Power bate Harvey no estouro do cronômetro e lidera treino livre da Indy em Elkhart Lake
Will Power foi discreto durante o treino livre da Indy em Elkhart Lake, mas tratou de colocar a Penske na ponta no último suspiro possível do treino classificatório. Líder do campeonato, Scott Dixon foi apenas 15º
O único treino livre da Indy em Elkhart Lake antes da rodada dupla não foi dos mais movimentados. Jack Harvey tinha tudo para fechar a sessão, disputada no início da tarde deste sábado (11), em primeiro, mas assim como na classificação do GP de Indianápolis, foi superado por Will Power no último segundo.
O australiano da Penske foi discreto durante a atividade, mas encaixou 1min46s002 e saiu com o primeiro lugar. Com Harvey em segundo, a terceira posição sobrou para o atual campeão Josef Newgarden, companheiro de equipe de Power, que fez sua melhor volta ainda nos minutos iniciais da sessão.
Relacionadas
Felix Rosenqvist foi o quarto colocado, com Ryan Hunter-Reay em quinto e o surpreendente Álex Palou em sexto. O top-10 foi completado por Colton Herta, Graham Rahal, Alexander Rossi e Pato O’Ward.
Atual líder do campeonato, Scott Dixon teve um treino modesto. Evitou se arriscar nos minutos iniciais e acabou atrapalhado pelo tráfego quando tentou voltas rápidas no fim. O neozelandês foi apenas o 15º. Vice-líder, Simon Pagenaud também foi discreto, fechando apenas em 19º.
Saiba como foi o treino livre da Indy em Elkhart Lake
Os primeiros minutos do treino livre serviram para voltas de instalação. Álex Palou se arriscou na pista e liderou boa parte dos 15 minutos iniciais da sessão, até ser superado pelo atual campeão Josef Newgarden, que colocou 1min47s143 para tomar a ponta.
Com 20 minutos de treino, Alexander Rossi, da Andretti, foi o primeiro a entrar na marca de 1min46s, assumindo a liderança. Ryan Hunter-Reay veio na segunda posição. Boa parte dos carros permaneceram nos boxes nos minutos seguintes.
No retorno, Rossi e Hunter-Reay foram separados por Marcus Ericsson na tabela de classificação. Newgarden também voltou para a pista, assumindo a ponta da sessão com 1min46s191, 0s648 à frente de Alexander.
Após 35 minutos de treino, o top-10 era formado por Josef Newgarden, Alexander Rossi, Marcus Ericsson, Ryan Hunter-Reay, Pato O’Ward, Zach Veach, Max Chilton, Marco Andretti e Álex Palou. Entre os pilotos da Andretti, apenas Colton Herta estava de fora da lista, com a 13ª posição.
A pista tinha pouca movimentação e raras melhoras de tempo, com pilotos sofrendo com a falta de aderência nas zebras. Will Power e Colton Herta sofreram com a direção e abortaram as tentativas de voltas rápidas. Quem teve êxito foi Santino Ferrucci, que adentrou no top-10 com a sexta posição.
Felix Rosenqvist iniciou a simulação de classificação e assumiu a segunda posição com 1min46s768. Na tentativa de melhorar, Rossi escapou da pista na última curva e trouxe o carro aos boxes, reclamando de problemas nos freios.
Jack Harvey também melhorou no início do terço final do treino, pulando para o quinto lugar. Rossi, em terceiro, deu uma boa volta rápida após ajustes no carro, mas não suficientes para desbancar Newgarden e Rosenqvist. Com pneus vermelhos, Zach Veach pulou para quarto.
Com 10 minutos para o fim da sessão, o top-10 era formado por Newgarden, Rosenqvist, Rossi, Veach, Ferrucci, Palou, Herta, Ericsson, Harvey e Rinus VeeKay.
Com pneus vermelhos, Harvey e Andretti melhoraram suas posições, pulando para terceiro e quinto, respectivamente. Em seguida, o inglês da Meyer Shank conseguiu tirar o campeão Newgarden da primeira posição ao anotar 1min46s160. Após passar boa parte do treino nas últimas colocações, Graham Rahal encaixou uma grande volta e assumiu a quinta posição, mas viu Palou melhorar e tomar o posto.
Quando tudo se encaminhava para a liderança de Harvey no treino livre, o discreto Will Power anotou 1min46s002, praticamente em um filme repetido da classificação do GP de Indianápolis. Sem tempo para melhoras, o australiano fechou a sessão na liderança.
Indy 2020, GP de Elkhart Lake, Treino livre
1 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:46.002 | 22 | |
2 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:46.160 | +0.031 | 20 |
3 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:46.191 | +0.189 | 19 |
4 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 1:46.231 | +0.229 | 18 |
5 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:46.251 | +0.249 | 17 |
6 | Á PALOU | Dale Coyne Honda | 1:46,254 | +0.252 | 22 |
7 | C HERTA | Andretti Honda | 1:46.294 | +0.292 | 18 |
8 | G RAHAL | RLL Honda | 1:46.360 | +0.358 | 17 |
9 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:46.373 | +0.371 | 12 |
10 | P O’WARD | McLaren SP Chevrolet | 1:46.386 | +0.384 | 21 |
11 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:46.395 | +0.393 | 21 |
12 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 1:46.502 | +0.500 | 21 |
13 | O ASKEW | McLaren SP Chevrolet | 1:46.512 | +0.510 | 19 |
14 | Z VEACH | Andretti Honda | 1:46.526 | +0.524 | 21 |
15 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:46.526 | +0.524 | 16 |
16 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 1:46.635 | +0.633 | 19 |
17 | T SATO | RLL Honda | 1:46.959 | +0.957 | 18 |
18 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:47.001 | +0.999 | 21 |
19 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:47.072 | +1.070 | 18 |
20 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:47.079 | +1.077 | 23 |
21 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:47.093 | +1.091 | 28 |
22 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | 1:47.160 | +1.158 | 21 |
23 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 1:49.081 | +3.079 | 24 |