Rast supera Preining e vence corrida 2 do DTM na Áustria. Bortolotti termina em 4º

René Rast contou com o ótimo trabalho da Schubert Motorsport nos boxes para assumir a liderança, mas também soube se defender de Thomas Preining nas voltas finais. Apesar do resultado aquém do esperado, Mirko Bortolotti conseguiu ampliar a vantagem sobre Kelvin van der Linde na briga pelo título

A corrida 2 do fim de semana do DTM no Red Bull Ring, realizada neste domingo (29), foi muito mais complicada para Mirko Bortolotti, atual líder do campeonato, do que a prova do dia anterior. Por outro lado, René Rast conseguiu tirar proveito da boa posição de largada e da mudança no BoP (Balanço de Performance) para superar os rivais e cruzar a linha de chegada na primeira posição com o BMW #33.

O italiano do Lamborghini #92 garantiu a pole-position e teve um começo limpo, ficando longe de problemas, mas sendo acompanhado de perto por Luca Engstler. Um pouco mais atrás, Rast, que largou em terceiro, falhou na tentativa de dar o bote no #19 da GRT na briga pelo segundo lugar e acabou sendo ultrapassado por Thomas Preining, que largou em quarto.

Pouca coisa mudou até a volta 11, quando Preining partiu para cima de Engstler, não conseguiu efetuar a manobra e abriu uma brecha para René ultrapassá-lo. Duas voltas depois, o tricampeão conseguiu dar o próximo passo e ganhou também a posição do compatriota de 24 anos, ficando apenas atrás de Bortolotti na briga pela vitória.

A janela de entrada nos boxes teve um papel fundamental na corrida. Entre os ponteiros, Thomas foi o primeiro a efetuar a troca de borracha, com Mirko e Rast seguindo o mesmo caminho nas voltas seguintes. Em um trabalho próximo ao ideal, a Schubert Motorsport conseguiu efetuar o serviço no carro #33 em menos de 7s, dando condições a René de efetuar o undercut sobre o líder do campeonato e assumir a liderança.

Mirko Bortolotti ampliou vantagem na liderança do DTM (Foto: Adac Media)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Bortolotti vence corrida 1 na Áustria e assume liderança do DTM. Kelvin van der Linde é 8º

O alemão conseguiu abrir uma boa vantagem nos minutos seguintes e chegou a ser incomodado por Preining apenas nos giros finais. No entanto, soube se defender e recebeu a bandeira quadriculada com apenas 0s668 de vantagem em relação ao dono do Porsche #91, que ultrapassou Bortolotti anteriormente quando o mesmo cometeu um erro na curva 3 do circuito austríaco.

No fim, o líder do DTM ainda perdeu mais uma posição para Arjun Maini e terminou a prova deste domingo na quarta posição. Mesmo assim, o piloto da SSR Performance ampliou ainda mais a vantagem em relação a Kelvin van der Linde na disputa pelo título da temporada 2024, já que o sul-africano largou apenas da 11ª colocação e não conseguiu ir além do quinto posto. A diferença que antes era de 10 pontos saltou para 15, com Bortolotti acumulando 204 tentos contra 189 do dono do Audi #3.

Sheldon van der Linde, Ayhancan Güven, Maro Engel — terceiro colocado no certame e que ainda sonha com o título, com 184 pontos anotados —, Franck Perera e Jack Aitken completaram a lista dos dez primeiros no Red Bull Ring.

Após a rodada na Áustria, a última etapa do DTM está marcada para acontecer entre os dias 18 e 20 de outubro, com a rodada dupla em Hockenheim, na Alemanha.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.