MotoGP volta das férias com fábricas cheias de novidades, e Ducati é destaque no primeiro dia em Brno

Enquanto os pilotos descansavam e se preparavam para a parte final da temporada 2017, os engenheiros aproveitaram as quatro semanas de férias no verão europeu para acelerar o desenvolvimento dos protótipos. Em um fim de semana cheio de novidades, a Ducati foi quem mais se destacou no primeiro dia em Brno, tanto com o que tem de novo, quanto com o que tem de velho

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Ducati foi a protagonista do primeiro dia de treinos em Brno. Além de estabelecer a melhor marca do dia com Andrea Dovizioso, a fábrica de Bolonha também atraiu os holofotes ao apresentar sua nova carenagem, uma alternativa desenvolvida em Borgo Panigale para lidar com o veto as asas aerodinâmicas.
 
A caminho do circuito de Masaryk, a Honda parecia a favorita para esta décima etapa da temporada, afinal, além de ser a marca mais vitoriosa no traçado tcheco na era da MotoGP, com sete vitórias, também vem de um teste recente na pista localizada a 200 km da capital Praga.
 
No entanto, não foi isso que se viu. Nesta sexta-feira (4), a RC213V chegou a formar uma trinca no topo da tabela de tempos com Dani Pedrosa liderando Marc Márquez e Cal Crutchlow em meados do segundo treino livre ― o único onde os pilotos tiveram a chance de rodar com pneus slicks. Mas, quando o momento da verdade chegou, as motos nipônicas ficaram para trás.
Andrea Dovizioso liderou usando a carenagem normal da Ducati (Foto: Ducati)
Com 1min56s332, Dovizioso ficou com a liderança, 0s398 melhor que Jonas Folger, o segundo colocado. Danilo Petrucci aparece em terceiro, com Johann Zarco, Héctor Barberá e Scott Redding formando um bastante atípico top-6. Pedrosa, por sua vez, acabou em sétimo, 0s6 mais lento que o ponteiro, seguido por Crutchlow. Márquez foi apenas o décimo, superado por Aleix Espargaró por 0s190.
 

Relacionadas

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Do lado da Yamaha, o time satélite mais uma vez se saiu melhor na comparação com o time de fábrica. 0s957 mais lento que Dovizioso, Maverick Viñales ficou em 11º, com Valentino Rossi surgindo apenas em 14º.
 
Seguindo a linha de manter sempre os pés fincados no chão, Dovizioso evitou celebrar a liderança, mas não escondeu a satisfação com o ritmo mostrado pela Desmosedici.
 
“Ser tão rápido logo de cara significa que podemos trabalhar em outros aspectos”, disse Andrea. “Acho que os tempos deste meio dia de muitos pilotos não foram reais, porque não estavam com os macios”, indicou. 
 
“Estou mais contente pela velocidade do que pela posição, porque não acho que este tempo seja suficiente para amanhã passar para o Q2”, opinou. “De qualquer forma, nossa volta foi rápida”, insistiu. 
 
Como chamar?
 
Depois de apresentar a carenagem ‘açucareiro’ na pré-temporada ― que acabou deixada de lado por conta dos efeitos colaterais ―, a Ducati, enfim, apresentou sua solução final para o veto às asas aerodinâmicas.
 
Pioneira no desenvolvimento aerodinâmico das motos, a Ducati, mais uma vez, apresentou uma solução completamente diferente das demais, instalando grandes dutos frontais na GP17.
Jorge Lorenzo debutou e elogiou a nova peça de Bolonha (Foto: Ducati)
Nesta sexta-feira, porém, o novo recurso, que já tinha sido provado por Danilo Petrucci e Michele Pirro em Misano, foi testado apenas do Jorge Lorenzo, o 15º em Brno.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

“Provamos algumas coisas, mas a nova carenagem ainda não”, disse Dovizioso. “As condições não eram fáceis para entender a diferença entre um e outro. Temos de analisar como foi com Jorge, mas não sei se usarei neste fim de semana ou no próximo”, revelou.
 
