Power bate Hunter-Reay e coloca Penske na frente no TL2 da Indy 500. Kanaan é 11º
Will Power colocou Chevrolet e Penske na frente no segundo treino livre das 500 Milhas de Indianápolis. Tony Kanaan ficou em 11º
Depois de um TL1 com a Honda na frente, a Chevrolet deu o troco e puxou a fila do TL2 com Will Power. Nesta terça-feira (18), o australiano virou 39s740, apenas 0s02 mais veloz que Ryan Hunter-Reay, da Andretti. No fim do dia, foram quatro pilotos separados por menos de 0s1, dois de cada fabricante: Power, Hunter-Reay, Takuma Sato e Sage Karam.
O top-10 do TL2 acabou com cinco pilotos da Chevrolet e cinco da Honda, um equilíbrio que não era registrado na edição do ano passado, dominada pelos japoneses. Conor Daly foi quinto, seguido por Simon Pagenaud, Pato O’Ward, Scott Dixon, Ed Jones e Marcus Ericsson.
Relacionadas
Tony Kanaan ficou em 11º, na frente de Juan Pablo Montoya, Simona de Silvestro e Josef Newgarden. Helio Castroneves fechou em 21º e Pietro Fittipaldi completou em 31º. Na tabela de tempos sem vácuo, ou seja, num parâmetro mais próximo com o que será visto na classificação, melhor para a Carpenter. Ed Carpenter atingiu 219.162 mp/h, seguido por Dixon, Daly, Max Chilton e Kanaan.
O único momento de maior tensão na sessão foi com Sébastien Bourdais. O francês da Foyt vinha na pista quando um vazamento causou um pequeno incêndio, rapidamente controlado, mas que jogou o piloto para a parte final do pelotão no TL2.
A Indy 500 continua com suas atividades já nesta quarta-feira. O início do TL3 está previsto para 13h (em Brasília), com mais seis horas de sessão.
Saiba como foi o TL2 da Indy 500:
A bandeira verde para o programa de orientação de novatos foi adiada por conta da chuva leve que caiu em Indianápolis. Portanto, a direção determinou que as primeiras duas horas do TL2 serviriam aos novatos e aos ‘refreshers’, pilotos que não fazem a temporada completa e estão sem andar na Indy há algum tempo.
Logo, nas duas primeiras horas do treino livre 2, a pista ficou aberta apenas ao novato RC Enerson e para Stefan Wilson e J.R. Hildebrand. Outros estreantes como Scott McLaughlin e Pietro Fittipaldi, e veteranos como Juan Pablo Montoya e Helio Castroneves já tinham completado o programa em teste realizado no mês de abril.
Durante o período exclusivo de novatos e refreshers, Hildebrand, com a Foyt, foi o mais rápido, anotando 41s228. RC Enerson, da Top Gun, teve problemas por conta de um vazamento de óleo no carro, que a equipe correu para consertar antes do fim do dia para que ele pudesse completar o programa de orientação, mas sem sucesso. Agora, RC terá de completar o processo no treino da quarta-feira.
Às 17h (de Brasília), a bandeira amarela foi acionada para uma transição de sessões, permitindo a pista livre para todos os pilotos. A liberação oficial veio às 17h10. Rapidamente, diversos carros deixaram os boxes e partiram para stints com simulações de corrida e vácuo na pista. O mais rápido nos primeiros 10 minutos da sessão foi Conor Daly, com a Carpenter, anotando 40s006.
Com menos pilotos na pista e mais chances de voltas lançadas, Scott Dixon, com a Ganassi, desbancou Daly ao anotar 40s002. Mais pilotos retornaram ao circuito, inclusive Jack Harvey, que não participou da sessão matinal por uma troca de motor. Daly retornou à pista e voltou a ser o mais rápido, com 39s949, se tornando o primeiro piloto do dia a virar abaixo dos 40s.
Com 75 minutos restantes, Sébastien Bourdais passou por um susto. O freio traseiro do piloto começou a pegar fogo e a direção de prova acabou acionando a bandeira amarela. O piloto conseguiu trazer o carro de volta aos boxes.
Foram bons 5 minutos de tensão até que Bourdais recolhesse e o pequeno incêndio fosse controlado. Aí, bandeira verde de novo com a pista limpa, com Karam, imediatamente, assumindo a ponta ao virar 39s833. Apenas Sage e Daly vinham abaixo de 40s com 1 hora de TL2 pela frente.
A Honda, então, entrava na festa. Primeiro, era Takuma Sato quem ia para a ponta. Na sequência, foi a vez de Ryan Hunter-Reay, fazendo 39s7, quase a mesma marca do japonês da RLL. O famoso happy-hour seguia movimentado, com Power tomando a frente com 39s740. O top-10, ali, tinha seis Chevrolet e quatro Honda.
As mudanças no grupo da frente seguiam acontecendo, com Montoya e Simona crescendo de rendimento e colando nos primeiros colocados. Newgarden estava melhor que no TL1, mas ainda longe do ideal, ocupando a 12ª colocação.
Indy 2021, 500 Milhas de Indianápolis, Treino livre 2:
1 | W POWER | Penske Chevrolet | 39.740 | 57 | |
2 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 39.758 | +0.018 | 43 |
3 | T SATO | RLL Honda | 39.800 | +0.060 | 58 |
4 | S KARAM | DRR Chevrolet | 39.833 | +0.093 | 43 |
5 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 39.887 | +0.147 | 65 |
6 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 39.959 | +0.219 | 64 |
7 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 39.974 | +0.234 | 56 |
8 | S DIXON | Ganassi Honda | 40.002 | +0.262 | 48 |
9 | E JONES | Dale Coyne Honda | 40.062 | +0.322 | 58 |
10 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 40.069 | +0.329 | 55 |
11 | T KANAAN | Ganassi Honda | 40.073 | +0.333 | 58 |
12 | J MONTOYA | McLaren Chevrolet | 40.110 | +0.370 | 44 |
13 | S DE SILVESTRO | Paretta Chevrolet | 40.137 | +0.397 | 71 |
14 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 40.171 | +0.431 | 37 |
15 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 40.216 | +0.476 | 69 |
16 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 40.218 | +0.478 | 67 |
17 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 40.225 | +0.485 | 45 |
18 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 40.238 | +0.498 | 57 |
19 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 40.298 | +0.558 | 52 |
20 | C HERTA | Andretti Honda | 40.299 | +0.559 | 72 |
21 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 40.348 | +0.608 | 44 |
22 | A ROSSI | Andretti Honda | 40.358 | +0.618 | 63 |
23 | A PALOU | Ganassi Honda | 40.379 | +0.639 | 53 |
24 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | 40.394 | +0.654 | 36 |
25 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 40.413 | +0.673 | 50 |
26 | G RAHAL | RLL Honda | 40.434 | +0.694 | 63 |
27 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 40.473 | +0.733 | 59 |
28 | J HILDEBRAND | Foyt Chevrolet | 40.493 | +0.753 | 22 |
29 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 40.520 | +0.780 | 56 |
30 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 40.561 | +0.821 | 56 |
31 | P FITTIPALDI | Dale Coyne Honda | 40.766 | +1.026 | 52 |
32 | S FERRUCCI | RLL Honda | 40.776 | +1.036 | 24 |
33 | S BOURDAIS | Foyt Chevrolet | 40.884 | +1.144 | 23 |
34 | S WILSON | Andretti Honda | 41.176 | +1.436 | 25 |
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!