Wittmann conta com ‘ajuda’ de Rockenfeller e vence corrida 1 do DTM em Assen

Marco Wittmann foi punido em 5s por ter jogado Liam Lawson para fora da pista, mas conseguiu abrir vantagem na frente depois que Mike Rockenfeller tinha ritmo mais lento e segurou o pelotão de pilotos que ainda buscava a ponta. Assim, o alemão venceu pela segunda vez na temporada

Lewis Hamilton e Max Verstappen bateram no incrível GP da Itália (Vídeo: Reprodução/TV)

A corrida 1 da etapa de Assen, a sexta da temporada 2021 do DTM, teve vitória de Marco Wittmann neste sábado (18). O piloto da BMW largou em segundo, lado a lado com Liam Lawson, e travou grande disputa com o neozelandês pela ponta. Em determinado ponto, o alemão foi punido justamente por ter jogado para fora a Ferrari pintada com as cores da Red Bull para fora da pista e teve 5s acrescidos ao seu tempo de volta. Marco passou então Mike Rockenfeller, que ainda tinha de fazer seu pit-stop, mas o alemão vendeu caro a sua posição para os pilotos que vinham atrás, como Lawson e Mirko Bortolotti. Com o pit-stop de Kelvin Van der Linde nas voltas finais, Wittmann assumiu a liderança e tinha vantagem suficiente para, mesmo com a punição, confirmar a vitória.

Bortolotti, de Lamborghini, terminou na segunda posição depois de passar Lawson nas voltas finais da prova. Van der Linde, por sua vez, terminou somente em 12º depois de apostar numa estratégia que acabou não dando certo. Alexander Albon, futuro piloto da Williams em 2022, abandonou.

Na tabela do campeonato, Lawson, que venceu as duas provas na etapa anterior, no Red Bull Ring, ainda lidera e soma 156 pontos depois deste sábado, mas agora tem Wittmann cada vez mais perto, com 148 pontos. Van der Linde e Maximiliam Götz, que terminou a disputa em quarto lugar, estão empatados com 147 tentos, somente 1 a menos que Wittmann, e Philip Ellis, sexto colocado em Assen, é o quinto, agora com 109 pontos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MARCO WITTMANN; DTM; ASSEN; CORRIDA 1;
Marco Wittmann levou a BMW à vitória no DTM em Assen (Foto: Reprodução)

Saiba como foi a corrida 1 do DTM em Assen

Pole-position, Liam Lawson não apenas manteve a ponta na largada, mas abriu boa vantagem. No entanto, a corrida foi neutralizada com o safety-car depois que Dani Juncadella, então quarto no grid, foi acertado por trás como consequência de um engavetamento e teve de abandonar com sua Mercedes pouco depois. Christian Klien, Vincent Abril e Arjum Maini, também envolvidos no entrevero, também ficaram com seus respectivos carros avariados.

Depois que a corrida foi retomada, Mirko Bortolotti passou Lawson para assumir a primeira posição, enquanto o veterano Marco Wittmann aparecia em terceiro.

VETTEL FICA NA ASTON MARTIN + AS ÚLTIMAS DE HAMILTON x VERSTAPPEN | GP às 10

O neozelandês parou a Ferrari pintada com as cores da Red Bull para fazer seu pit-stop na volta 7, com ainda 40 minutos de corrida pela frente. Logo em seguida, Bortolotti fez seu pit-stop e voltou à frente de Lawson, em nono. Wittmann, desta forma, assumiu a liderança, mas também fez sua troca de pneus pouco depois.

Neste meio tempo, Alex Albon, futuro piloto da Williams, abandonou depois de chocar sua Ferrari pintada com as cores da AlphaTauri contra um cone das curvas do circuito holandês.

Na metade da corrida, Kelvin van der Linde se manteve na pista sem ainda trocar os pneus e assumiu a liderança, com grande vantagem para o segundo colocado, Mike Rockenfeller: 16s. O sul-africano estava bem à frente, quando o safety-car foi novamente acionado em razão de detritos na pista. Por consequência, neutralizou toda a vantagem construída por Kelvin.

Na relargada, Val der Linde seguiu na frente, com o veterano Mike Rockenfeller em segundo e Maximilian Götz, em terceiro, à frente de Lawson, que havia deixado para trás Wittmann e Mirko Bortolotti.

A luta pela vitória estava ali naquele pelotão: Wittmann, Götz, Lawson e Bortolotti. Götz tentou passar a BMW de Wittmann, mas a manobra não deu certo, e o alemão perdeu a quarta posição para Lawson. Rockenfeller, que ainda não tinha feito seu pit-stop, tentava segurar no braço a melhor performance de Wittmann na disputa pelo segundo lugar.

A batalha pela vitória logo ganhou novos contornos depois que Marco Wittmann tomou 5s de punição por ter jogado Lawson pra fora da pista em disputa por posição. Mesmo punido, o piloto da BMW seguiu sua batalha na pista, passou Rockenfeller e subiu para segundo.

MARCO WITTMANN; DTM; ASSEN; CORRIDA 1;
Marco Wittmann está de vez na luta pelo título (Foto: Reprodução)

Wittmann passou e tentou abrir vantagem o bastante para conseguir sustentar a vitória mesmo depois de pagar a punição. Mais atrás, Rockenfeller segurava no braço um pelotão de carros que tinha Lawson como principal perseguidor. A presença da Audi de Rockenfeller à frente de Lawson foi determinante para o desfecho da corrida em si.

Van der Linde fez seu pit-stop com duas voltas para o fim e clareou o cenário de luta pela vitória em Assen. Wittmann assumiu de vez a ponta e partiu para a vitória logo depois o tradicional circuito holandês. Bortolotti terminou em segundo depois de passar Lawson nas voltas finais. O neozelandês teve de se contentar com o terceiro lugar, enquanto Kelvin Van der Linde fechou só em 12º.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar