Sydney cogita acordo para receber GP da Austrália em pista de rua inspirada em Mônaco

A Fórmula 1 tem contrato por mais bons anos com Melbourne, mas Sydney, talvez a mais famosa cidade da Austrália, sonha em levar o Mundial num futuro a médio prazo

OS PONTOS FRACOS E FORTES DE MERCEDES E RED BULL NA RETA FINAL DE 2022

Melbourne recebe o GP da Austrália de Fórmula 1 desde 1996 e seguirá como palco do Mundial por mais alguns anos no circuito Albert Park. Mas Sydney, talvez a cidade mais famosa do país e sede dos Jogos Olímpicos de 2000, sonha em receber a principal categoria do esporte a motor num futuro próximo. Quem informa é a emissora local 7News.

Segundo o canal, o governo do estado Nova Gales do Sul, de onde Sydney é capital, tem “negociações em andamento” para apresentar uma oferta ao Liberty Media para levar a Fórmula 1. Entretanto, o contrato da categoria com Melbourne tem validade até a temporada 2025. Albert Park voltará a receber o Mundial em 2022 depois de dois anos fora do calendário em razão da pandemia de Covid-19.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

SYDNEY; SYDNEY HARBOUR;  OPERA HOUSE;
Sydney cogita receber o GP da Austrália de F1 (Foto: AFP)

O projeto de levar a Fórmula 1 para Sydney é do ministro de Investimentos de Nova Gales do Sul, Stuart Ayres. Uma das ideias do governo de Nova Gales do Sul é montar um circuito de rua às margens da Baía de Sydney, com inspiração clara ao famoso traçado urbano de Mônaco, um dos mais tradicionais da história da Fórmula 1.

Embora a região tenha um circuito permanente, o Sydney Motorsport Park, a prioridade seria, em caso de um acordo com a Fórmula 1, levar o Mundial para o que seria um novo circuito urbano.

Ainda de acordo com a emissora 7News, as autoridades locais optaram por não comentar as investidas neste momento até que seja concluído um estudo sobre a viabilidade de construção de um circuito de rua no porto de Sydney.

Uma das motivações para o projeto é o de atrair grandes eventos para promover a retomada da economia na região. Sydney, assim como Melbourne e várias cidades da Austrália, promoveu um longo período de lockdown para conter o avanço da Covid-19 e só recentemente, em razão da evolução da vacinação no país, tem conseguido avançar com o relaxamento das medidas de restrição.

Assim como Sydney, Melbourne também é uma cidade olímpica e recebeu os Jogos em 1956. Além da Fórmula 1, a cidade, capital do estado de Victoria, é a sede também do Australian Open, tradicionalmente o primeiro Grand Slam da temporada. Em 2032, a Austrália voltará a ser o grande centro do esporte e receberá os Jogos Olímpicos pela terceira vez, mas na cidade de Brisbane.

O GP da Austrália de Fórmula 1 já foi disputado 35 vezes. Entre 1985 e 1995, a prova foi disputada no circuito urbano de Adelaide e, a partir de 1996, em Albert Park, Melbourne.

VERSTAPPEN ‘COMPRA’ NAMORADA. F1 DETERMINA DRESS CODE. MULHER SENDO TRATADA ASSIM? | TT GP #35
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.