Williams busca contrato longo e estica decisão sobre segundo piloto até setembro

Chefe da Williams, James Vowles elogia Carlos Sainz, mas afirma que busca é por piloto que esteja comprometido com a equipe no futuro

A Williams continua dando sinais de que tem um plano de longo prazo para voltar a vencer na Fórmula 1. Por essas e outras razões, James Vowles, chefe da equipe, destacou não ter pressa em definir o companheiro de Alexander Albon a partir de 2025, mas quer um piloto que esteja comprometido com o time por muitos anos.

A prioridade da Williams, assim como boa parte das equipes do grid, é Carlos Sainz, que ficará sem contrato com a Ferrari ao término do ano. Ao que tudo indica, o espanhol vai ao extremo no mercado para buscar o melhor lugar para 2025 — ainda mais com as notícias de que a Red Bull pode dispensar Sérgio Pérez, mesmo após renovar o contrato por múltiplos anos recentemente, e que a Mercedes estaria menos radical na possibilidade de ter Andrea Kimi Antonelli, que não estaria correspondendo ao esperado por Toto Wolff.

Com isso, a Williams também adota cautela na assinatura do contrato do futuro piloto, que não deve ficar com Logan Sargeant. Não quer alguém que, por exemplo, seja tampão em 2025 para procurar outro lugar em 2026, quando haverá um novo regulamento de carro e motor na Fórmula 1. Desde já, busca um competidor comprometido para os próximos anos e espera até setembro definir a questão.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Alexander Albon é o único piloto confirmado na Williams para 2025 (Foto: Williams)

“Ele [Carlos Sainz] é um piloto de classe mundial, mas a decisão não é iminente. Não precisamos fechar nada hoje. O cronograma é o que menos importa, como já disse há tempos”, disse Vowles.

“Independente da decisão ou do piloto, o que importa é forjar uma relação de longo prazo, em que as duas partes queiram isso para suas vidas. Tenho quase certeza que tudo será finalizado até setembro, que é o período normal. Se olharmos bem, agora estamos voltando ao normal, em que agosto é dedicado para os contratos”, completou o chefe da Williams.

Vowles revelou que tem trabalhado com diversas possibilidades antes de definir o companheiro de equipe de Alexander Albon e, desta forma, espera tomar a melhor decisão para a Williams.

“Sim [existem outras possibilidades]. A resposta é simples: acho que estamos falando de [plano] Y ou Z, apenas para deixar claro. Há muitas coisas em andamento. Tudo fará sentido, creio eu, quando for divulgado”, finalizou.

Fórmula 1 agora volta a correr no Hungaroring, para o GP da Hungria entre os dias 19 e 21 de julho.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!