Lawson destaca frustração com decisão do DTM e admite saída da categoria em 2022

Liam Lawson chegou à etapa final do DTM como favorito ao título, mas um acidente na largada o relegou ao vice. Depois do fim de semana, o piloto neozelandês admitiu que pretende sair da categoria e focar só na Fórmula 2 no próximo ano

O fim de semana em Norisring parecia promissor para Liam Lawson. Líder do campeonato e largando na pole, o neozelandês precisaria apenas chegar na frente dos rivais Kelvin van der Linde e Maximilian Götz para conseguir o título do DTM em 2021. Um polêmico acidente na largada, porém, mudou os planos e o relegou para o vice no fim do dia.

Na primeira curva da primeira volta, Van der Linde forçou uma ultrapassagem em Lawson e causou danos na suspensão da Ferrari. Após a prova, Lawson não economizou nas criticas, chamando o rival de “idiota” e “piloto mais sujo que já enfrentou”. Ontem, porém, o sul-africano pediu desculpas nas redes sociais pelo incidente. No fim, Götz conseguiu o título com ajuda do jogo de equipe da Mercedes.

Apesar da boa campanha na primeira temporada no DTM, Lawson, que também corre na Fórmula 2, analisou o desempenho obtido na categoria de carros esportivos e deseja mudar de ares a partir de 2022.

Liam Lawson correu no DTM e na Fórmula 2 neste ano (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Foram dois incidentes separados. No fim, teve o jogo de equipe, mas o incidente na primeira curva foi o mais frustrante do fim de semana porque aconteceu exatamente a mesma coisa na primeira corrida e você espera que as pessoas aprendam com seus erros. No futuro, não é isso que quero, não da maneira que foi esse fim de semana. Amei a temporada, realmente gostei da minha campanha no DTM, foi bem divertida”, disse o jovem de 19 anos ao jornalista Will Buxton.

“De certa maneira, sinto que a maneira que trabalhei com essa equipe não me fez mais sentir um novato, mas como alguém profissional, o que foi excelente. Realmente gostei disso e toda a temporada foi fantástica. Mas a maneira que terminou, não, e é algo que não esperava e nem quero fazer parte no futuro”, completou.

Helmut Marko, consultor da Red Bull, ainda não anunciou se a equipe vai seguir no DTM na próxima temporada, mas já avisou que Lawson está fora da categoria, com foco total na Fórmula 2 em 2022.

“DTM acabou para ele. Liam vai fazer a temporada completa da F2 no próximo ano. Ele vai realizar os testes de jovens pilotos [da Fórmula 1] e alguns treinos livres de sexta-feira, se isso for possível”, declarou o dirigente ao site Motorsport-Total.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.