Dixon lidera TL3 da Indy 500 dominado por Ganassi e Carpenter. Kanaan é 5º
Ganassi e Carpenter sobraram no TL3 e confirmaram a tendência de equilíbrio entre Honda e Chevrolet nos treinos livres da Indy 500. Scott Dixon liderou, Tony Kanaan apareceu em quinto
Scott Dixon comandou um terceiro treino livre dominado pela Ganassi e pela Carpenter nas 500 Milhas de Indianápolis. Nesta quarta-feira (19), o neozelandês virou 39s677, 0s08 mais veloz que Conor Daly, que teve mais um dia bem impressionante.
Carpenter e Ganassi seguiram bem colocadas com os outros carros. Ed Carpenter ficou em terceiro, enquanto que Rinus VeeKay ficou na 11ª posição. Na Ganassi, Marcus Ericsson surpreendeu em quarto, com Tony Kanaan em quinto e Álex Palou aparecendo em oitavo.
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Os únicos intrusos no top-8 foram Sébastien Bourdais, da Foyt, e Pato O’Ward, da McLaren, que ficaram, respectivamente, em sexto e sétimo. Sage Karam foi nono colocado, enquanto que Marco Andretti fechou a lista dos dez primeiros do TL3.
Helio Castroneves colocou a Meyer Shank no 13º lugar, enquanto Pietro Fittipaldi ficou em 29º. No fundo do pelotão apareceram Charlie Kimball, Santino Ferrucci e RC Enerson, que nem tempo anotou. Josef Newgarden voltou a sofrer, em 30º.
O melhor tempo sem vácuo ficou com Alexander Rossi, que atingiu as 221.114 mp/h. Simon Pagenaud apareceu logo depois, com Max Chilton e Daly na sequência.
A preparação para a classificação das 500 Milhas de Indianápolis continua nesta quinta-feira, com a realização do TL4, a partir das 13h (em Brasília).
Confira como foi o TL3 da Indy 500
As atividades de quarta-feira (19) começaram às 13h15 (em Brasília) e, de cara, a pista foi ficando cheia, já que havia, ainda que pequena, uma possibilidade de chuva mais uma vez. Marcus Ericsson e Conor Daly iniciaram bem e foram os primeiros abaixo de 40s, virando, inclusive, o mesmo tempo: 39s822.
Em geral, apesar da pista até ter ficado movimentada, não foi uma primeira hora das mais empolgantes. As marcas registradas por Marcus e Conor, logo no comecinho, seguiam as mais fortes, enquanto Scott Dixon e Sébastien Bourdais aumentavam o ritmo para andarem no mesmo décimo dos líderes.
Como é tradição em ovais e, principalmente, na semana de treinos livres em Indianápolis, os 5 minutos finais da hora tiveram bandeiras amarelas acionadas. Com cinco horas pela frente no dia, verde novamente na pista, mas ali já com menos gente no traçado.
O que se via na segunda hora era uma pista mais vazia do que antes, mas já simulações de classificação, ou seja, as voltas rápidas registradas sem ajuda do vácuo. Naquele momento, ficava difícil imaginar alguém superando Ericsson e Daly, ao menos por enquanto.
Com 4 horas para o encerramento do dia, a pista seguia vazia, só com quatro, cinco pilotos andando por vez. RC Enerson, que completou o programa dos novatos, ficava bom tempo nos boxes para reparos da equipe Top Gun. Simon Pagenaud era quem liderava nas voltas sem vácuo, o único piloto acima de 221 mp/h. A Carpenter repetia o dia 1 e colava, com a Ganassi também forte.
Vinha, assim, a segunda bandeira amarela do TL3. Só que não era por inspeção de pista e, assim, por um chuvisco insistente que teimava em cair nas curvas 3 e 4. Coisa bem leve, quase que invisível, mas suficiente para atrapalhar tudo em um oval.
Aqueles 20 minutos de chuvinha foram suficientes para que a sessão ao menos ficasse mais interessante quando a bandeira verde voltou. Foram alguns minutos interessantes de cerca de 12 carros andando próximos em dois pelotões, em um esquema mais de corrida.
No entanto, apesar daquilo, nenhum enrosco acontecia, bem como pouquíssimos tempos eram melhorados, tanto na relação geral quanto na contagem apenas dos pilotos que andavam sem vácuo, ou seja, Pagenaud continuava soberano em um quesito e Ericsson/Daly puxavam empatados o outro.
