Mercedes assusta e manda recado, Williams surge bem e Force India impressiona nos testes finais em Barcelona
A Mercedes assustou a concorrência na semana final dos testes em Barcelona. Com Nico Rosberg ao volante do carro prateado no segundo dia, a equipe virou o melhor tempo da semana em 1min22s792
O melhor tempo dos quatro dias de trabalhos na Catalunha ficou com Nico Rosberg. A marca de 1min22s792 foi registrada ainda no segundo dia — sexta-feira. E o mais impressionante é que o alemão conseguiu o tempo em cima dos pneus macios. Valtteri Bottas, o segundo colocado naquela sessão, ficou 1s2 atrás. É claro que sempre é importante levar em consideração o acerto de cada um, a carga de combustível e os testes em geral, mas o finlandês não escondeu a apreensão com o ritmo dos rivais.
Foi também a primeira vez também que a esquadra botou os pneus macios e testou o ritmo de classificação. E não sobraram dúvidas sobre o potencial do W06, especialmente por o vice-campeão finalizou as ações dizendo que ainda havia mais por tirar do carro.
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Ainda não satisfeita, a Mercedes assustou de novo no dia seguinte, agora com Lewis Hamilton ao volante. Mesmo sem uma quantidade expressiva de voltas e o fato de ter ficado boa parte da sessão nos boxes — a equipe decidiu realizar modificações mecânicas no W06 —, o inglês não se intimidou e cravou 1min23s022 no fim do dia, para garantir o topo da tabela, mas o que impressionou aí foi que o campeão estava usando os macios foi 0s240 mais veloz que Felipe Massa, que vinha liderando o dia, com os supermacios.
O desempenho impressionou e fez a concorrência já entender que o ano de 2015 deve ser uma repetição de 2014. Novamente, a previsão de uma disputa interessante e acirrada entre Hamilton e Rosberg. Na conta final, o alemão ficou à frente do inglês, tanto em tempo de volta quanto em número de giros. Na tabela, a vantagem de Nico foi de 0s230. Rosberg também andou mais 256, contra 124 do britânico.
Se lá na frente a posição de honra pertence a Mercedes, a equipe que apareceu mais perto foi a Williams, sem medo de errar. A esquadra de Felipe Massa e Valtteri Bottas fez bonito e esbanjou confiabilidade nesses últimos dias de atividades. E sempre esteve no pelotão da frente, dividindo com o time prateado a primazia de liderar as sessões.
Massa comandou o primeiro dia e disse que a Williams precisava mostrar que estava na briga, enquanto Bottas dominou o dia final. A equipe inglesa não enfrentou problemas ou quebras, andou forte, mas não tanto quanto a Mercedes e admitiu que esperava estar mais perto, mas, que por enquanto, ainda não dá.
“Tivemos outro bom dia com mais de 100 voltas completadas. Conseguimos completar nosso programa e, durante os três dias, o carro esteve muito confiável. Nossos long-runs foram muito positivos e o carro esteve consistente o tempo todo”, disse Felipe.
Quem vem depois?
A Ferrari também não decepcionou nesta fase final. Andou perto da Williams,inclusive, com os pneus supermacios. E foi bastante consistente, o que arrancou elogios de seus dois pilotos. Assim como a equipe inglesa, os italianos também não encararam falhas e contratempos. Fizeram diversas avaliações aerodinâmicas e simulações de corrida bem-sucedidas.
Pelos lados da Red Bull, a semana final foi um pouco mais problemática. A equipe austríaca ficou atrás de Sauber, Lotus e Toro Rosso na lista de tempos. O ERS apresentou problemas em dois seguidos, o que limitou o trabalho dos pilotos.
As imagens da pré-temporada da F1 em Barcelona
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Falando nas três equipes do pelotão intermediário, o maior destaque vai para a Sauber. A confiabilidade parece ser o ponto alto do C34. Felipe Nasr fechou os trabalhos em terceiro neste domingo e um total de 159 voltas.
A Lotus continuou em sua boa tocada, mas teve o último dia prejudicado pelo acidente com Pastor Maldonado. A Toro Rosso enfrentou bem menos dificuldades que sua irmã mais velha e os dois novatos do time, Max Verstappen e Carlos Sainz, também mostraram grande consistência.
Um dos grandes destaques positivos foi a Force India. Mesmo atrasada com seu projeto do carro de 2015, a equipe conseguiu colocá-lo na pista em três dias. E impressionou. Nem tanto pelos tempos de volta, mas muito pela confiabilidade. O VJM08 não teve falhas graves e permitiu simulações de corrida e classificação aos seus dois pilotos.
Agora, para finalizar, a McLaren. A equipe inglesa reviveu o drama das duas últimas sessões, mas com um pequeno alento no sábado, quando Jenson Button conseguiu completar impressionantes 101 voltas. No mais, Magnussen, que foi chamado para substituir Fernando Alonso, andou apenas por 39 voltas no sábado, antes do vazamento de óleo, que fez o time encerrar mais cedo as atividades. Hoje, Button completou apenas 30 giros.
Ao que parece, a vida da esquadra não será das mais fácies daqui para frente, embora a cúpula espere dias melhores para o início da fase europeia.
Agora, equipes e pilotos voltam para casa e, em duas semanas, a F1 se reúne novamente para o primeiro embate no ano, na Austrália, no circuito sempre traiçoeiro do Albert Park.
F1, Treinos coletivos, Barcelona:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:22.792 | 256 | |
2 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:23.022 | +0.230 | 124 |
3 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:23.063 | +0.271 | 179 |
4 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:23.262 | +0.470 | 205 |
5 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:23.276 | +0.484 | 216 |
6 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:23.469 | +0.677 | 270 |
7 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:24.023 | +1.231 | 300 |
8 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | 1:24.191 | +1.399 | 222 |
9 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS MERCEDES | 1:24.200 | +1.408 | 191 |
10 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:24.477 | +1.685 | 246 |
11 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | 1:24.527 | +1.735 | 224 |
12 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:24.638 | +1.846 | 200 |
13 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:24.939 | +2.147 | 235 |
14 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:25.113 | +2.321 | 130 |
15 | 22 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN HONDA | 1:25.225 | +2.433 | 39 |
16 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL RENAULT | 1:25.947 | +3.155 | 159 |
17 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:25.994 | +3.202 | 148 |
18 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS MERCEDES | 1:26.705 | +3.913 | 176 |
O GRANDE PRÊMIO é o único site de esporte a motor brasileiro que vai acompanhar de perto toda a pré-temporada da F1. Neste sábado (28), o repórter Renan do Couto e o fotógrafo Xavi Bonilla vão trazer todas as informações direto da pista de Barcelona, palco da terceira e última bateria de testes para o Mundial 2015. Sigam tudo AO VIVO e em TEMPO REAL na nossa nova ferramenta de transmissão e participem.
A sexta-feira (27) foi o primeiro dia em que Jenson Button pôde realmente tirar impressões mais aprofundadas do novo carro da McLaren durante toda a pré-temporada. E agora o piloto inglês tem a certeza de que o caminho diferente seguido pelo time no projeto do MP4-30 é o mais correto e permitirá ao time, em algum momento ainda incerto no futuro, voltar a vencer. Pela 1ª vez livre dos problemas de confiabilidade, Button conheceu melhor o bólido e disse, ao ser perguntado pelo GRANDE PRÊMIO em Barcelona, que até parece se tratar de “outra categoria”.