Categoria de suporte à F1 caminha para combustível “quase zero” carbono em 2024

O método da Porsche pode ajudar a F1, que vai introduzir combustíveis sintéticos no novo regulamento de motores de 2026

A Porsche confirmou, nesta terça-feira (30), que os 32 carros da Porsche Supercup, categoria suporte à Fórmula 1, utilizarão um novo combustível desenvolvido pela marca com “quase zero” emissão de CO2. O combustível sintético, produzido a partir de hidrogênio renovável e dióxido de carbono, permitirá que os carros corram sem produzir nenhuma emissão ainda na temporada 2024, que começa no próximo mês, em Ímola.

O método da Porsche pode ajudar a F1, que vem lutando para introduzir combustíveis sintéticos e fará isso no novo regulamento de motores de 2026. A meta da categoria é reduzir as emissões de CO2 para zero líquido até 2030. A Fórmula 2 introduzirá um combustível 55% sintético já no próximo ano.

“Por meio desse projeto, estamos dando mais passos para atingir nossas metas de descarbonização”, disse Michael Steiner, membro do conselho de pesquisa e desenvolvimento da Porsche. “Se considerarmos toda a cadeia, os carros de corrida da Porsche vão poder correr praticamente sem emitir CO2″, emendou.

Embora o CO2 usado para produzir o combustível seja, atualmente, produzido biologicamente, a Porsche vem buscando alternativas para alterar o sistema de produção para reduzir os efeitos do aquecimento global. O combustível sintético é produzido na fábrica de Haru Oni, no Chile, inaugurada em 2022. Os eFuels — como são chamados — feitos de água e dióxido de carbono, usando energia eólica, permitem a emissão de quase zero de CO2 em motores a gasolina.

Temporada da Porsche Supercup, categoria de suporte à F1, começa no próximo mês (Foto: Porsche Supercup)

“Para desacelerar o aquecimento global, é essencial reduzir as emissões de dióxido de carbono, o que também se aplica ao automobilismo”, disse Steiner.

A Porsche Supercup conta com a participação de 32 carros e oito rodadas duplas. Durante a temporada, os carros consomem cerca de 50 mil litros de combustível.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

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