Lorenzo, por sua vez, elogiou o trabalho feito na Ducati. “De tarde eu testei a nova carenagem e, embora a minha classificação final de hoje não seja a que esperávamos, estou realmente satisfeito. Fizeram um grande trabalho na Ducati Corse”.
 
“No fim, eu não usei o pneu novo, o que teria permitido a melhora do meu tempo, mas o mais importante era entender o comportamento da moto nesta nova configuração”, defendeu. “Nós provavelmente perdemos um pouco de velocidade máxima, mas trabalhando bem no acerto, tenho certeza que a nova carenagem tem muito potencial”, avaliou.
 
Nem tudo é o que parece
 
Apesar do décimo tempo nesta tarde, Márquez fez um balanço positivo do primeiro dia em Brno. Assim como a Ducati, a Honda também levou uma nova carenagem ao circuito tcheco, e Marc gostou do que viu.
 
“Eu já tinha gostado bastante da carenagem no teste. Vou seguir utilizando no resto do fim de semana. Mas as demais marcas pressionaram, especialmente a Ducati, com esta carenagem tão exagerada”, comentou. “Com uma carenagem como a minha, a moto fica um pouco mais pesada nas mudanças de direção”, comentou.
Marc Márquez também teve peças novas para testar (Foto: Honda)

O tricampeão da MotoGP avaliou que sua colocação na tabela não reflete a performance da Honda em Brno, já que nem ele e nem Pedrosa colocaram os pneus macios nos instantes finais do TL2.

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“A posição não reflete o bem que estamos, porque nem eu e nem Dani colocamos os pneus macios”, comentou. 
 
Cada um de um lado
 
Ao contrário da maioria das fábricas, a Yamaha não tinha grandes novidades para testar, uma vez que já introduziu um novo chassi após um teste em Barcelona ― Rossi tem o quadro nas duas motos, enquanto Viñales segue comparando as duas versões.
 
Discreto ao longo de toda a segunda sessão, Viñales não ficou satisfeito com o desempenho da YZR-M1, mas não sabe precisar qual o problema com a moto.
 
“Esta manhã foi uma boa sessão. Eu me senti bem no molhado, embora ainda tenhamos alguns setores para melhorar, mas, honestamente, estava me sentindo bem confortável na moto”, falou Maverick. “De tarde foi realmente difícil. Nunca me senti assim antes na Yamaha, então temos de entender em qual área é o problema”, relatou.
Maverick Viñales não ficou muito feliz com a performance da YZR-M1
“Nós precisamos resolver esses problemas e tentar trabalhar ainda mais duro. Nós realmente não sabemos qual área está causando o problema. Se soubéssemos, resolveríamos”, declarou. “A moto não está funcionando em 100% e nós temos de descobrir a razão”, completou.
 
Ao contrário do companheiro de Yamaha, Rossi se mostrou mais satisfeito com a M1 e avaliou que poderia estar mais bem posicionado na tabela se tivesse utilizado pneus macios no fim do TL2.
 
“Foi um dia difícil, mas eu tive algumas boas sensações. Fiquei feliz com o TL1 no molhado, porque este ano nós sempre sofremos, mas, nesta manhã, fui forte e não tão mal considerando o ritmo. Fui capaz de pilotar bem a moto, então tive uma boa sensação e terminei na quinta colocação”, lembrou. “A tarde foi um pouco mais difícil, porque as condições eram mistas. Acho que não foi tão mal, levando em conta que eu estou atrás, mas eu não coloquei o pneu traseiro macio no final”, continuou.
 
“Eu tive um problema com a moto, então tive de parar e, quando recomecei com a outra, preferi continuar com o pneu médio”, justificou. “No final, minha posição é ruim, mas se tivesse colocado o pneu macio, acho que poderia estar mais para a frente. É só o primeiro dia. Nós temos de trabalhar, especialmente porque o equilíbrio da moto não está ok, mas o feeling é bem bom”, encerrou.

#GALERIA(7138)
BUEMI PERDEU PARA SI MESMO. E DI GRASSI FEZ POR MERECER TÍTULO DA F-E

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!