Allmendinger vence etapa da Xfinity Series em Austin. Paludo vai de último para 9º

AJ Allmendinger conquistou sua primeira vitória na temporada 2022 no misto de Austin, enquanto o brasileiro Miguel Paludo precisou fazer corrida de recuperação após despencar para último ao ser tocado

FÓRMULA 1 2022: A CLASSIFICAÇÃO DO GP DA ARÁBIA SAUDITA DE F1 | Briefing

AJ Allmendinger foi o grande vencedor de sábado (26) na Xfinity Series da Nascar, ao triunfar na sexta etapa da temporada de 2022, disputada no Circuito das Américas, em Austin. Esta foi a primeira vitória do piloto este ano, conquistada ao tomar a liderança restando 13 voltas para o final da disputa. O brasileiro Miguel Paludo, após excelente corrida de recuperação, chegou em nono lugar.

Austin Hill, que perdeu rendimento na reta final da corrida, terminou com a segunda colocação, seguido pelo Ford de Cole Custer. Noah Gragson e Sam Mayer completaram o top-5 da corrida no Texas, com Myatt Snider, Brett Moffitt, Jade Buford, Paludo e Sheldon Creed completando o grupo dos dez primeiros.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

AJ Allmendinger venceu a primeira em 2022 na Xfinity Series (Foto: Nascar)

Paludo chegou a despencar para o 38º — e último — lugar logo na freada da primeira curva, ao ver seu Camaro #88 ser tocado e rodar. Ainda assim, conseguiu escalar o pelotão para fechar dentro do top-10, com o nono lugar em uma corrida marcada por incidentes e com quarto intervenções do carro de segurança.

Paludo largou em 15º e preferiu se posicionar na parte interna da curva 1 no início da disputa. Entretanto, um toque na traseira do #88 foi o suficiente para fazer o brasileiro rodar e ainda ser acertado por outro carro — que tentava desviar do Camaro. O piloto precisou aguardar até que todos os competidores passassem para conseguir retornar com segurança à pista.

Assim, ao longo das 46 voltas, a missão do brasileiro passou a ser se recuperar na corrida e tentar salvar alguns pontos. Apenas no primeiro segmento — composto por 14 voltas —, Paludo conseguiu saltar de 38º para 19º ao executar com perfeição a estratégia da JR Motorsports e contar com algumas paradas precoces de outros competidores.

Paludo precisou se esquivar de incidentes para conseguir recuperação no Texas (Foto: JR Motorsports/Ferrari Promo)

No segundo estágio, Paludo continuou ultrapassando os concorrentes e recuperando terreno no pelotão, após largar de 25º depois de optar por realizar um pit-stop. Novamente em 19º ao final do segmento, o brasileiro contou com algumas paradas de carros que seguiam à frente e duas punições por excesso de velocidade no pit-lane para alcançar o décimo lugar na relargada final.

O brasileiro foi novamente apertado na primeira curva do traçado e acabou perdendo três posições, mas foi recuperando as colocações à medida que a agressividade na pista aumentava e alguns pilotos rodavam — enquanto outros eram punidos. Assim, sem se envolver em incidentes, Paludo alcançou o nono lugar apenas na penúltima volta para não largar mais.

Miguel Paludo fez corrida de recuperação em Austin e fechou em nono lugar (Foto: JR Motorsports/Ferrari Promo)

O próximo compromisso de Paludo na Xfinity Series da Nascar será apenas no dia 2 de julho, com a disputa programada para Road America. Antes disso, o brasileiro terá compromisso pela etapa de abertura da Porsche Cup, em Goiânia.

“Foi uma corrida com muitos desafios”, admitiu. “Na volta 1 eu não vi a porrada vindo, não vi o cara atravessando a freada e não sei exatamente o que aconteceu. Mas caímos para último e procurei começar do zero. As relargadas foram aquele caos: três, quatro, cinco lado a lado, portadas de todos os cantos… Na última relargada entraram na minha traseira e felizmente eu não rodei. Minha frente ficou bastante danificada e chegamos em nono lugar com muita vibração no carro depois das últimas relargadas, com o câmbio vibrando o para-choque deslocado e tudo”, disse um aliviado Paludo.

LEIA MAIS
Nannini esquece F2 e acerta com programa de desenvolvimento de pilotos para Nascar

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.