FIA prepara plano de emergência para evitar novos cancelamentos em Nürburgring

Viagem de ambulância ao longo de 3 km e helicóptero depois disso: é a base do plano de emergência da FIA para não perder mais tempo do GP de Eifel

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) aprovou um plano de emergência para atuar no restante do fim de semana do GP de Eifel e evitar que se repita o que aconteceu nesta sexta-feira (9), com os treinos livres cancelados por conta das condições climáticas em Nürburgring. A saída prevê uma dobradinha ambulância/helicóptero para questões de necessidade médica.

As duas atividades previstas pela programação não aconteceram por conta da chuva e da neblina na região do autódromo alemão. A situação impedia que o helicóptero pudesse levantar vôo e, desta forma, impedia que as condições de segurança fossem atendidas.

O regulamento da FIA prevê que é necessário que o caminho entre a pista e um dos hospitais aprovados para atender o evento possa ser feito em cerca de 20 minutos, no caso de algum problema mais grave. Em Nürburgring, o trajeto da ambulância, pela estrada, leva bem mais que isso. Portanto, é preciso que o helicóptero possa voar.

“O tempo de vôo necessário para chegar a qualquer um dos hospitais mencionados no questionário médico para a competição e aprovado pelos oficiais médicos da FIA não deve, em condições normais, passar de aproximadamente 20 minutos”, demanda a regra.

Por isso, para evitar que a situação se repita sábado ou domingo – sobretudo no domingo, quando a expectativa é que as condições climáticas sejam mais parecidas -, a entidade que rege o esporte desenvolveu um plano. A ideia é fazer o transporte de ambulância por 3 km para fora das montanhas onde está Nüruburgring e onde se espera clima mais limpo. De lá, sim, o vôo de helicóptero. Percurso com o tempo desejado.

Os pilotos foram avisados sobre os novos procedimentos logo após a decisão que cancelou o treino vespertino do GP de Eifel.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Eifel do fim de semana EM TEMPO REAL. Neste sábado, o terceiro treino livre começa às 7h (de Brasília), enquanto a classificação inicia às 10h.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.