Vermeulen admite dificuldade para “digerir” derrota por erro de pit-stop no DTM: “Dói”

Infração cometida por um dos mecânicos da Emil Frey durante o pit-stop fez Thierry Vermeulen ser punido com uma volta longa e, consequentemente, perder uma vitória quase certa na etapa em Sachsenring

No último domingo (8), Thierry Vermeulen ficou muito próximo de conquistar a primeira vitória da carreira desde que estreou no DTM, em 2023. Porém, uma falta de atenção por parte de um dos mecânicos na hora de realizar a troca de pneus da Ferrari #69 jogou tudo por água abaixo. Após a etapa em Sachsenring, sexta da temporada 2024, o neerlandês admitiu que teve dificuldades para “digerir” o que aconteceu.

Após cravar 1min17s311 e superar Kelvin van der Linde por apenas 0s008 na briga pela pole-position, Vermeulen largou bem e conseguiu se manter na primeira posição durante a maior parte da corrida. No entanto, um dos mecânicos da Emil Frey cometeu uma infração no momento da parada nos boxes e fez o piloto de 22 anos receber uma volta longa como punição, precisando passar por dentro de uma determinada marcação entre as curvas 1 e 2 a uma velocidade máxima de 50 km/h. E tudo isso aconteceu quando restavam apenas 15 minutos para a bandeira quadriculada ser agitada

“Durante o pit-stop, a pessoa responsável por trocar o pneu deve sempre manter pelo menos uma das mãos no pneu. Como ele ainda teve de ajustar os óculos, esse não foi o caso”, explicou Jurg Flach, chefe de engenharia da equipe, ao Motorsport-Total. “Ele sabe exatamente o que fez e adoraria se esconder debaixo de uma pedra [de vergonha]. Todo mundo que faz um pit-stop sabe desta regra. Não há como dizer que ele não sabia”, continuou.

Por causa da punição, Vermeulen cruzou a linha de chegada em terceiro, ficando atrás de Kelvin van der Linde e Luca Stolz, grande vencedor do dia. Entretanto, o prejuízo poderia ter sido um pouco menor caso um incidente envolvendo Rene Rast, Jordan Pepper e Marco Wittmann não tivesse acontecido. Momentos antes do ocorrido, a vantagem de Thierry na liderança era confortável, mas a reaproximação do grid causado pela entrada do safety-car prejudicou a corrida do #69.

Thierry Vermeulen ficou muito próximo de vencer pela primeira vez no DTM (Foto: Adac Media)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Stolz se vale de punição a Vermeulen e vence corrida 2 do DTM em Sachsenring

“Caso contrário, ele provavelmente teria terminado pelo menos em segundo, apesar da volta longa de punição. Isso também não jogou a nosso favor. Sinto muito por Thierry. Era a corrida dele”, lamentou Flach.

Apesar de não ter conseguido a primeira vitória no DTM, Vermeulen chegou ao pódio pela primeira vez na categoria. De qualquer forma, o filho do empresário de Max Verstappen sabia que dava para ter conquistado mais e admitiu que vai demorar um tempo para digerir a derrota.

“Naquele momento, você apenas tenta chegar ao pódio de alguma forma. A volta antes de ter de cumprir a punição foi como uma volta de classificação para mim. Dei tudo de mim, mas não foi o suficiente para ficar em segundo lugar ou até mesmo vencer”, lembrou. “Ganhamos e perdemos juntos, mas isso realmente dói. Preciso digerir tudo isso, pelo menos por algumas horas”, finalizou.

Após Sachsenring, a próxima etapa do DTM está marcada para acontecer entre os dias 28 e 29 de setembro, com a rodada dupla do Red Bull Ring, na Áustria — a penúltima da temporada. O campeonato se encerra entre 19 e 20 de outubro, em Hockenheim.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.