Gasly se diz “ansioso pelo futuro” com novo CEO da Renault: “Conhece DNA do grupo”

Ao ser questionado sobre a chegada de François Provost para assumir o cargo de CEO do Grupo Renault, Pierre Gasly mostrou confiança na evolução que pode acontecer nos próximos anos

Durante a coletiva de imprensa do GP da Hungria, realizada na quinta-feira (31), Pierre Gasly foi questionado sobre a chegada de François Provost para assumir o cargo de CEO do Grupo Renault, em anúncio feito nesta semana. O #10 da Alpine admitiu que está ansioso pelas mudanças que podem acontecer e deixou claro que o dirigente “conhece o DNA” da equipe na Fórmula 1.

Após Luca de Meo decidir buscar novos desafios “fora do setor automotivo” — tanto que foi contrato pela Kering, conglomerado de luxo italiano e proprietária das marcas Gucci e Balenciaga —, a montadora francesa passou a correr contra o tempo para encontrar um substituto à altura. Duncan Minto, diretor-financeiro, chegou a assumir a função provisoriamente ao longo do último mês.

Provost tem longa passagem pela Renault, onde chegou em 2002. Liderou operações por diversos países e também foi CEO da Renault Samsung Motors e presidente da região Ásia-Pacífico. O executivo se tornou vice-presidente do departamento de Desenvolvimento Internacional e Parcerias e liderou Assuntos Públicos Corporativos a partir de 2022.

O executivo francês era chefe da Alliance Purchasing Organization (APO) — em tradução literal, Organização de Compras em Aliança — , uma estrutura compartilhada entre a Renault, Nissan e Mitsubishi, assim como eventualmente para outras parcerias, como AvtoVAZ ou Dacia, desde 2023.

François Provost foi escolhido como novo CEO do Grupo Renault (Foto: Renault)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ OUÇA AGORA: Por que GP da Hungria é mais decisivo do que parece na F1 | Paddockast #198

“É algo muito claro. Ele trabalhou por muito tempo na Renault. Conhece o DNA do grupo, da equipe. Fez parte disso durante todos esses anos em que a Renault esteve na F1. Está totalmente comprometido com o esporte, com a equipe”, respondeu Gasly ao ser perguntado sobre Provost durante as entrevistas em Hungaroring.

“Obviamente quer ver performance e está apoiando todos dentro da equipe. Estamos ansiosos pelo futuro. Sabemos para onde estamos indo. Sabemos que 2025 é um compromisso que decidimos assumir no início do ano para focar em 2026. Esperamos que isso traga resultados no próximo ano”, concluiu.

F1 retorna neste fim de semana, de 1º a 3 de agosto, em Hungaroring, palco do GP da Hungria, 14ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

GP da Hungria de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Treino livre 108:3010:3012:3013:30
Treino livre 212:0014:0016:0017:00
Treino livre 307:3009:3011:3012:30
Classificação11:0013:0015:0016:00
Corrida10:0012:0014:0015:00

*Horário de Brasília

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!