Norris rechaça preocupação com efeito da diretiva na McLaren: “Não vai mudar em nada”
Embora tenha admitido que a McLaren terá de fazer "mudanças aqui e ali" para se adequar às novas regras, Lando Norris deixou claro que não está preocupado com os efeitos da medida no MCL39
Em entrevista coletiva acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO, nesta quinta-feira (29), Lando Norris voltou a comemorar a vitória alcançada em Mônaco e disse que espera manter o bom desempenho em ritmo de classificação para o GP da Espanha, nona etapa da temporada 2025 da Fórmula 1. Sobre a diretiva técnica da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em relação às asas flexíveis, afirmou categoricamente que “não estou nem um pouco preocupado”.
Em Monte Carlo, na última semana, o piloto da McLaren conquistou a pole-position e não teve dificuldades para desbancar Charles Leclerc no dia seguinte — mesmo com a obrigatoriedade de duas paradas nos boxes para cada competidor. Com a segunda vitória no campeonato, o #4 reduziu a vantagem de Oscar Piastri na liderança do Mundial para apenas 3 pontos e, por isso, colocou-se em totais condições de assumir a ponta caso consiga mais um bom resultado em Barcelona.
“Mônaco foi especial por vários motivos. Provavelmente, não foi minha corrida mais combativa, mas isso faz parte da natureza de Mônaco. No entanto, foi a mais significativa, com mais pressão no sábado, e é a corrida que todos querem vencer. Provavelmente é a vitória da qual mais me orgulho, e com certeza vou me lembrar dela para sempre: Mônaco não é uma vitória qualquer”, disse Norris aos repórteres.
Na sequência, foi questionado sobre a diretiva técnica da FIA, que promete tornar mais rigorosa a inspeção das asas dianteiras. Agora, diante de um peso de 100 kg, as peças não podem flexionar verticalmente mais de 10 mm — enquanto o limite antes era de 15 mm. Mas o britânico deixou claro que não se preocupa com os possíveis efeitos que essa medida pode ter sobre o MCL39.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Diretiva das asas e all-in da Red Bull: GP da Espanha tem futuro da F1 2025 em jogo
“Não estou nem um pouco preocupado. Algumas mudanças aqui e ali serão necessárias, mas isso não vai mudar em nada a nossa forma de agir”, declarou. Por fim, analisou a própria performance aos sábados e foi sincero ao dizer que viveu “altos e baixos” durante as primeiras etapas da temporada.
“Este ano, aos sábados, tive muitos altos e baixos, enquanto aos domingos, em 95% das corridas, fiquei bastante satisfeito com meu desempenho. Ainda assim, houve algumas corridas em que nem tudo saiu perfeitamente — por exemplo, faria algumas coisas de forma diferente em Miami. Às vezes, as coisas simplesmente acontecem como têm de acontecer, mas de forma geral, tenho estado muito satisfeito aos domingos nesta temporada”, avaliou.
“Quando falo com a equipe, estou sempre muito confiante na véspera das corridas, e tem sido assim durante toda a temporada. São pequenos detalhes, especialmente relacionados à posição de largada — esse tem sido o principal problema. Mas é justamente essa a área em que mais trabalhei e na qual tenho dedicado mais tempo, porque é isso que pode me permitir vencer corridas ou não”, concluiu Norris.
A Fórmula 1 realiza o GP da Espanha de 30 de maio a 1º de junho, em Barcelona, nona etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Barcelona para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Leonid Kliuev.
GP da Espanha de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
| Sessão | BRA* | CBV | POR ANG | MOZ |
| Treino livre 1 | 08:30 | 10:30 | 12:30 | 13:30 |
| Treino livre 2 | 12:00 | 14:00 | 16:00 | 17:00 |
| Treino livre 3 | 07:30 | 09:30 | 11:30 | 12:30 |
| Classificação | 11:00 | 13:00 | 15:00 | 16:00 |
| Corrida | 10:00 | 12:00 | 14:00 | 15:00 |
*Horários em Brasília
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!