Rahal supera Dixon e lidera primeiro treino livre das 500 Milhas de Indianápolis
Graham Rahal foi o mais rápido do primeiro treino livre das 500 Milhas de Indianápolis. Helio Castroneves foi o melhor brasileiro, fechando no top-10 com a Meyer Shank
Graham Rahal abriu os treinos livres da Indy 500 na liderança. Na atividade realizada na manhã desta terça-feira (18), o piloto da RLL foi o mais rápido ao anotar 40s277, desbancando Scott Dixon para comandar a atividade marcada por diversas interrupções por conta de questões climáticas em Indianápolis.
A pista ficou aberta por duas horas apenas aos veteranos e pilotos que já completaram o teste de orientação de novatos no mês passado., como o caso de Scott McLaughlin, da Penske, que foi terceiro colocado. Duas vezes vencedor, Juan Pablo Montoya foi quarto, seguido por Ed Jones.
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Três vezes vencedor, Helio Castroneves, estreando pela Meyer Shank, foi o melhor brasileiro, com o tempo de 40s566 que o levou ao décimo lugar, atrás de Will Power, Santino Ferrucci, Pato O’Ward e James Hinchcliffe.
Tony Kanaan, com a Ganassi, ocupou a 13ª posição ao marcar 40s724. Já Pietro Fittipaldi, com a Dale Coyne, foi apenas 28º, com 41s364.
A ação volta a acontecer ainda nesta terça-feira com o TL2, marcado para 16h (de Brasília).
Saiba como foi o treino livre 1 da Indy 500:
A bandeira verde foi acionada às 11h (de Brasília) para os veteranos. Com apenas seis minutos de sessão e sem tempos anotados, veio a primeira bandeira amarela para ‘resetar’ a pista. Com a atividade liberada, os carros da Penske foram os primeiros a sair da pista para voltas de formação, andando lado a lado no traçado sem outros carros.
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Foi apenas perto da marca de 30 minutos que um piloto “não Penske” decidiu ir à pista para um rápido stint. Marco Andretti levou o #98 ao primeiro lugar com 41s555, seguido por Pato O’Ward, da McLaren, com 41s598. Instantes depois, a amarela foi acionada novamente por conta das condições da pista por conta de pequenos chuviscos em Indianápolis.
Na marca de 42 minutos, a pista finalmente foi liberada. Com pilotos de volta na pista, Marco melhorou o próprio tempo ao anotar 41s263. Quem finalmente deixou os boxes para voltas rápidas foi o brasileiro Tony Kanaan, que pulou ao segundo lugar com 41s310.
Max Chilton, da Carlin, passou por um momento curioso ao sair da pista. A mangueira de ar conectada em seu capacete se desprendeu e ficou pendurada na asa traseira do carro. O piloto precisou recolher aos boxes. Atual vencedor, Takuma Sato pulou para o primeiro lugar com 40s907. Marcus Ericsson, Will Power, Simona de Silvestro e Juan Pablo Montoya também cresceram na tabela, assim como Sage Karam, que pulou ao segundo lugar.
Uma nova amarela apareceu na marca de 57 minutos. Com a pista liberada mais uma vez, Ed Jones colocou a Dale Coyne no primeiro lugar com 40s413, seguido por Santino Ferrucci, Pato O’Ward, Scott Dixon, Helio Castroneves, Juan Pablo Montoya e Graham Rahal, que superaram a marca imposta por Sato. A Penske retomou a primeira posição com o neozelandês Scott McLaughlin, que anotou 40s388.
Entrando nos 30 minutos finais da sessão, a liderança se manteve com um neozelandês, mas trocou de mãos. Scott Dixon virou o primeiro piloto a quebrar a marca das 223 mph ao anotar 40s282 para tomar a liderança. Dixon acabou perdendo o primeiro lugar para Graham Rahal, que marcou 40s277 com 18 minutos restantes para o fim do treino.
Por conta de um novo chuvisco em Indianápolis, uma nova amarela veio faltando 15 minutos para o encerramento da atividade aos veteranos. Os pilotos não puderam retornar para a pista, deixando Rahal na liderança
Indy 2021, 500 Milhas de Indianápolis, Treino Livre 1:
1 | G RAHAL | RLL Honda | 40.278 | 19 | |
2 | S DIXON | Ganassi Honda | 40.283 | +0.005 | 20 |
3 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 40.389 | +0.111 | 18 |
4 | J MONTOYA | McLaren Chevrolet | 40.399 | +0.121 | 19 |
5 | E JONES | Dale Coyne Honda | 40.413 | +0.135 | 19 |
6 | W POWER | Penske Chevrolet | 40.461 | +0.183 | 30 |
7 | S FERRUCCI | RLL Honda | 40.503 | +0.225 | 18 |
8 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 40.508 | +0.230 | 22 |
9 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 40.542 | +0.264 | 11 |
10 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 40.566 | +0.288 | 19 |
11 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 40.599 | +0.321 | 17 |
12 | S KARAM | DRR Chevrolet | 40.664 | +0.386 | 26 |
13 | T KANAAN | Ganassi Honda | 40.742 | +0.464 | 10 |
14 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 40.760 | +0.482 | 12 |
15 | C HERTA | Andretti Honda | 40.786 | +0.508 | 12 |
16 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 40.793 | +0.515 | 21 |
17 | A PALOU | Ganassi Honda | 40.816 | +0.538 | 18 |
18 | S BOURDAIS | Foyt Chevrolet | 40.840 | +0.562 | 15 |
19 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 40.890 | +0.612 | 30 |
20 | T SATO | RLL Honda | 40.908 | +0.630 | 18 |
21 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 40.909 | +0.631 | 13 |
22 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 40.980 | +0.702 | 12 |
23 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 41.091 | +0.813 | 14 |
24 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 41.097 | +0.819 | 17 |
25 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 41.146 | +0.868 | 18 |
26 | S DE SILVESTRO | Paretta Chevrolet | 41.193 | +0.915 | 10 |
27 | A ROSSI | Andretti Honda | 41.338 | +1.060 | 11 |
28 | P FITTIPALDI | Dale Coyne Honda | 41.365 | +1.087 | 28 |
29 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 41.647 | +1.369 | 11 |
30 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 2 |