1min17s299 na primeira volta e, em seguida, baixou bem ao marcar 1min15s780. Diferente do habitual, o treino foi bastante agitado desde o começo.
Com stints bem fortes nos primeiros minutos, Williams e Mercedes se alternavam na liderança, mas com pneus distintos. Até que Hamilton anotou 1min15s229 com os ultramacios, sendo 0s158 mais rápido que Sirotkin. Tempos que foram batidos pouco tempo depois pela própria dupla da Mercedes. Lewis avançou para 1min14s749, contra 1min14s882 de Bottas. E Daniel Ricciardo, de hipermacios, já aparecia na terceira posição em seguida.
Não demorou muito para Ricciardo subir para a ponta da tabela com 1min14s103, enquanto Fernando Alonso se queixava de um pedal do freio muito longo, o que dificultava seu trabalho de pista no começo do treino. Sirotkin também enfrentava problemas com o pneu traseiro direito furado, fruto de um contato com o muro em plena 'reta' dos boxes, e se arrastava até os boxes em Monte Carlo.
A sessão se desenrolava bem intensa e já tinha Max Verstappen como o mais rápido, sendo o primeiro a romper a barreira de 1min14s. O holandês tinha 1min13s975 como melhor volta e colocava na ponta, enquanto Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen começavam os stints com os pneus hipermacios. Ricciardo chegou a tomar a ponta do companheiro de equipe, mas logo o jovem voltou à liderança com 1min13s299.
Enquanto as Red Bull seguiam na ponta, a Mercedes finalizava os trabalhos iniciais com os pneus ultramacios. E Romain Grosjean, bastante pressionado em razão de uma série de resultados ruins, era outro a achar o guard-rail, deixando detritos da sua Haas na pista. Ricciardo voltava a liderar, sendo 0s099 mais rápido que Verstappen, enquanto Vettel subia para a terceira posição com 1min14s177. E Brendon Hartley pulava para o quinto lugar.
Verstappen foi o primeiro piloto da manhã a andar na casa de 1min12s, fazendo a melhor parcial nos três setores para marcar 1min12s723. Enquanto a Red Bull ia muito bem, a McLaren tinha problemas com Fernando Alonso, parado nos boxes em razão de reparos no sistema de freios da sua MCL33.
Após a primeira parte do treino e a devolução de um jogo de pneus à Pirelli, a expectativa era até de quebra de recorde da pista para a segunda metade da sessão. Foi quando a Mercedes liberou seus pilotos na pista com os pneus hipermacios. Aí os tempos despencaram. Hamilton registrou 1min12s480 e colocou o carro prateado de novo na liderança do treino, sendo quase 1s que a melhor marca do TL1 de Mônaco em 2017.
Restando menos de 40 minutos para o fim do treino, era a vez de Verstappen voltar à liderança do TL1 com 1min12s366. De fato, Red Bull e Mercedes eram as equipes com maior destaque, enquanto a Ferrari mostrava estar um passo atrás. A Force India despontava como a 'melhor do resto', tendo Sergio Pérez — pódio em 2016 — em sétimo, com Esteban Ocon ficando duas posições atrás. A surpresa era Sirotkin, figurando em oitavo lugar.
Na sequência de um stint pra lá de proveitoso, Verstappen foi ainda melhor e cravou 1min12s280, enfiando exatos 0s2 em Hamilton. Mas logo em seguida, o holandês deu uma escapada na Sainte Dévote, retornando de ré ao traçado, em condição que fez a direção de prova investigar a manobra. Minutos depois, sem problemas, Ricciardo confirmou a boa forma da Red Bull ao completar a dobradinha com 1min12s336, superando também Lewis Hamilton. Ao mesmo tempo, Carlos Sainz colocava a Renault em sétimo, logo à frente da Force India de Pérez.
Só que Ricciardo não estava satisfeito e queria ratificar a grande performance taurina nesta manhã. Com direito a uma volta histórica, o australiano cravou 1min12s126, superando a melhor marca de todos os tempos em Mônaco — de Kimi Räikkönen, com 1min12s178 no treino classificatório de 2017 — e confirmou não apenas a liderança do primeiro treino, mas também a dobradinha da Red Bull, que começou da melhor forma o fim de semana da mais tradicional prova do calendário da F1.
Sainz encaixava outra boa volta e subia para sexto, à frente de Bottas, enquanto Alonso finalmente deixava os boxes para recuperar o tempo perdido com os pneus hipermacios nos minutos finais da sessão, saindo de último para completar em 17º. Grosjean também aproveitou a fase final da sessão para emendar uma boa série de voltas e se colocar no top-10, em nono, logo à frente do surpreendente Sirotkin, em décimo.
F1 2018, GP de Mônaco, Monte Carlo, treino livre 1:
1 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | 1:12.126 | 36 | ||
2 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:12.280 | +0.154 | 25 | |
3 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:12.480 | +0.354 | 33 | |
4 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:13.041 | +0.915 | 39 | |
5 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:13.066 | +0.940 | 37 | |
6 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Renault | 1:13.456 | +1.330 | 39 | |
7 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:13.502 | +1.376 | 38 | |
8 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:13.717 | +1.591 | 38 | |
9 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 1:13.943 | +1.817 | 24 | |
10 | 35 | Sergey SIROTKIN | RUS | Williams Mercedes | 1:13.962 | +1.836 | 39 | |
11 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | 1:14.000 | +1.874 | 38 | |
12 | 28 | Brendon HARTLEY | NZL | Toro Rosso Honda | 1:14.034 | +1.908 | 46 | |
13 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:14.134 | +2.008 | 37 | |
14 | 10 | Pierre GASLY | FRA | Toro Rosso Honda | 1:14.240 | +2.114 | 37 | |
15 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Renault | 1:14.291 | +2.165 | 37 | |
16 | 16 | Charles LECLERC | MCO | Sauber Ferrari | 1:14.521 | +2.395 | 38 | |
17 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Renault | 1:14.637 | +2.511 | 15 | |
18 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:14.782 | +2.656 | 42 | |
19 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:15.206 | +3.080 | 38 | |
20 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 1:18.801 | +6.675 | 7 | |
Tempo 107% | 1:17.175 | +5.049 | ||||||
Recorde | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:12.178 | 27/05/2017 | |||
Melhor volta | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:14.820 | 28/05/2017 |
CASTRONEVES SENTE FALTA DA INDY E MERECE ESTAR NO GRID
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