Por que Red Bull decidiu não usar vácuo entre pilotos na classificação da França
Enquanto Charles Leclerc aproveitou o vácuo de Carlos Sainz para baixar seu tempo e garantir a pole na França, Red Bull optou por não fazer o mesmo. E Max Verstappen explicou os motivos por trás disso
A pole-position conquistada por Charles Leclerc neste sábado (23), véspera da disputa do GP da França, teve uma forte contribuição de Carlos Sainz. Como o espanhol da Ferrari precisou encarar uma punição devido às trocas no motor e vai largar no fundo do grid, a equipe organizou uma estratégia em que o piloto #55 saía à frente para dar o vácuo ao monegasco, que aproveitou a velocidade extra para cravar o primeiro lugar. Deu certo para o time italiano, mas Max Verstappen não acredita que a Red Bull deveria ter optado pelo mesmo.
De acordo com o companheiro de Sergio Pérez, o ganho da Ferrari foi menor do que a diferença para o segundo colocado, o que significaria que o vácuo não teve tanto poder de decisão em relação à pole. Além disso, ‘Super Max’ argumentou que ambos estão envolvidos na batalha pelo título mundial, o que ainda não permitiu estratégias desse tipo.
Relacionadas
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Não [faria sentido], porque a Ferrari só ganhou de 0s2 a 0s250 com o vácuo pelo que Charles [Leclerc] me disse. E também era muito lógico que eles iriam fazer isso”, afirmou Verstappen. “Obviamente, nós dois queremos estar nas melhores posições possíveis. É por isso que eu acho que não estamos fazendo isso agora”, opinou o atual campeão mundial.
Outro fator que possibilitou a ajuda de Sainz foi, sem dúvidas, a punição recebida pelo piloto espanhol. Fora da briga pela pole, Carlos não teria nada a perder ajudando Charles — ao contrário do que acontece na Red Bull, em que nenhum dos pilotos estava punido e ambos brigavam pelos primeiros lugares.
“Além disso, nenhum de nós está encarando uma punição no grid”, pontuou o neerlandês. “Parece ilógico para mim. Nós dois ainda estamos lutando pelo título, então é difícil de explicar. É decisão da Ferrari fazer isso, mas dentro de nossa equipe, não conversamos sobre isso”, finalizou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da França. No domingo, a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!