Mau tempo permanece e faz Fórmula 1 perder sexta-feira de treinos do GP de Eifel

A Fórmula 1 vai ter de esperar pelo menos até sábado para colocar os carros na pista em Nürburgring. A chuva e a densa neblina permaneceram na tarde desta sexta-feira e impediram também a realização do treino livre 2 do GP de Eifel

As condições climáticas que impediram a realização do primeiro treino livre do GP de Eifel se mantiveram durante a tarde desta sexta-feira (9) em Nürburgring. Além da chuva, a densa neblina permaneceu e tornou impossível a decolagem do helicóptero médico, caso fosse necessário, e isso impede, por regulamento, qualquer tipo de atividade de pista de acordo com o regulamento da Fórmula 1. Restou à direção de prova adotar a mesma determinação do período da manhã e não realizar, na prática, o segundo treino previsto para o dia no circuito alemão. Desta forma, o primeiro dos três dias do fim de semana da 11ª etapa da temporada 2020 foi totalmente perdido.

Antes mesmo do horário previsto para o início da segunda sessão, 15h locais (10h de Brasília), a direção de prova anunciou o primeiro atraso, de 30 minutos, pelas mesmas condições acima citadas. O cronômetro foi disparado, mas não houve nenhuma atividade de pista.

F1; FÓRMULA 1; NÜRBURGRING; GP DE EIFEL; SEXTA-FEIRA;
A densa neblina continuou a impedir o helicóptero médico de decolar nesta sexta-feira (Foto: F1/Twitter)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A temperatura ambiente era de somente 10ºC em Nürburgring, circuito localizado a apenas 75 km de Spa-Francorchamps, na Bélgica, outra pista que é conhecida pela instabilidade climática.

Como não havia perspectiva de melhora do clima nos minutos seguintes, era apenas questão de tempo para a confirmação da não realização também do segundo treino livre.

De certa forma, o cenário atípico fez com que a Fórmula 1 tivesse a primeira impressão do que vai encarar no fim do mês com a etapa do GP da Emília-Romanha, em Ímola, na Itália. Neste fim de semana, a categoria programou apenas dois dias de atividades, entre 31 de outubro e 1º de novembro.

Sem ter o que fazer enquanto aguardavam pela definição da direção de prova, alguns pilotos aproveitaram o tempo para fazer outras atividades. Carlos Sainz e Lando Norris, da McLaren, fizeram uma live para interagir com os fãs no Instagram. Já Alexander Albon preferiu tirar fotos dos integrantes da Red Bull nos boxes. Sebastian Vettel, piloto da casa, pegou um pouco de chuva e saiu para acenar para os poucos fãs nas arquibancadas centrais de Nürburgring.

F1; FÓRMULA 1; SEBASTIAN VETTEL; MICK SCHUMACHER;
Vettel mostra a Mick o capacete com homenagem a Michael Schumacher para o fim de semana (Foto: Reprodução)

Pouco depois, a F1 viu um encontro curioso em frente aos boxes da Alfa Romeo: Mick Schumacher conversava com Vettel e o pai do tetracampeão, Norbert, quando chegou o chefão da Mercedes, Toto Wolff, e se uniu à rodinha. Na conversa, Seb mostrava a Mick o capacete e a homenagem ao pai, Michael Schumacher, um dos ídolos da carreira do alemão.

Às 15h30 locais, a direção de prova ampliou a espera em mais meia hora ao anunciar que a situação climática não havia mudado. Um novo anúncio foi programado para 16h (11h de Brasília).

O que era aguardado se confirmou pouco depois. Sem mudanças climáticas ao longo do dia, restou à direção de prova anunciar que, assim como aconteceu pela manhã, os carros não iriam para a pista também no período da tarde.

A previsão do tempo para o sábado, de acordo com o site especializado Weather Channel é de um sol tímido entre nuvens no período da manhã para o terceiro treino livre, com duração de 60 minutos. Para a tarde, a meteorologia aponta 40% de chance de chuva e temperatura ambiente máxima de 12ºC.

O terceiro treino livre está marcado para 7h (horário de Brasília), enquanto a sessão que vai definir o grid de largada em Nürburgring está marcada para 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Eifel de Fórmula 1 AO VIVO e em TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.