Ferrari se torna primeira montadora a vencer em Mônaco e Le Mans no mesmo ano desde 1934
Segunda vitória seguida da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans derrubou uma marca que perdurava há 90 anos. Foi a primeira vez desde 1934 que uma montadora venceu, no mesmo ano, o GP de Mônaco da Fórmula 1 e a prova mais tradicional do endurance mundial
Pelo segundo ano seguido, a Ferrari fez história nas 24 Horas de Le Mans. Se em 2023 a equipe venceu em sua primeira participação depois de 50 anos sem disputar a lendária corrida, 2024 trouxe o segundo triunfo seguido, algo que não acontecia para a montadora desde o penta entre 1960 e 1964. De quebra, é a primeira vez desde 1934 que uma montadora vence o GP de Mônaco de Fórmula 1 e a prova do endurance no mesmo ano.
A última vez que o feito foi registrado faz exatamente 90 anos. Naquela ocasião, entretanto, a marca ficou com outra fabricante italiana, a Alfa Romeo. A equipe venceu o GP de Mônaco de F1 com o francês Guy Moll e triunfou também em Le Mans com a dupla formada pelo italiano Luigi Chinetti e o francês Philippe Étancelin no modelo 8C 2300.
A Ferrari registrou o feito pela única vez em sua história este ano, já que Charles Leclerc conquistou a vitória em Mônaco pela primeira vez na carreira e o Ferrari 499P #50 levou a melhor na 92ª edição de Le Mans com Nicklas Nielsen, Antonio Fuoco e Miguel Molina.
O trio do carro #50 chegou a ver a vitória ficar por um fio quando Nielsen sofreu com um problema na porta direita, que ficou aberta. O dinamarquês precisou ir aos boxes para que a equipe conseguisse fechá-la e cedeu a liderança para o Toyota #7, mas emendou um stint muito forte na sequência para virar a situação e vencer.
A próxima etapa da temporada 2024 marca o retorno da categoria ao Brasil, com as 6 Horas de São Paulo, em Interlagos, no dia 14 de julho. O GRANDE PRÊMIO transmite a edição completa do WEC 2024 AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!