Consultor da Red Bull põe Verstappen “melhor piloto”, mas vê Hamilton ameaça a penta

Helmut Marko, consultor da Red Bull, afirmou acreditar em recuperação de Lewis Hamilton e que ida para a Ferrari pode motivá-lo a brigar pelo inédito octacampeonato mundial

Helmut MarkoLewis Hamilton como ameaça ao domínio de Max Verstappen na Fórmula 1 em 2025. Com a chegada à Ferrari acontecendo apenas aos 40 anos, é até possível que alguém encare a mudança como tardia demais na carreira do britânico, mas o consultor da Red Bull não vê dessa forma.

De acordo com Marko, a mudança de equipe tem potencial para ser motivação extra para recolocar Hamilton na disputa pelo título.

“Eu teria cuidado [com Hamilton]. Se ele estiver motivado, pode retomar a forma que tinha até 2021. A recuperação dele naquele ano foi impressionante”, explicou à rede austríaca de TV OE24.

Marko se refere à disputa entre Hamilton e Verstappen pelo título de Pilotos, quando o então ás Mercedes venceu três corridas na reta final do campeonato para descontar a desvantagem para o neerlandês e chegar na última etapa do ano empatado em pontos. Apesar da recuperação, o título ficou com o piloto da Red Bull após um controverso GP de Abu Dhabi, onde Max assumiu a liderança na última volta após decisão controversa de Michael Masi, então diretor de provas, sobre o procedimento de safety-car.

Helmut Marko confia no quinto título de Max Verstappen em 2025 (Foto: Red Bull Content Pool)

Apesar disso, aponta um problema de Hamilton nos últimos anos: as classificações. Recordista de pole-positions na história da Fórmula 1, sofreu com os carros da Mercedes, e isso se refletiu nas posições de largada. Em 2024, George Russell fez 19×5 nos duelos diretos nas formações de grid.

“A Ferrari precisa ser competitiva, e Hamilton precisa se acertar na classificação. Esse não tem sido seu ponto forte”, afirmou.

“Se perder 0s2 ou 0s3 para Leclerc, terá de lutar para recuperar posições. Isso forçará demais seus pneus”, explicou.

Por fim, Marko quer esperar a pré-temporada para fazer maiores previsões sobre a briga pelo título, mas ainda assim demonstra fé no pentacampeonato de Verstappen.

“Saberemos mais após os testes, quando veremos o quão boa a Ferrari é. Mas Max é, definitivamente, o melhor piloto”, concluiu.

Fórmula 1 se aproxima da volta às pistas. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Fazer Hamilton brilhar e desenvolver SF-25: 5 desafios da Ferrari na F1 2025

HAMILTON ESTREIA COM CARRO DE 2025 + AS PINTURAS DA F1: FERRARI É FEIA? | TTGP #168
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!