De tetracampeã a nanica, Red Bull se junta a Caterham e Marussia e fecha treinos acima da regra de 107%
Se o GP da Austrália fosse hoje, a tetracampeã mundial de F1 seria impedida de largar por falta de desempenho. Isso representaria um dos maiores vexames da história da categoria
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Relacionadas
Começa treino, acaba treino, a situação da Red Bull é a mesma: dramática. A equipe tetracampeã mundial de F1 sofre com um terrível RB10 nesta pré-temporada. Os problemas de confiabilidade são muitos e não deixam o time tomar conta do desempenho – que, por enquanto, pode provocar um vexame histórico. Se o GP da Austrália fosse hoje, os rubrotaurinos não poderiam largar.
O regulamento da F1 determina que, para que um piloto possa alinhar no grid, precisa terminar o Q1 do treino classificatório com um tempo, no máximo, 7% mais lento que o do primeiro colocado – a famosa regra dos 107%. O resultado da semana de testes no Bahrein mostra que nem Sebastian Vettel, nem Daniel Ricciardo, atingiram tal pré-requisito. De tetracampeã, a equipe austríaca se transformou em nanica.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Ricciardo registrou, neste sábado (22), o melhor tempo da Red Bull na semana: 1min39s837. O limite, tomando como referência a volta do líder Nico Rosberg – 1min33s283 –, é 1min39s813. Faltariam 0s2. Vettel virou 1min40s224.
Num panorama mais abrangente, nota-se que só metade das equipes que possuem unidades de força da Renault estaria apta a largar. Lotus, com Pastor Maldonado no E22, e Toro Rosso, com Daniil Kvyat no STR9, conseguiram entrar na casa de 1min38s.
Junto da Red Bull, a Caterham e a Marussia foram os outros times que não andaram abaixo de 1min39s813. Esses dois times estrearam na F1 em 2010, mesmo ano em que o domínio rubrotaurino teve início, e nunca terminaram um GP dentro da zona de pontuação. O melhor resultado foi o 11º lugar de Vitaly Petrov, da Caterham, no GP do Brasil de 2012.
Normalmente, quando algum carro não consegue cumprir a regra dos 107%, a FIA leva em consideração os resultados dos treinos livres para permitir que ele largue. Aplicando pensamento semelhante sobre o resultado desta bateria de testes, seria possível permitir que os pilotos de Lotus, Toro Rosso e Sauber que foram mais lentos que 1min39s813 alinhassem no grid. A favor da Red Bull, contudo, não haveriam argumentos técnicos, ou seja, só razões comerciais permitiriam ao time correr.
Os problemas da Red Bull estão ligados ao complicado uso das unidades de força da Renault, que, até aqui, mostraram-se pouco confiáveis e que exigem uma capacidade enorme de refrigeração. É esse segundo aspecto, principalmente, que vem atrapalhando tanto as atividades da RBR. O projetista-chefe Adrian Newey admitiu, contudo, que o time também tem sua responsabilidade em todo esse calvário, por ter arriscado mais do que podia. O tetracampeão Sebastian Vettel já avisou: a solução é demorada.
F1, Treinos coletivos, Sakhir, combinado:
1 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:33.283 | ||
2 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:34.263 | +0.980 | |
3 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 1:34.910 | +1.627 | |
4 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 1:34.957 | +1.674 | |
5 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:36.445 | +3.162 | |
6 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:36.536 | +3.253 | |
7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:36.718 | +3.435 | |
8 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:37.066 | +3.783 | |
9 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | 1:37.180 | +3.897 | |
10 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:37.328 | +4.045 | |
11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:37.367 | +4.084 | |
12 | FELIPE NASR | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:37.569 | +4.286 | |
13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | 1:38.707 | +5.424 | |
14 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 1:38.974 | +5.691 | |
TEMPO 107% | TL1 | 1:39.813 | +6.530 | |||
15 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:39.837 | +6.554 | |
16 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | 1:39.855 | +6.572 | |
17 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 1:40.224 | +6.941 | |
18 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 1:40.443 | +7.160 | |
19 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 1:40.472 | +7.189 | |
20 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | 1:41.670 | +8.387 | |
21 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | 1:42.130 | +8.847 | |
22 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | 1:42.511 | +9.228 | |
23 | ROBIN FRIJNS | HOL | CATERHAM RENAULT | 1:42.534 | +9.251 | |
24 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.