Verstappen diz que “não tem chance de vencer” com punição no grid da Bélgica
Max Verstappen foi sincero ao dizer que ainda não sabe o quão competitiva a Red Bull será no GP da Bélgica, considerando algumas incógnitas da pista de Spa-Francorchamps e o avanço das rivais na temporada 2024
Reconhecendo a força das rivais e também o momento ruim pelo qual a Red Bull vem atravessando na temporada 2024 da Fórmula 1, Max Verstappen foi sincero ao dizer que será difícil vencer o GP da Bélgica, programado para este domingo (28), caso ele realmente receba uma punição de dez posições no grid de largada por equipar o RB20 com um novo motor de combustão interna (ICE).
A situação, no entanto, não será nova para o neerlandês. Em 2022, o time de Milton Keynes escolheu exatamente Spa-Francorchamps como local para efetuar a troca de elementos da unidade de potência e também da transmissão da caixa de câmbio do carro #1, e, por isso, Verstappen teve de largar em 14º, embora tenha conseguido vencer a corrida. No ano passado, os taurinos mais uma vez optaram pelo circuito belga para instalarem uma nova caixa de câmbio, fazendo Max sair de sexto — ainda assim, o resultado foi mais um triunfo.
Em 2024, porém, o cenário é totalmente diferente. O amplo domínio da Red Bull em relação às rivais não existe mais, com a McLaren, principalmente, evoluindo bastante desde o GP de Miami e transformando o MCL38 no bólido mais equilibrado do grid neste momento. A Mercedes, por sua vez, também ressurgiu nas últimas etapas e foi ao degrau mais alto do pódio com George Russell, na Áustria, e com Lewis Hamilton, na Inglaterra. Nem mesmo o rápido traçado da pista em Spa parece dar confiança ao tricampeão.
“Se você observar nossas últimas corridas, nas quais não fomos os mais rápidos, eu não diria que, com dez posições a mais [no grid de largada], temos uma chance de vencer”, disse o companheiro de Sergio Pérez ao portal neerlandês GPblog, nesta quinta-feira. “Mas, novamente, a corrida sempre pode ser virada de cabeça para baixo em alguns momentos. Então, temos de ter a mente aberta para tirar o melhor proveito disso, e é o que vamos tentar fazer”, continuou.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Red Bull alerta Verstappen e diz que “nada está garantido” na briga pelo título da F1 2024
“No momento, não sei o quão competitivos seremos aqui, porque há alguns lugares com asfalto novo, então precisamos ver como os pneus reagirão a isso. Ainda há muitas incógnitas, inclusive com relação ao clima. Esperamos que chova um pouco na sexta-feira e no sábado, então só precisamos acompanhar a previsão do tempo e progredir ao longo do fim de semana para ver se seremos competitivos”, continuou.
Ainda que a própria Red Bull não tenha confirmado que fará tal mudança no RB20 neste fim de semana, o fato de a pista na Bélgica ser uma das mais rápidas do calendário da F1 — principalmente o trecho entre a La Source e o fim da reta Kemmel — a torna o local ideia para realizar ultrapassagens e recuperar posições perdidas com prováveis punições. Verstappen foi questionado sobre o que pensa da decisão da equipe.
“Descobriremos no domingo se é a [escolha] certa, mas algumas pistas são naturalmente um pouco melhores do que outras. Não gostaríamos de receber uma punição em um circuito de rua, então provavelmente será aqui”, respondeu, evitando dar palpites sobre em qual posição espera terminar. “É difícil prever no momento”, finalizou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Bélgica de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (26), o treino livre 1 começa às 8h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão será ao meio-dia. No sábado (27), às 7h30, acontece o TL3, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (28), os pilotos disputam a corrida em Spa-Francorchamps a partir das 10h.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!