Após muito, muito tempo sem mudanças no topo da tabela, o esquadrão da Carpenter entrou em ação coordenados. Daly fez a melhor volta com 39s758, apenas 0s04 melhor que o companheiro e chefe Ed Carpenter. Outros dois da Chevrolet que cresciam bastante eram Pato O’Ward e Sage Karam, em sexto e sétimo, respectivamente.
A sessão entrava em suas 2 horas finais e Tony Kanaan subia mais um pouco com sua Ganassi, se posicionando em nono. Mas era o neozelandês do time que brilhava: Dixon virava 39s677 e estragava a festa da Carpenter. O top-10 era composto por: Dixon, Daly, Carpenter, Ericsson, Bourdais, O’Ward, Karam, Álex Palou, Kanaan e Marco Andretti.
Com a pista mais cheia do que na maior parte do dia, os tempos seguiam pouco mexidos, com exceção feita para Tony, que continuava crescendo na tabela. O brasileiro saltou para quinto com um tempo 0s18 pior que o de Dixon, com a Ganassi colocando quatro carros no grupo dos oito melhores.
Começava, então, a famosa happy-hour. No entanto, a menos que alguma coisa de surpreendente acontecesse, a tônica seria de mais voltas em stints longos no vácuo ou simulação de classificação. No fundo do pelotão, Juan Pablo Montoya, Santino Ferrucci e Enerson seguiam com problemas, com o novato sequer marcando tempo.
Enquanto alguns pilotos da parte final da tabela de tempos iam evoluindo, a pista ganhava aquela carinha de corrida, com uma enorme fila formada por mais de 20 carros, aproveitando os minutos finais para quilometragem.
Indy 2021, 500 Milhas de Indianápolis 2021, Treino Livre 3:
1 | S DIXON | Ganassi Honda | 39.677 | 108 | |
2 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 39.758 | +0.081 | 98 |
3 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 39.805 | +0.128 | 109 |
4 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 39.822 | +0.145 | 94 |
5 | T KANAAN | Ganassi Honda | 39.863 | +0.186 | 71 |
6 | S BOURDAIS | Foyt Chevrolet | 39.913 | +0.236 | 98 |
7 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 39.928 | +0.251 | 105 |
8 | A PALOU | Ganassi Honda | 39.946 | +0.269 | 100 |
9 | S KARAM | DRR Chevrolet | 39.947 | +0.270 | 67 |
10 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 39.997 | +0.320 | 90 |
11 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 40.001 | +0.324 | 111 |
12 | A ROSSI | Andretti Honda | 40.002 | +0.325 | 104 |
13 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 40.022 | +0.345 | 110 |
14 | G RAHAL | RLL Honda | 40.033 | +0.356 | 127 |
15 | W POWER | Penske Chevrolet | 40.038 | +0.361 | 93 |
16 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 40.039 | +0.362 | 104 |
17 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 40.116 | +0.439 | 112 |
18 | C HERTA | Andretti Honda | 40.122 | +0.445 | 120 |
19 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 40.136 | +0.459 | 114 |
20 | T SATO | RLL Honda | 40.168 | +0.491 | 116 |
21 | E JONES | Dale Coyne Honda | 40.206 | +0.529 | 126 |
22 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 40.218 | +0.541 | 116 |
23 | J MONTOYA | McLaren Chevrolet | 40.260 | +0.583 | 61 |
24 | S DE SILVESTRO | Paretta Chevrolet | 40.260 | +0.583 | 120 |
25 | J HILDEBRAND | Foyt Chevrolet | 40.264 | +0.587 | 62 |
26 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 40.324 | +0.647 | 81 |
27 | S WILSON | Andretti Honda | 40.350 | +0.673 | 105 |
28 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 40.362 | +0.685 | 80 |
29 | P FITTIPALDI | Dale Coyne Honda | 40.432 | +0.755 | 126 |
30 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 40.442 | +0.765 | 68 |
31 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 40.450 | +0.773 | 119 |
32 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 40.517 | +0.840 | 97 |
33 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | 40.679 | +1.002 | 83 |
34 | S FERRUCCI | RLL Honda | 41.079 | +1.402 | 31 |
35 | R ENERSON | Top Gun Chevrolet | 39.706 | +0.029 | 0 |
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