Fórmula 1 encara sexta-feira no Japão com céu carregado e possibilidade de chuva

A Fórmula 1 chega ao Japão em uma das épocas mais belas do ano na Terra do Sol Nascente: a primavera. Mas a meteorologia aponta chances altas de chuva tanto no TL1 quanto no TL2 de sexta-feira (5)

Por uma questão de logística em meio a um calendário cada vez mais inchado, a Fórmula 1 chega ao Japão neste final de semana para a realização da quarta etapa da temporada 2024 em uma das épocas mais belas do ano na Terra do Sol Nascente: a primavera. Só que a previsão do tempo para esta sexta-feira (5), horário local, indica chances de chuva tanto para o TL1 quanto para o TL2.

O primeiro treino livre está marcado para as 11h30 locais de sexta (23h30 da noite de quinta-feira, horário de Brasília GMT-3). A meteorologia aponta a temperatura bem fria, com os termômetros em 16° e sensação térmica bastante semelhante, em 17°C.

Os ventos sopram na direção norte a 4 km/h de média de velocidade, com rajadas de até 7 km/h. A umidade relativa do ar será de 58%, enquanto a probabilidade de chuva passa dos 50%, chegando a 69%.

Na tarde japonesa, às 15h locais (3h de Brasília), a temperatura baixa ainda mais, e a previsão é de que os termômetros registrem 14°C — o mesmo de sensação térmica. Os ventos permanecem a 4 km/h de velocidade média na direção nordeste, porém com rajadas um pouco mais fortes, a 9 km/h. A umidade relativa do ar sobe bastante para o TL2, chegando a 89%, com a chance de chuva em 67%.

É primavera no Japão, que recebe neste fim de semana a Fórmula 1 (Foto: Reprodução/Suzuka Circuit)

As informações são do serviço de meteorologia AccuWeather. A temporada 2024 tem Max Verstappen na liderança, com 51 pontos. Charles Leclerc vem em segundo (47), à frente de Sergio Pérez (46). Carlos Sainz (40) e Oscar Piastri (28) fecham o top-5.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. O treino livre 1 está marcado para as 23h30 desta quinta-feira (horário de Brasília, GMT-3), seguido pelo TL2 às 3h da sexta-feira; ainda na noite da sexta-feira, vem o TL3, marcado para às 23h30, seguido pela classificação, às 3h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para as 2h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.