Sauber detalha problemas e lamenta resultado na China: “Corrida decidida na 1ª volta”

Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg, pilotos da Sauber, cometeram erros cruciais no início da prova, que determinaram o resultado final nas últimas posições em Xangai

A Sauber sofreu no GP da China de Fórmula 1 e não conseguiu disputar pontos na corrida deste domingo (23) em Xangai. Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg cometeram erros cruciais no início da prova, que determinaram o resultado final nas últimas posições: 14º e 15º, à frente apenas de Yuki Tsunoda, que ficou em 16º. Vale lembrar que Pierre Gasly, Charles Leclerc e Lewis Hamilton foram desclassificados da corrida, além de Fernando Alonso, que abandonou após problemas nos freios.

“Foi lamentável ter a corrida decidida na primeira volta. Nico sofreu com uma grande chicoteada na curva 3 e quase rodou. Ele conseguiu salvar o carro, mas passou pela brita. A telemetria mostrou que ele perdeu uma grande quantidade de desempenho aerodinâmico logo em seguida, o que tornou a corrida muito complicada. Apesar de todos os problemas, ele conseguiu levar o carro até o fim”, explicou Beat Zehnder, diretor de programas e operação da Sauber.

“A corrida do Gabriel foi comprometida logo no começo. Ele estava disputando com Oliver Bearman, quando perdeu downforce e rodou, perdendo um tempo considerável e precisando parar mais cedo para colocar pneus novos. A partir daí, sempre fica difícil recuperar o tempo perdido. Como ponto positivo, o ritmo dele com pneus duros foi forte, igual ao de nossos concorrentes diretos”, disse o dirigente da Sauber.

Apesar do revés, Zehnder destacou melhorias feitas durante o fim de semana e o ritmo obtido na segunda etapa da F1 2025. Para ele, a passagem pela China foi “animadora”.

Nico Hülkenberg ficou em penúltimo na China (Foto: Sauber)

“A conclusão positiva é que os dois carros completaram a corrida. Nosso ritmo geral durante o fim de semana foi animador e as operações transcorreram sem problemas, mesmo com o desafio adicional do incidente de ontem na corrida sprint. Ainda há muito trabalho a ser feito, é claro. Cada melhoria mínima conta na pista. A equipe que conseguir esses décimos primeiro terá vantagem, por isso temos de continuar nos esforçando”, concluiu Zehnder.

Fórmula 1 volta de 4 a 6 de abril em Suzuka, palco do GP do Japão, terceira etapa da temporada 2025.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!