Kubica vê retorno à F1 como sonho e meta, mas admite: "Eu diria que é quase impossível"

Ainda em recuperação após grave acidente sofrido em 2011, Robert Kubica afirmou que voltar para a F1 segue sendo um sonho, mas reconheceu que é quase impossível que ele consiga retornar ao Mundial

Em processo de recuperação há quase três anos, Robert Kubica admitiu que voltar para a F1 segue sendo um sonho, mas reconheceu que é quase impossível. O piloto polonês sofreu um sério acidente em uma prova de rali em fevereiro de 2011 e ficou com a mobilidade de seu braço direito reduzida.
 
Desde então, o piloto de 28 anos passa por um intenso processo de recuperação e conseguiu voltar a competir, desta vez em provas de rali, onde conquistou o título do WRC2 de 2013. Mas os problemas de mobilidade no braço e nos dedos da mão direita o impedem de guiar um monoposto.
Kubica afirmou que rali ajuda em sua recuperação (Foto: Massimo Bettiol/Getty Images)
“Eu seria capaz de pilotar um carro de F1 em um ou dois circuitos para testar”, disse Kubica em entrevista à emissora britânica BBC. “Mas não faz sentido testar por um dia se eu não posso correr”, comentou. 
 
Recentemente, Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, afirmou que estava monitorando a evolução de Kubica, mas acreditava que ele não poderia retornar à F1. “Ele pode expressar a opinião dele. Está claro que eu tenho algumas limitações”, admitiu. “Acho que só tem uma pessoa que pode julgar o que eu posso fazer atrás de um volante – e sou eu”, continuou o polonês. 
 
“É um sonho, uma meta, mas, por agora, é muito difícil – eu diria que quase impossível”, reconheceu. “Nunca vou aceitar uma oportunidade se não me sentir 100% pronto. Se um dia as coisas melhorarem, certamente veremos. Mas agora eu estou concentrado no rali”, afirmou Robert.
 
“Estou focado na minha recuperação – e o rali está me ajudando muito nisso”, comentou. “Posso ver muita evolução atrás do volante de um carro de rali.”
 
“Guiar no cascalho é muito exigente. Movimenta muito o volante e força muito o meu braço e a minha mão”, explicou. “Mas eu sei que isso não ajuda a minha limitação maior, que é guiar um monoposto. Eu não tenho como controlá-lo, mas vou dar o meu melhor”, garantiu. 
 
Kubica também falou sobre os testes que fez no simulador da Mercedes. De acordo com o polonês, os exercícios foram positivos para sua recuperação.
 
“Recebi boas reações da Mereces, pois fiz um trabalho para eles no simulador”, contou. “Me ajudou um pouco. Toda vez que vou lá, vejo progresso na minha reabilitação. É positivo ver isso, mas não sei o que o futuro vai trazer”, comentou.
 
Por fim, Kubica afirmou que tem algumas propostas, mas não decidiu o que vai fazer na temporada 2014.
 
“Se eu ficar no rali no ano que vem, gostaria de fazer a temporada toda. Mas fazer todos os ralis do ano é um grande desafio”, afirmou. “Uma opção é voltar para as pistas. Claro, não seria em um monoposto, mas eu ainda não tenho certeza do que vou fazer”, concluiu. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.