Red Bull alerta Verstappen e diz que “nada está garantido” na briga pelo título da F1 2024
De acordo com Christian Horner, tanto a vantagem de Max Verstappen no Mundial de Pilotos quanto a da Red Bull no Mundial de Construtores "podem ser reduzidas rapidamente"
Christian Horner realmente parece estar preocupado com a possibilidade de a Red Bull e também Max Verstappen perderem os títulos do Mundial de Construtores e de Pilotos, respectivamente, na temporada 2024 da Fórmula 1. Apesar da larga vantagem do dono do RB20 #1 na competição, 76 pontos à frente de Lando Norris, o chefe da equipe fez questão de ligar o sinal de alerta nos taurinos, dizendo que “nada pode ser tomado como garantido”.
Depois de começar o ano vencendo quatro das cinco primeiras etapas, o time de Milton Keynes esperava dominar amplamente sobre os rivais mais uma vez, assim como foi visto em 2023. A partir do GP de Miami, porém, a McLaren acertou em cheio no caminho de desenvolvimento adotado para o MCL38 e passou a figurar como uma forte candidata às vitórias. Agora, com o ressurgimento também da Mercedes, a esquadra da marca de energéticos não vence há três corridas, com o último triunfo datando do fim de junho, no GP da Espanha.
Preocupado com o atual momento, Helmut Marko, consultor da Red Bull, admitiu que a equipe precisa “urgentemente” das férias de verão para controlar a situação. Horner, por sua vez, assumiu uma postura similar, apontando o que precisa ser feito pelos austríacos na segunda metade do certame.
“Vamos desenvolver o carro o mais rápido que pudermos. É isso que continuaremos fazendo”, disse o dirigente ao portal neerlandês RacingNews365. Em meio a um cenário inédito nos últimos dois anos, o britânico mostrou total insegurança em relação às vantagens que a Red Bull possui em ambos os campeonatos.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: 5 coisas que aprendemos no GP da Hungria, 13ª etapa da F1 2024
“No Mundial de Pilotos, obviamente Max tem uma boa [vantagem na] liderança — mas isso pode ser reduzido muito rapidamente, então nada pode ser tomado como garantido”, alertou. “No Mundial de Construtores, 51 pontos podem diminuir de uma hora para a outra, então estamos cientes disso e determinados a garantir que começaremos a marcar mais pontos nos fins de semana”, acrescentou.
Depois de ver George Russell e Lewis Hamilton vencerem os GPs da Aústria e da Inglaterra, respectivamente, a Red Bull decidiu levar um novo pacote de atualizações para o GP da Hungria, realizado no último domingo (21). O resultado, entretanto, não foi o esperado, com Verstappen reclamando do RB20 ao longo das 70 voltas no Hungaroring. Porém, Horner acredita que é possível extrair mais das melhorias feitas.
“Para ser sincero, acho que podemos extrair mais desempenho [das últimas atualizações]. Acredito que precisamos expandir a janela operacional do carro. Quando ele está na janela certa, conseguimos a pole-position por 0s4, como na Áustria. E então, obviamente, [na Hungria] perdemos a pole por menos de 0s1”, lembrou o mandatário da Red Bull.
Sobre as reclamações feitas pelo tricampeão nas últimas provas, Christian declarou que a equipe precisa trabalhar com base no feedback de quem está no controle do bólido. “Quando você escuta o piloto, ele sabe quais são as limitações do carro, então ele sabe onde é possível conseguir mais desempenho. O truque é, obviamente, saber como traduzir esses problemas em soluções”, finalizou.
A Fórmula 1 volta já neste final de semana, de 26 a 28 de julho, em Spa-Francorchamps, para a disputa do GP da Bélgica, o último antes das férias de verão na Europa.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.