Piastri aproveita slicks no fim e lidera TL2 esvaziado por chuva no Japão

Em uma sessão bastante comprometida pela chuva, Oscar Piastri ficou com a volta mais rápida. Apenas sete pilotos registraram tempo no TL2 da F1 no Japão

O segundo treino livre da Fórmula 1 no Japão durou, na verdade, três minutos. Foi o tempo que Oscar Piastri precisou para ir à pista com os pneus slicks no fim após uma trégua da chuva fina que caía sobre Suzuka e bater a volta mais rápida das únicas duas registradas até então, por Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo.

A chuva esperada para o dia caiu antes do TL2 e comprometeu bastante o cronograma das equipes, que preferiram poupar os compostos intermediários para o restante do final de semana a buscar acertos específicos. A questão era que o asfalto não estava molhado o suficiente para compensar ‘gastar’ os pneus de faixa verde e nem em condições de slick.

Tsunoda, então, aproveitou para ter o seu momento e foi para a galera. Foram cinco voltas apenas, mas teve o gostinho de liderar a tabela de tempos ao registrar 1min40s946. Ricciardo seguiu o companheiro e ficou a 0s9 da marca.

E foi assim até os três minutos finais. Sauber, Williams e Haas até ameaçaram registrar tempo, mas nenhum fechou o giro. Só nos instantes finais é que Piastri arriscou os slicks de faixa vermelha e melhorou consideravelmente a marca de Tsunoda, virando 1min39s105.

Mas nada ainda estava decidido. Lewis Hamilton, que chegou a ir para a pista no início, retornou para uma tentativa final e melhorou o tempo de Piastri no setor 1, porém não conseguiu bater a volta do australiano, ficando a 0s5.

E foi isso. Ainda deu tempo de Charles Leclerc ir para a pista pegar o terceiro posto, mas apenas sete pilotos registraram tempo de volta. Tsunoda, Ricciardo, Lando Norris e Carlos Sainz vieram na sequência.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira, o treino livre 3 está marcado para as 23h30 (de Brasília GMT-3). No sábado, a classificação acontece às 3h. No domingo, a largada está marcada para as 2h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lewis Hamilton em ação em Suzuka (Foto: Mercedes)

Confira como foi o TL2 da Fórmula 1 no Japão:

Depois de uma sessão liderada com tranquilidade por Verstappen, 19 dos 20 carros retornaram à pista de Suzuka para a realização da segunda sessão do dia. A Williams bem que tentou, mas não foi possível reparar o carro de Logan Sargeant a tempo para o TL2 após a forte batida na metade do primeiro treino.

A situação, na verdade, começa a ficar crítica para o time de Grove. Como se não bastasse não ter chassi sobressalente até Miami, o acidente de Sargeant deixava a esquadra inglesa em posição delicada por conta da falta de peças de reposição.

Problemas da Williams à parte, a chuva prometida deu o ar da graça e espantou os carros da pista nos primeiros 13 minutos. Com os termômetros em 14°C de temperatura ambiente e asfalto apenas em 18°C, os pilotos optaram por aguardar alguma melhora das condições, por mais que a previsão para domingo também fosse de pista molhada.

Faltando 47 minutos para o final da sessão, Hamilton foi o primeiro a se aventurar no técnico traçado japonês, já calçado com slicks médios. Pelo rádio, informava ao engenheiro Peter Bonnington que o asfalto estava “bastante seco”, com alguns pontos mais molhados, sobretudo nas zebras. O britânico, porém, recolheu para a garagem antes de fechar o giro.

Ricciardo, que deu lugar a Ayumu Iwasa na primeira sessão, foi o segundo a checar as condições da pista, também com os pneus para pista seca. Só que a chuva voltou a cair enquanto o australiano estava no meio da volta, obrigando-o a retornar aos boxes.

Com mais de 20 minutos passados, nenhum tempo havia sido registrado, e a impressão era de que só teríamos alguma ação no TL2 na parte final da sessão. Enquanto o público japonês se encolhia nas arquibancadas debaixo de chuva, mas sem deixar a animação característica de lado, alguns aguardavam ainda do lado de fora do cockpit, como Verstappen.

Piastri, então, enfim foi para a pista com os compostos intermediários faltando 32 minutos para o encerramento da atividade. Na saída dos boxes, foi possível notar que era, de fato, o composto certo, uma vez que o carro #81 chegou a levantar um pouco de spray. Pelo rádio, informou, contudo, que o asfalto “não estava tão molhado assim”, e da mesma forma que Hamilton e Ricciardo, voltou aos boxes sem cruzar a linha de chegada.

Alexander Albon com o único Williams em ação no TL2 do Japão (Foto: AFP)

Tsunoda foi o próximo da fila. Pouco a pouco, o duo da Sauber e também Ricciardo foram à pista. E foi o japonês o primeiro a abrir e fechar volta rápida, estabelecendo 1min42s304 — a única volta rápida registrada em mais de 30 minutos transcorridos no TL2.

O companheiro do japonês na RB veio na sequência e também completou o giro, porém com um tempo 4s1 mais lento que o de Yuki. Albon, com a Williams ainda no páreo no fim de semana, optou por abortar a tentativa por considerar o asfalto muito seco para pneus intermediários.

Enquanto isso, Tsunoda fazia seu show particular para a torcida local e baixava a própria marca em 1s3. Ricciardo também acertava a mão e ficava mais perto do #22 ao virar 1min41s913 — menos de 1s da marca de Yuki.

Com seis minutos para o fim, foi enfim a vez de mais uma equipe diferente ver com os próprios olhos as condições do asfalto: a Haas, com Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg, os dois com pneus slicks macios, porém foi mais do mesmo. Bastou uma saída para recolher. Só mesmo no instante final é que Piastri resolveu ir até o fim e testar, de fato, se os sicks caberiam em tais condições. E deu certo: o australiano não só melhorou bastante o tempo de Tsunoda, como ainda emendou uma curta sequência de voltas rápidas, consolidando uma liderança, de certo modo, esquisita.

F1 2024, Suzuka, GP do Japão, TL2, Resultado Final:

1O PIASTRIMcLaren Mercedes1:34.725 
2L HAMILTONMercedes1:35.226+0.501
3C LECLERCFerrari1:38.760+4.035
4Y TSUNODARB Honda1:40.946+5.720
5D RICCIARDORB Honda1:41.913+6.687
6L NORRISMcLaren Mercedes1:44.977+10.252
7C SAINZFerrari1:52.579+17.854
8G ZHOUSauber FerrariSem Tempo 
9V BOTTASSauber FerrariSem Tempo 
10A ALBONWilliams MercedesSem Tempo 
11K MAGNUSSENHaas FerrariSem Tempo 
12N HÜLKENBERGHaas FerrariSem Tempo 
13E OCONAlpineSem Tempo 
14M VERSTAPPENRed Bull HondaSem Tempo 
15L SARGEANTWilliams MercedesSem Tempo 
16P GASLYAlpineSem Tempo 
17S PÉREZRed Bull HondaSem Tempo 
18F ALONSOAston Martin MercedesSem Tempo 
19L STROLLAston Martin MercedesSem Tempo 
20G RUSSELLMercedesSem Tempo 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.