Alpine diz que “top-5 era possível” em Le Mans, mas celebra “confiabilidade” do carro

Philippe Sinault, chefe da Alpine no WEC, revelou que a equipe saiu de Le Mans com sentimentos mistos. Por um lado, ficaram felizes com a confiabilidade do carro. Por outro, acreditavam que um top-5 era possível em Le Mans

Os carros da Alpine não foram um fator nas 24 horas de Le Mans de 2025. Com a desclassificação da Ferrari #50, os franceses terminaram em 9° e 10°. Porém, foi uma grande evolução em relação ao ano passado, quando os dois carros abandonaram nas primeiras seis horas da prova. Philippe Sinault, chefe da equipe, disse que um top-5 era possível sem os erros cometidos, mas destacou a confiabilidade do bólido.

Ambos os bólidos da Alpine receberam penalidades durante a principal corrida do Mundial de Endurance (WEC). O #35 recebeu um drive-through na sétima hora da prova quando Paul Loup Chatin colidiu com o Peugeot #94 de Loïc Duval. Enquanto o #36, ficou preso na brita na manhã de domingo, quando Jules Gounon cometeu um erro na entrada de Mulsanne. O carro ainda perdeu mais tempo quando Mick Schumacher foi punido com drive-through por excesso de velocidade no pit-lane.

“Os sentimentos são mistos”, iniciou Sinault. “Estamos muito satisfeitos com o fato de os dois carros terem terminado a corrida e de termos administrado bem os problemas de confiabilidade, apesar de um alerta que a equipe controlou perfeitamente no início da prova. Fazer com que as duas A424 aguentassem 24 horas não é um feito fácil; é um marco”, seguiu.

“No entanto, também há decepção. Considerando nosso nível de desempenho no final da corrida, poderíamos ter almejado um lugar entre os cinco primeiros sem os pequenos erros que cometemos e os problemas que encontramos. Nesta nova era, cada detalhe é importante, pois as diferenças são muito pequenas”, explicou.

Alpine #36 em ação nas 24 Horas de Le Mans (Foto: Charly López / DPPI)

“No entanto, essa frustração é saudável. Ela nos motiva a voltar mais fortes. Todas as informações que coletamos foram essenciais e nos ajudarão a melhorar e continuar a construir algo forte”, salientou.

“Nossa próxima corrida será no Brasil, em um contexto muito diferente. Antes disso, precisamos digerir e analisar os dados com a cabeça fria para seguir em frente”, destacou.

“Sabemos que ainda não estamos em condições de competir pela vitória em Le Mans. Isso é um fato, então cabe a nós trabalhar duro para chegar lá”, encerrou.

Os carros do WEC voltam a acelerar entre os dias 11 e 13 de julho para as 6 Horas de São Paulo, quinta etapa da temporada, em Interlagos. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2025 do Mundial de Endurance e transmite todas as etapas AO VIVO e COM IMAGENS no canal do YouTube e na GPTV.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

24H DE LE MANS COM IMAGENS | CORRIDA PARTE 3 (5:00-12:00) | 4ª ETAPA | FIA WEC 2025
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!