5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP de Miami da Fórmula 1 2025
Kimi Antonelli deu o bote e chocou o mundo ao cravar a pole da corrida sprint do GP de Miami, deixando as McLaren e Max Verstappen pelo caminho. Foi a grande notícia de um dia que ainda viu a Ferrari, mais uma vez, sofrendo em volta rápida
Kimi Antonelli conquistou uma das poles mais inesperadas dos últimos tempos na F1, em Miami. Nesta sexta-feira (2), o italiano deu o bote nas McLaren e em Max Verstappen e, aproveitando o ritmo de uma Mercedes engraçadinha, levou para casa a posição de honra da corrida sprint do GP urbano da Flórida.
O garoto de 18 anos, que já tinha impressionando na temporada de novato, mudou de patamar com a pole da sprint, quebrando com estilo a invencibilidade que George Russell tinha nos duelos internos da Mercedes até então. O inglês, aliás, larga apenas em quinto, atrás ainda de Oscar Piastri e Lando Norris, além de Verstappen.
Só depois aparecem as Ferrari, em uma jornada que não começou nada legal. Os italianos continuam levando os 0s3 de sempre, mas agora viram Charles Leclerc recuar um pouco para o sexto lugar do grid da prova curta, seguido por Lewis Hamilton, que segue em sétimo.
Alexander Albon fez grande classificação e foi, com sobras, o melhor do resto, seguido por Isack Hadjar e Fernando Alonso, que fecharam o top-10. Yuki Tsunoda foi apenas o 18º, na frente de Gabriel Bortoleto, que viu o companheiro de Sauber, Nico Hülkenberg, arrumar um surpreendente 11º lugar.

E o GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos na sexta-feira do GP de Miami, sexta etapa da F1 2025.
Antonelli surpreende e tira McLaren da pole da sprint em Miami
Tudo bem que a Mercedes parecia forte desde o treino livre, mas a performance em volta rápida com pneus macios era incógnita total depois de Q1 e Q2 de médios e, principalmente, da batida de Oliver Bearman mais cedo que atrapalhou geral. Acontece que a Mercedes ficou ainda melhor com os macios, mas desta vez não foi Russell quem aproveitou. Enquanto o inglês saiu mais cedo para a pista, Antonelli pegou o melhor momento do traçado e deu o bote, com volta mágica e uma última curva fabulosa. Foi ali, naquele trecho mínimo, que o estreante tirou o doce da boca de Piastri.
Piastri larga na frente de Norris na sprint. E isso já é mais uma pequena vitória
É evidente que a McLaren não pode comemorar muito uma classificação em que Antonelli é pole, mas a real aqui foi que os papaias se meteram na frente de Verstappen e de Russell, hoje os principais perseguidores na briga pelo título. Indo mais além, no duelo interno, Piastri teve mais uma pequena vitória para cima de Norris. No detalhe, por pouco, é verdade, mas o australiano parte na frente do companheiro outra vez e precisa ser tão agressivo quanto vem sendo. Cada ponto conta na disputa e Lando sabe que tem de recuperar terreno logo.

Pai do ano, Verstappen faz classificação decente, mas deve sofrer para desafiar McLaren
Verstappen chegou em Miami praticamente em cima da hora das atividades de pista, depois de curtir um valioso tempo com Kelly Piquet e a filha recém-nascida do casal. O neerlandês, no entanto, pareceu bem adaptado rapidinho a um traçado que costuma andar muito bem. O quarto lugar no grid da sprint, no entanto, é apenas regular: Max vai precisar largar legal se quiser ter sucesso diante do muro papaia que tem pela frente até pensar em desafiar Antonelli.
Leclerc, Hamilton e os 0s3 de sempre que a Ferrari toma
A Ferrari tem mesmo de se agarrar firmemente nas atualizações que vão chegar para a série de corridas na Europa. É que simplesmente não há mais de onde tirar performance no carro do jeito que está e, para variar, os vermelhos estão lá tomando os 0s3 de sempre. A classificação da sprint em Miami foi ainda pior porque, por mais que Hamilton tenha ficado menos longe de Leclerc, o monegasco desceu de posição para mais perto do inglês e não o contrário: Lewis segue casado com o sétimo lugar.

Risco grande de chuva no domingo faz sprint ganhar importância ainda maior
A chave da corrida curta deste sábado para Antonelli é basicamente replicar o que Hamilton fez na China. É claro que as condições são outras, a formação do grid é outra, mas uma largada sólida pode ser definitiva caso consiga controlar o ímpeto das McLaren e, assim, meter os carros papaias no tráfego, o que tira os ingleses da zona de conforto.
E é uma prova ainda mais importante diante do cenário que se desenha. Se Miami achou um jeito de compensar os problemas de aderência com a presença da F1 Academy e, de fato, tem apresentado desde o ano passado um traçado com mais borracha, o risco alto de chuva e até de tempestade para domingo antes da corrida pode gerar um caos e lavar totalmente a pista. Assim, com ela eventualmente verde, a ordem de forças pode ser completamente bagunçada. Para quem tem mais a oferecer, é bom aproveitar o sábado, pois.
A Fórmula 1 realiza o GP de Miami, primeiro do ano nos Estados Unidos, entre os dias 2 e 4 de maio. É a sexta etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificações, corrida sprint e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. No sábado (3), a corrida sprint larga às 13h (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação oficial será às 17h. Por fim, no domingo (4), os pilotos disputam o GP de Miami às 17h. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!