5 coisas que aprendemos no último dia da pré-temporada da F1 2025 no Bahrein
George Russell roubou a liderança de Max Verstappen no finalzinho em um dia em que todo mundo tentou empurrar o favoritismo para o outro no Bahrein. Mas que a McLaren, mesmo sem querer aparecer na tabela de tempos, continuou impressionando pela consistência
O terceiro e último dia da pré-temporada da F1 2025 no Bahrein teve liderança de George Russell com a Mercedes, Max Verstappen na pista, McLaren firme e mais algumas doses de caos. Não bastasse chuva, frio e até apagão, a sexta-feira (28) resolveu trazer estilhaços de vidro e um ônibus no meio do traçado. Sim, um ônibus.
A Ferrari viveu um dia um pouco mais discreto, mas nem por isso deixou a desejar, manteve a boa pegada. O mesmo pode ser dito da Williams, que viu o tempo registrado por Carlos Sainz na quinta-feira não ser superado.
Na parte inferior da tabela, a Haas deu uma melhorada na performance depois de dois dias muito esquisitos e seguiu a tendência de 2024: muitas voltas e algum ritmo na reta final dos testes. A Sauber, por outro lado, preocupa. Gabriel Bortoleto continua trabalhando bem, mas o carro não parece estar no nível das rivais. Não que seja um horror, mas dá sinais de que larga atrás.
E o GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no dia 3 da pré-temporada da F1 no Bahrein.

McLaren deixa Bahrein como principal força e favorita ao título
A McLaren bem que tentou esconder suas valências e, olhando para a tabela de tempos, é possível nem dar muita coisa para ela. A realidade, no entanto, é que os papaias saem do Bahrein favoritos na F1 2025. As horas avassaladoras de Lando Norris simulando corrida na quinta-feira não foram igualadas e as demais equipes já começam a notar que, sim, há uma pedra laranja grande no sapato de todo mundo. Não quer dizer que vai ser campeã, mas que o MCL39 nasceu muito bem.
Mercedes lidera dia 3, mas faz stint longo mais discreto
A Mercedes pode considerar o dia final de pré-temporada como de altos e baixos. O lado positivo foi ver Russell no topo da tabela de tempos, mas a dificuldade das Flechas de Prata em simulação de corrida chamou a atenção. Ainda não é caso de desespero, mas a Mercedes parece iniciar o ano atrás de Ferrari, Red Bull e, claro, McLaren no aspecto. O W16 é rápido, porém, pode ter solução.
Red Bull anda pouco, mas anda rápido. Não dá para descartar
Chama a atenção ver a Red Bull como a equipe com a menor quilometragem da semana de testes coletivos e isso é um problema, mas o RB21 tem velocidade e tem ritmo de corrida. Verstappen saiu da pré-temporada esperançoso e não é para menos: estando confortável, é capaz de brigar em qualquer carro minimamente competitivo. A ver se as horas de pista perdidas não fazem tanta diferença assim daqui duas semanas.
Sauber vê Haas evoluir e preocupa para F1 2025
A Haas realmente parecia esconder o jogo naquela maratona particular que se meteu nos primeiros dois dias de testes. Os americanos melhoraram na sessão final e tiveram um pouco mais de performance, suficiente para, com Esteban Ocon, deixar a Sauber para trás. Não é que a Haas tenha virado o jogo totalmente, só que aumentou a pressão na futura Audi, que não está totalmente longe do pelotão, mas é quem apresenta talvez maiores dificuldades de ritmo. Bortoleto, até aqui, faz um trabalho de bastante correção, fechando os testes na frente de Nico Hülkenberg e entregando voltas decentes.
Circuito do Bahrein sai como maior perdedor da pré-temporada
Quem mais perdeu na pré-temporada foi a própria pista do Bahrein. Uma sucessão de situações caóticas mexeram com uma semana que era para ser absolutamente normal. E foi realmente uma loucura: em uma pista que geralmente entrega um clima mais quente e estabilidade total, a F1 foi da chuva e do frio a um ônibus no meio do traçado, passando por estilhaços de vidro e aquele infame apagão. Não se surpreenda se for o começo do fim do Bahrein, pelo menos como palco da pré-temporada.
Com o período de testes coletivos oficialmente encerrado, a próxima atividade da Fórmula 1 é a estreia da temporada, no GP da Austrália. A etapa está programada para acontecer entre os dias 14 e 16 de março, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GRANDE PRÊMIO chega à TV após inovar com programas que viraram referência
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!