Melbourne confia em avanço da vacinação para receber GP da Austrália após 2 anos

Promotor do GP da Austrália, Andrew Westacott garantiu a prova na temporada 2022 da F1. Albert Park teve eventos cancelados em 2020 e 2021 em razão da pandemia

POR QUE EVOLUÇÃO DE RICCIARDO NA McLAREN CAMINHA A PASSOS LENTOS? | GP ÀS 10

Palco tradicional de abertura de temporadas da Fórmula 1 desde 1996, o circuito Albert Park, em Melbourne, na Austrália, não recebe o Mundial desde 2019. Na verdade, a pista estava toda pronta para abrir o campeonato em 2020, mas a corrida foi cancelada minutos antes do primeiro treino livre em razão do avanço da pandemia de Covid-19 no país. As autoridades locais chegaram a cogitar a realização da disputa no fim do ano passado, mas não foi possível levá-la adiante. Em 2021, novamente o GP da Austrália esteve no calendário, mas a prova foi cancelada e, posteriormente, substituída pelo GP do Catar. Para 2022, contudo, o retorno de uma das mais tradicionais provas do campeonato está confirmado. Graças, sobretudo, ao avanço da vacinação contra a Covid-19.

“O GP da Austrália vai fazer seu aguardado retorno ao Albert Park em 2022”, disse o promotor do evento, Andrew Westacott, à versão holandesa do site Motorsport. “Melbourne também fazia parte do calendário preliminar da Fórmula 1”, lembrou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Valtteri Bottas foi o vencedor do último GP da Austrália, disputado em 2019 (Foto: F1)

Com as taxas de vacinação no país em evolução contínua, acredita-se que um novo cancelamento seja improvável de acontecer. No entanto, a pista australiana deixará de ser a abertura do campeonato e passará a hospedar a terceira etapa do ano, no dia 10 de abril.

Quando enfim a Fórmula 1 retornar ao Albert Park, os fãs notarão algumas diferenças em relação à pista. A chicane das curvas 9 e 10 será removida, e o trecho será muito mais rápido. As curvas 3, 6, 13 e 15 também serão modificadas e alargadas, o que vai proporcionar um aumento das linhas de traçado que os pilotos poderão tomar. É esperado que as mudanças diminuam em cerca de 5s o tempo dos pilotos no GP da Austrália. Além disso, o asfalto foi reformado, algo que aconteceu primeira vez desde 1995, quando o circuito foi originalmente construído.

O Governo de Victoria, estado da qual Melbourne é sua capital, confirmou as previsões de Westacott. Segundo assessor de imprensa do governo, o avanço da vacinação no estado permite que o evento aconteça de forma segura. Segundo dados do portal Our World in Data, 55,69% da população australiana já está vacinada com as duas doses.

Após a confirmação do GP da Austrália no calendário de 2020, Westacott já havia afirmado que a realização do evento seria importante para a economia local. “Agora, mais do que nunca, precisamos de grandes eventos internacionais como a Fórmula 1, não apenas para ajudar nossa economia a se recuperar mas para colocar novamente uma animação em nosso caminho”, concluiu.

A próxima etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 acontece neste fim de semana com a disputa do GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Sergio Pérez e Lewis Hamilton travaram grande duelo no GP da Turquia (Vídeo: F1)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.