Red Bull se rende e já explora forma de copiar sistema inteligente de freios da McLaren

A Red Bull até tentou pegar alguma irregularidade no sistema de freios da McLaren que permite manter os pneus na janela ideal de temperatura, mas como não conseguiu, já busca um jeito de copiá-lo

Já diz o ditado, ‘se não se pode vencê-los, junte-se a eles’, e como a tentativa de achar irregularidades no sistema de freios da McLaren não deu certo, a Red Bull já explora maneiras de copiar o design inteligente que ajuda a controlar a temperatura dos pneus. O gerenciamento da borracha tem sido o grande diferencial dos carros de Oscar Piastri e Lando Norris na temporada 2025 da Fórmula 1.

A informação é do portal neerlandês RacingNews365 desta terça-feira (13). De acordo com a publicação, a Red Bull trabalha em atualizações que serão implementadas no RB21 ao longo das próximas corridas, porém com ênfase maior no freio traseiro.

O sistema do MCL39 ficou em evidência principalmente depois do GP de Miami, realizado há duas semanas. Mesmo com o forte calor, o carro papaia não sofreu com alto desgaste ou mesmo superaquecimento de pneus, ao contrário da própria Red Bull. Max Verstappen, por exemplo, até largou na pole, mas não teve ritmo de corrida para nem sequer terminar no pódio.

A imprensa italiana, então, revelou que os taurinos procuraram técnicos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) munidos de imagens térmicas dos freios da McLaren, com áreas em azul em destaque em contraste com o amarelo e vermelho que indicam as partes quentes. A entidade até realizou uma fiscalização mais detalhada, informou o portal The Race, mas não achou nenhuma irregularidade.

Oscar Piastri venceu GP de Miami (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O portal da revista alemã Auto Motor und Sport publicou reportagem detalhando o pulo do gato do MCL39. O sistema inteligente permite a circulação de ar nos tambores de ventilação do freio, de modo que eles permanecem quentes, mas os pneus resfriados, sem perderem calor ou superaquecerem.

O curioso é que o responsável pela criação é uma figura muito conhecida em Milton Keynes: o projetista-chefe Rob Marshall, ex-diretor de engenharia da Red Bull. Vale destacar que o regulamento não permite a instalação de elementos específicos para o resfriamento, mas não há restrições quanto aos materiais utilizados, e fontes indicam que é aí que reside o segredo. Marshall, na verdade, carregou o conceito durante todo o tempo em que esteve na Red Bull (17 anos), mas só agora teve a chance de colocá-lo para funcionar, diz o texto da AMuS.

Engenheiro-chefe da Red Bull, Paul Monaghan afirmou em coletiva de imprensa, no entanto, que não há solução à la “Harry Porter”. “Se o carro escorrega e derrapa, os pneus traseiros provavelmente vão esquentar demais. Mas fizemos alguns avanços, que não serão vistos, mas são incrementais.”

“Não é hora de Harry Potter, não é sobre acenar a varinha mágica e, de repente, estarmos longe e desaparecermos, é uma engenharia diligente, minuciosa com pessoas inteligentes, e vamos nos empenhar nisso”, salientou.

“Somos livres para fazer o que quisermos, quando pudermos. Temos um número de funcionários, um orçamento, e todas essas coisas nos limitam, mas o objetivo é construir o melhor carro que pudermos e continuar a aprimorá-lo. É o que todos farão, a questão é se conseguiremos fazer isso rápido o suficiente para nos recuperarmos e ultrapassarmos qualquer um que esteja à nossa frente”, encerrou Monaghan.

Fórmula 1 retorna de 16 a 18 de maio para o GP da Emília-Romanha, em Ímola, o primeiro da temporada 2025 na Europa. Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO na Itália para acompanhar todas as emoções da etapa.

ESPECIAL 75 ANOS DA FÓRMULA 1
▶️ Domínio da Alfa Romeo e Farina campeão: como foi temporada inaugural da F1 em 1950
▶️ Do mundo em reconstrução aos heróis das pistas: F1 completa 75 anos| Paddockast #192
▶️ Personagens ilustres e Indy 500 no calendário: 10 curiosidades da temporada 1950 da F1
▶️ Domínio da Alfa Romeo e Farina campeão: como foi temporada inaugural da F1 em 1950
▶️ F1 75 anos: o GP da Inglaterra de 1950

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!