Verstappen diz que Red Bull “provavelmente não alcança McLaren” em 2025: “F1 é assim”

Max Verstappen reconheceu os momentos distintos de Red Bull e McLaren na Fórmula 1 e disse que é improvável reação da equipe dos energéticos em 2025

Max Verstappen não está confiante de que a Red Bull será capaz de igualar o desempenho da McLaren na Fórmula 1 em 2025. Em meio à queda de desempenho do time, aliada à saída de funcionários importantes, o tetracampeão reconheceu que uma reação nas 12 corridas restantes é algo improvável.

Embora tenha vencido o Mundial de Pilotos com Verstappen no ano passado, a crise estourou na Red Bull no início de 2024. Além do ex-chefe Christian Horner ter sido acusado de “comportamento inapropriado”, a equipe ficou dividida — com Verstappen e o consultor Helmut Marko sendo uma espécie de oposição. Além disso, membros de peso, como o projetista Adrian Newey e o diretor-esportivo Jonathan Wheatley abandonaram o barco.

A Red Bull então passou a sofrer com o desempenho do carro e os efeitos ainda são sentidos em 2025 — mesmo que Verstappen já tenha vencido duas corridas e ensaiado uma briga pelo título no início do campeonato.

Mas à medida que a disputa se desenrolou, a McLaren se mostrou muito superior às demais e hoje tem uma vantagem de 238 pontos em relação à Ferrari, segunda colocada no Mundial de Construtores. No Mundial de Pilotos, a briga pelo título também está concentrada entre Oscar Piastri e Lando Norris.

Max Verstappen venceu no Japão e em Ímola (Foto: AFP)

Em um cenário como esse, Verstappen disse que é improvável que a Red Bull recupere terreno e desafie a McLaren em 2025.

“Se todos soubessem o que tinham de fazer, estariam vencendo corridas — ou pelo menos teriam uma chance. Na F1, infelizmente, esse não é o caso. É um esporte muito complicado. Não estamos onde queremos estar, mas ainda estamos lutando por pódios. Poderia ser muito pior — ficar em último. É um trabalho em andamento. Estamos tentando encontrar mais desempenho no carro”, disse Verstappen.

“No ano passado fomos um pouco prejudicados pelos problemas de equilíbrio que tivemos, então também precisamos entender o que estava acontecendo. Com certeza isso prejudicou o desenvolvimento do carro deste ano. Mas ainda estamos tentando de tudo para sermos o mais competitivos possível. Agora, será que isso vai ser no nível da McLaren? Talvez não. Provavelmente não. A F1 é assim. Às vezes você tem anos dominantes, anos bons em que você pode ganhar muito, às vezes não, ou nem um pouco”, finalizou Verstappen.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 25 a 27 de julho, na Bélgica, 13ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificações, sprint e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Spa-Francorchamps para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Leonid Kliuev.

GP da Bélgica de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Treino livre07:3009:3011:3012:30
Classificação sprint11:3013:3015:3016:30
Corrida sprint07:0009:0011:0012:00
Classificação11:0013:0015:0016:00
Corrida10:0012:0014:0015:00

*Horário de Brasília

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!