Evans lidera 1-2 dominante da Jaguar e vence eP de Mônaco da Fórmula E

Mitch Evans assumiu a liderança da corrida e fez corrida estrategicamente perfeita para garantir a primeira vitória em Mônaco

Na 124ª corrida da história da Fórmula E, Mônaco voltou a receber a categoria dos carros elétricos e quem celebrou a vitória foi Mitch Evans, da Jaguar, que conseguiu a primeira dobradinha da equipe no circuito de rua e a primeira vitória em Monte Carlo. Mais rápido durante todo o sábado, quando liderou o TL1 e o TL2, o neozelandês trabalhou bem a gestão de energia e conseguiu segurar a ponta do pelotão com segurança para vencer. Fecharam o pódio o companheiro de Jaguar, Nick Cassidy, e o belga Stoffel Vandoorne, da DS Penske.

Logo atrás, o grid foi completado por Jean-Éric Vergne, Pascal Wehrlein, Oliver Rowland, António Félix da Costa, Sacha Fenestraz, Maximilian Günther e Norman Nato.

Os brasileiros Sérgio Sette Câmara, da ERT, e Lucas di Grassi, da ABT Cupra, largaram em 11º e 17º, respectivamente, e tentaram escalar o pelotão durante as disputas. Sette Câmara foi tocado e acabou perdendo muitas posições, enquanto di Grassi conseguiu reagir bem às entradas do safety-car e fechou a corrida em 11º.

A próxima etapa da Fórmula E, que abre a segunda metade da temporada 2023/24, acontece entre os dias 11 e 12 de maio, na rodada dupla do eP de Berlim. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Mitch Evans liderou quase todo o sábado e conquistou vitória inédita em Mônaco (Foto: Fórmula E/LAT Images)

Confira como foi o eP de Mônaco:

Como era de se esperar — e bem diferente de outras categorias — a corrida foi muito movimentada em Monte Carlo, com disputas acirradas, mas muitos incidentes. Os pilotos começaram a corrida administrando a bateria dos carros, mas não deixaram de ser arrojados nas disputas por posições, principalmente no pelotão intermediário. Lucas di Grassi ganhou duas posições na primeira volta. Já Sette Câmara foi ultrapassado por Edoardo Mortara, da Mahindra, e caiu para 12º.

Largando na pole, Pascal Wehrlein conseguiu segurar a posição na largada e manteve a Porsche na liderança, mesmo com os ataques de Stoffel Vandoorne, da DS Penske, além de Mitch Evans e Nick Cassidy, da Jaguar. Mas a pressão surtiu efeito na volta 3, quando Wehrlein foi ultrapassado por Vandoorne, Evans, Cassidy e Jean-Éric Vergne.

Wehrlein segurou a ponta na primeira volta, mas vou ultrapassado na terceira volta (Foto: Fórmula E)

O começo da prova também foi marcado por dois acidentes. O primeiro, envolvendo António Félix da Costa, da Porsche, e Sébastian Buemi, da Envision, que se engancharam na curva do Grand Hotel, mas conseguiram continuar na disputa. Segundos depois, na quinta volta, Mortara perdeu o controle do carro e atingiu violentamente a barreira de proteção na curva do Cassino, abandonando a corrida e obrigando a entrada do safety-car para limpar a pista. Sette Câmara também tocou em Buemi, se complicou após a entrada do carro de segurança e caiu para 20º.

Edoardo Mortada perde controle e bate em Mônaco (Vídeo: Reprodução/GRANDE PRÊMIO)

Na retomada da corrida, Vandoorne tentou administrar a liderança, diminuindo o ritmo para poupar bateria, mas foi ultrapassado pelos carros da Jaguar guiados por Evans e Cassidy. Na volta 10, mais um incidente: dessa vez, Jake Dennis, da Andretti, foi atingido na saída do túnel, ficou com a asa dianteira destruída e precisou ir para os boxes, perdendo várias posições antes de voltar à corrida.

Jaguar assumiu a liderança e administrou a corrida com boa estratégia no eP de Mônaco (Foto: Jaguar)

Evans e Cassidy passaram administrar a liderança, ao mesmo tempo em que gerenciavam o consumo de bateria, seguido pelos dois carros da Penske, que tentavam se aproximar aos poucos. Da Costa também iniciou uma boa corrida de recuperação e escalou o pelotão, assumindo a sexta posição na volta 20, atrás do companheiro de equipe, mas terminou a disputa em sétimo.

A Jaguar conseguiu usar as ativações de modo ataque com eficiência para aumentar o controle da corrida. Na volta 26, Nico Müller bateu com a ABT Cupra e obrigou mais uma entrada do safety-car, ameaçando novamente os ponteiros no trecho final da corrida.

Na relargada, a DS Penske até tentou se aproximar, mas a Jaguar conseguiu ser mais eficiente e, sem sustos, fechou o eP de Mônaco com dobradinha.

Fórmula E 2023/24, 8ª Etapa, eP de Mônaco:

1M EVANSJaguar31 voltas
2N CASSIDYJaguar+0.946
3S VANDOORNEDS Penske+3.835
4J.E VERGNEDS Penske+4.799
5P WEHRLEINPorsche+6.378
6O ROWLANDNissan+6.792
7A.F DA COSTAPorsche+7.364
8S FENESTRAZNissan+7.928
9M GÜNTHERMaserati+8.262
10N NATOAndretti+9.045
11L DI GRASSIABT Cupra+9.889
12N DE VRIESMahindra+10.183
13D TICKTUMERT+17.999
14T BARNARDMcLaren+18.128
15S BUEMIEnvision+18.452
16J HUGHESMcLaren+18.996
17R FRIJNSEnvision+19.106
18S. SETTE CÂMARAERT+24.573
19J DENNISAndretti+32.032
20J DARUVALAMaserati+1:12.269
21N MÜLLERABT CupraNC
22E MORTARAMahindraNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.