Engstler aproveita erro em pit-stop de Bortolotti e vence corrida 2 em Oschersleben

Mirko Bortolotti tinha corrida nas mãos até equipe sofrer no pit-stop. Aí, destino ficou sob o controle de Luca Engstler em Oschersleben

A primeira etapa da temporada 2024 do DTM terminou neste domingo (28), em Oschersleben, com a segunda corrida do fim de semana. E o fim foi surpreendente para quem acompanhou a prova. Isso porque um erro de pit-stop equivocado com Mirko Bortolotti entregou o resultado nas mãos de Luca Engstler.

O resultado foi decidido na estratégia. Engstler passou boa parte do tempo na terceira colocação, atrás de Bortolotti e Luca Stolz. O grande lance decisivo do dia veio perto da metade da corrida, quando Thierry Vermeulen mergulhou por dentro da curva 3 para ultrapassar René Rast, que se defendeu. Os dois colidiram: Vermeulen levou a pior, foi parar na barreira e abandonou.

Para que o carro fosse recuperado, a direção de prova acionou a bandeira amarela de pista inteira. Só que Engstler — e Maro Engel — haviam parado imediatamente antes da definição. Com isso, acabaram ganhando um presente de 20s para o restante do pelotão.

A janela de pit-stop havia ficado aberta após 20 minutos de corrida, cerca de nove antes do acidente, mas o líder Bortolotti ainda não parara. Quando finalmente parou, os mecânicos da equipe SSR tiveram extrema dificuldade para tirar o pneu traseiro esquerdo da Lamborghini. Aí, demorou demais e voltou bem longe da briga pela vitória.

Mirko Bortolotti liderava a corrida, mas um pit-stop ruim custou a chance de vencer (Foto: DTM)

Engstler assumiu a dianteira de verdade e partiu com a Lamborghini da GRT para vencer a primeira dele no DTM. Engel ficou na segunda colocação, ao passo que Stolz foi o terceiro.

Arjun Maini ficou na quarta colocação, ao passo que Ricardo Feller chegava para o quinto posto quando viu o carro ter problemas de potência na volta final. Assim, caiu para nono. Os irmãos Kelvin van der Linde e Sheldon van der Linde foram quinto e sexto, Rast ficou em sétimo e Christian Engelhart ainda apareceu na frente de Feller. O veterano Marco Wittmann fechou o top-10.

Vencedor da corrida do sábado, Jack Aitken tocou Stolz na largada e foi jogado para o meio do pelotão. Quase que imediatamente, bateu em Maximilian Paul e abandonou. Paul abandonaria mais tarde. O incidente ainda arrancou um pedaço da carroceria de Lucas Auer, mas o alemão foi até o fim da prova.

A temporada do DTM continua no fim de semana de 25 e 26 de maio, com a rodada dupla de Lausitzring.

FÓRMULA E 2024 AO VIVO – eP DE MÔNACO | 8ª etapa | Corrida
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.