Wickens acerta para guiar Corvette na classe GTD e vira pioneiro no IMSA SportsCar

Paraplégico desde o acidente em Pocono em 2018, correndo na Indy, Robert Wickens vem evoluindo e fará parte da principal categoria do endurance americano

Em um anúncio histórico, Robert Wickens confirmou que vai competir na classe GTD do IMSA SportsCar na temporada 2025. Paraplégico desde acidente em Pocono, correndo na Indy, em 2018, o canadense de 35 anos será piloto da DXDT Racing e guiará um Corvette Z06 GT3.R #36 adaptado com controles manuais nas cinco corridas de sprint da classe GTD da categoria de resistência norte-americana. Essa tecnologia inovadora, desenvolvida pela Bosch e e utilizada em carros da classe TCR, agora será adaptada para o Corvette, em parceria com a General Motors.

Wickens foi campeão do Michelin Pilot Challenge na classe TCR em 2023,  junto do americano Harry Gottsacker, e se consolidou na categoria estadunidense. Agora, fará parte do campeonato principal do IMSA. A estreia será no GP de Long Beach, em abril.

“Esta é a oportunidade que venho buscando há algum tempo, e não seria possível sem o apoio de David Askew [proprietário da DXDT], Bosch e General Motors“, agradeceu Wickens.

“Meu objetivo desde que voltei às corridas era correr no IMSA, então atingir esse objetivo já em 2025 é um grande passo. Sabia que não seria uma tarefa fácil, mas quando grandes mentes colocam suas cabeças juntas, tudo é possível”, emendou o piloto.

Robert Wickens foi campeão em 2023 (Foto: Reprodução)

“É sempre ótimo quando você pode contar com um piloto do calibre de Robert. Ele é um piloto de ponta e mostrou por meio de motivação e resiliência que nada está fora de alcance, evidenciado por suas vitórias em corridas e títulos do TCR“, elogiou Askew, dono da DXDT.

“Certamente será um novo desafio para todos nós, mas é algo que estou muito animado para assumir. Sei que com todo o trabalho feito por nós, Bosch, GM e Pratt Miller nesse período de férias, estamos em uma boa posição para começar a correr em Long Beach”, completou o dirigente.

Wickens foi campeão da Fórmula Renault 3.5 em 2011 e piloto de testes da Marussia na Fórmula 1. Após carreira no DTM, partiu para a Indy em 2018 e competiu pela Schmidt Peterson. O canadense sofreu um grave acidente ao se chocar com Ryan Hunter-Reay e decolar contra a grade do oval de Pocono, em 19 de agosto de 2018. Ele foi submetido a uma cirurgia na coluna vertebral para reparar uma fratura na espinha. Por conta das lesões, acabou virando paraplégico.

Roberto Wickens (Foto: Fórmula E)

Desde então, Robert foi evoluindo pouco a pouco, e ganhou a oportunidade de guiar um Hyundai Elantra N TCR adaptado no IMSA Challenge Series e conquistou pódios e vitórias. Depois, venceu o Michelin Pilot Challenge e chegou a testar um carro adaptado da Fórmula E no eP de Portland da temporada passada.

A temporada 2025 do IMSA SportsCar começa também em Daytona, na Flórida, com as 24H de Daytona acontecendo entre os dias 23 e 26 de janeiro.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.