Taylor/Deletraz/Herta vence 12 Horas de Sebring com manobra ousada no final da prova

Com manobra ousada em cima de Sebastien Bourdais nos últimos minutos das 12 Horas de Sebring, Louis Deletraz conquistou a vitória na segunda etapa da temporada 2024 do IMSA SportsCar

A segunda etapa da temporada 2024 do IMSA SportsCar apresentou um espetáculo digno do tamanho de uma das mais icônicas provas de longa duração dos Estados Unidos. Louis Deletraz, da equipe Wayne Taylor, apostou em uma manobra ousada em cima de Sebastien Bourdais quando faltavam apenas seis minutos para o fim da corrida, teve êxito e cruzou a linha de chegada como o grande vencedor da 72ª edição das 12 Horas de Sebring.

O fim de semana começou muito bem para Pipo Derani, que a bordo do Cadillac #31 da Action Express conquistou a pole-position no apertado treino classificatório de sexta-feira (15). Após uma interrupção por bandeira vermelha causada pelo francês Mathieu Jaminet, que saiu da pista com o Porsche #963, o brasileiro conseguiu marcar o tempo de 1min48s152 e superou o Cadillac #1 de Bourdais por apenas 0s147. Outro brasileiro na classe GTP, Felipe Nasr largou apenas em quinto com o Porsche #7 da equipe Penske.

Largando da primeira posição do grid, Derani se colocou como um dos favoritos à conquista da vitória. O piloto de 30 anos já venceu a corrida em Sebring quatro vezes e esperava aumentar ainda mais essa marca, mas acabou se envolvendo em um forte acidente quando restavam 4h30 para a bandeirada final. Pipo liderava a prova na classe GTP quando foi tocado pela Ferrari #21 de Miguel Molina, da equipe AF Corse da classe GTD, saiu da pista e bateu forte contra a barreira de pneus. O paulista precisou de ajuda para sair do carro, que ficou de cabeça para baixo, mas, felizmente, estava bem e sem ferimentos mais graves.

Com o abandono de Derani, Nasr assumiu momentaneamente a liderança da corrida, que não durou muito tempo. Após parar nos boxes poucos minutos depois do acidente do compatriota, o Porsche #7 caiu para a sexta colocação e viu o belga Maxime Martin assumir a ponta a bordo da BMW #25 da equipe Rahal Letterman Lanigan.

Deletraz completa manobra ousada e vence 12 Horas de Sebring (Foto: IMSA)

No entanto, a verdadeira disputa pela vitória começou a se desenhar quando restavam apenas 50 minutos para o fim das 12 Horas de Sebring. Na segunda colocação, o suíço Deletraz se aproximava lentamente do líder da prova naquele momento, o francês Bourdais, a bordo do Cadillac #1 da Chip Ganassi. A diferença entre eles era de 4s373, mas caiu consideravelmente nos minutos seguintes e chegou a 0s8, variando alguns décimos para cima e para baixo durante as últimas voltas.

O golpe final aconteceu quando faltavam seis minutos para cruzarem a linha de chegada. Com uma manobra ousada por dentro na curva 7, Deletraz conseguiu colocar o Acura #40 à frente de Bourdais, perdeu um pouco a tração do carro, mas conseguiu defender bem e conquistou a vitória para a equipe Wayne Taylor por uma vantagem de apenas 0s891. Foi a primeira vitória da equipe em Sebring desde 2017, em um carro que Deletraz compartilhou com o norte-americano Jordan Taylor e a estrela da Indy, Colton Herta.

Depois de vencer as 24 Horas de Daytona no fim de janeiro, Nasr teve muitos problemas durante as primeiras voltas e recebeu a bandeirada final na terceira colocação. O brasileiro competiu ao lado do norte-americano Dane Cameron e do australiano Matt Campbell.

temporada 2024 do IMSA SportsCar retorna entre os dias 19 e 20 de abril, com a etapa no circuito de rua de Long Beach, a terceira do campeonato. A prova terá transmissão AO VIVO e COM IMAGENS do GRANDE PRÊMIO.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.