Albon lastima “classificação mais frustrante do ano” em Mônaco: “Sofremos com os pneus”
Alexander Albon explicou que Williams não conseguiu entender funcionamento dos pneus e lamentou queda de desempenho do Q2 para o Q3
Alexander Albon deixou a classificação do GP de Mônaco bastante frustrado com o desempenho da Williams e, principalmente, o comportamento dos pneus. Nas entrevistas após a sessão, acompanhadas pelo GRANDE PRÊMIO, lamentou não ter conseguido encontrar performance, mesmo após alternar entre os compostos médio e macio no Q3.
Albon destacou que não houve diferença significativa de desempenho entre os dois compostos utilizados na parte final da classificação, o que só aumentou a confusão sobre o funcionamento neste fim de semana.
“Talvez a classificação mais frustrante da temporada até aqui. Sofremos com os pneus e não conseguimos trabalhar com isso em nenhum momento. No Q2 tivemos certa melhora, mas no Q3 pioramos novamente. Não entendo”, declarou ao GP.
“Não tivemos entendimento bom o bastante para avaliar qual pneu é melhor. Fiz voltas semelhantes no Q3 usando médios e macios. Algo aconteceu no Q2 que fez o desempenho melhorar, mas não consegui sentir o mesmo depois“, revelou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ OUÇA AGORA: GP de Mônaco da F1: ame-o ou deixe-o | Paddockast #193
“Isso só mostra o quão sensíveis são os pneus. Podemos fazer uma boa preparação, abrir a volta rápida e na primeira curva já não ter performance. Não faz muito sentido, preciso entender melhor”, explicou.
Albon foi ainda mais direto ao avaliar o C6, novo composto mais macio da Pirelli: “Macio demais. Não oferece tanta aderência a mais e nas curvas de alta velocidade, desmancha de tão macio. Funciona em alguns momentos, mas é muito sensível. Para fazer bons tempos, precisa pilotar abaixo do máximo, o que não é o ideal”, detalhou.
Mônaco marca a primeira corrida em que os pilotos são obrigados a fazer duas paradas, visando ampliar as opções estratégicas. O piloto da Williams prevê um cenário imprevisível mesmo com a obrigatoriedade de dois pit-stops. Ainda assim, acredita que a gestão de pneus ainda será essencial.
“Não faço ideia como funcionará. Acho que alguns pilotos forçarão o ritmo no início da corrida. Mesmo com duas paradas obrigatórias, ainda vai haver gerenciamento de pneus”, pontuou. “Não consigo prever o que acontecerá. Tentaremos ultrapassar alguns carros nas paradas e vejamos o que conseguimos”, concluiu.
A Fórmula 1 realiza o GP de Mônaco de 23 a 25 de maio, em Monte Carlo, oitava etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO está IN LOCO em Mônaco para acompanhar todas as emoções da etapa com os repórteres Bernardo Castro e Leonid Kliuev.
GP de Mônaco de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
| Sessão | BRA* | CBV | POR ANG | MOZ |
| Corrida | 10:00 | 12:00 | 14:00 | 15:00 |
*Horários em Brasília
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!