Audi inicia temporada 2013 do WEC com dobradinha nos treinos em Silverstone. Kobayashi lidera na GTE
Atuais campeões de pilotos do WEC, André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer deram a largada para a temporada 2013 do Mundial de Endurance com o melhor tempo dos primeiros treinos livres. Kamui Kobayashi liderou na categoria GTE Pro
As imagens do Mundial de Endurance em Silverstone |
Foi numa típica sexta-feira inglesa, com muita chuva, que a temporada 2013 do WEC, teve início. No circuito de Silverstone, os pilotos do Mundial de Endurance participaram dos dois primeiros treinos livres do ano e não tiveram muito tempo de pista seca. No período em que os pneus slicks puderam ser utilizados, os mais rápidos foram os atuais campeões da categoria, André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer, da Audi.
Relacionadas
Pela manhã, a chuva não permitiu que os protótipos da LMP1 andassem abaixo da marca de 1min50s. Essa barreira foi rompida no período da tarde, e a melhor volta do dia foi de 1min43s217. A segunda colocação ficou com o Audi #2, que havia ficado em primeiro lugar no TL1, conduzido por Tom Kristensen, Allan McNish e Loïc Duval. Depois disso, a meia hora do fim, um temporal despencou sobre o traçado britânico e não permitiu que ninguém melhorasse o desempenho.
A Toyota, pelo menos nesse início, não conseguiu andar na mesma balada da Audi. O melhor protótipo japonês foi o #7, de Alexander Wurz e Nicolas Lapierre, que ficou a distantes seis décimos dos líderes. O outro carro nipônico apareceu só no sexto lugar, atrás de duas equipes independentes, a Strakka e a Rebellion.
Na LMP2, quem começou forte foi a G-Drive, de Roman Rusinov, John Martin e Mike Conway, ele mesmo. O trio cravou 1min50s166, 0s5 mais veloz que o conjunto da Greaves, pilotado por Chris Dyson, Michael Marsal e Tom Kimber-Smith. O brasileiro Antonio Pizzonia, parceiro de Tor Graves e James Walker, completou o top-5 desta classe, com o tempo de 1min51s378.
Dentre os carros de GT, ninguém andou mais rápido que a Ferrari F458 #71 da AF Corse. Foi com esse carro que o mítico Kamui Kobayashi e o finlandês Toni Vilander marcaram 2min01s503 na prática vespertina, tempo 0s6 melhor que o anotado pelo trio Paul Dalla Lana, Frédéric Makowiecki e Pedro Lamy, da Aston Martin.
O outro Vantage da marca inglesa que está em Silverstone é o do brasileiro Bruno Senna, nesta etapa, parceiro de Darren Turner e Stefan Mücke. O #97 perdeu a primeira sessão de treinos nos boxes para que fosse efetuada uma troca de motor. No segundo treino, o trio pôde, enfim, entrar na pista, mas não foi além do quinto lugar.
Finalmente, na GTE Am, domínio da Aston Martin, que fez uma dobradinha. Roald Goethe/Stuart Hall/Jamie Campbell-Walter e Allan Simonsen/Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen ficaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugares. O melhor tempo desta classe foi 2min02s972. O top-3 foi completado pelo Corvette da Larbre, que o brasileiro Fernando Rees divide com os franceses Patrick Bornauser e Julien Canal.
WEC, 6 Horas de Silverstone, Silverstone, treinos livres, soma dos tempos:
1
|
André LOTTERER
Marcel FÄSSLER Benoît TRÉLUYER |
ALE
TCH FRA |
LMP1
1 |
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido |
1:43.217
|
|
|
|
|||||||
|
|||||||
2
|
Tom KRISTENSEN
Allan McNISH Loïc DUVAL |
DIN
ESC FRA |
LMP1
2 |
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido |
1:43.263
|
+0.046
|
|
|
|||||||
|
|||||||
3
|
Alexander WURZ
Nicolas LAPIERRE |
AUT
FRA |
LMP1
3 |
Toyota
Toyota TS-030 híbrido |
1:43.843
|
+0.626
|
|
|
|||||||
|
|||||||
4
|
Nick LEVENTIS
Danny WATTS Jonny KANE |
ING
ING ING |
LMP1
4 |
Strakka
HPD ARX-03c Honda |
1:45.287
|
+2.070
|
|
|
|||||||
|
|||||||
5
|
Nicolas PROST
Neel JANI Nick HEIDFELD |
FRA
SUI ALE |
LMP1
5 |
Rebellion
Lola B12/60 Toyota |
1:45.379
|
+2.162
|
|
|
|||||||
|
|||||||
6
|
Anthony DAVIDSON
Sébastien BUEMI Stéphane SARRAZIN |
ING
SUI FRA |
LMP1
6 |
Toyota
Toyota TS-030 híbrido |
1:45.520
|
+2.303
|
|
|
|||||||
|
|||||||
7
|
Andrea BELLICCHI
Mathias BECHE Cong Fu CHENG |
ITA
SUI CHN |
LMP1
7 |
Rebellion
Lola B12/60 Toyota |
1:46.335
|
+3.118
|
|
|
|||||||
|
|||||||
8
|
Roman RUSINOV
John MARTIN Mike CONWAY |
RUS
AUS ING |
LMP2
1 |
G-Drive
Oreca 03 Nissan |
1:50.166
|
+6.949
|
|
|
|||||||
|
|||||||
9
|
Chris DYSON
Michael MARSAL Tom KIMBER-SMITH |
EUA
EUA ING |
LMP2
2 |
Greaves
Zytek Z11SN Nissan |
1:50.647
|
+7.430
|
|
|
|||||||
|
|||||||
10
|
Olivier PLA
David HEINEMEIER HANSSON Alex BRUNDLE |
FRA
DIN ING |
LMP2
3 |
OAK
Morgan LMP2 Nissan |
1:50.699
|
+7.482
|
|
|
|||||||
|
|||||||
11
|
Bertrand BAGUETTE
Ricardo GONZÁLEZ Martin PLOWMANN |
BEL
MEX ING |
LMP2
4 |
OAK
Morgan LMP2 Nissan |
1:51.251
|
+8.034
|
|
|
|||||||
|
|||||||
12
|
Tor GRAVES
Antonio PIZZONIA James WALKER |
ING
BRA ING |
LMP2
5 |
Delta-ADR
Oreca 03 Nissan |
1:51.378
|
+8.161
|
|
|
|||||||
|
|||||||
13
|
Alexandre IMPERATORI
Matthew HOWSON Ka To JIM |
TCH
ING CHN |
LMP2
6 |
KCMG HKG
Morgan LMP2 Nissan |
1:51.992
|
+8.775
|
|
|
|||||||
|
|||||||
14
|
Luiz PÉREZ-COMPANC
Nicolas MINASSIAN Pierre KAFFER |
ARG
FRA ALE |
LMP2
7 |
Pecom
Oreca 03 Nissan |
1:52.305
|
+9.088
|
|
|
|||||||
|
|||||||
15
|
Kevin WEEDA
Vitantonio LIUZZI Christophe BOUCHUT |
EUA
ITA FRA |
LMP2
8 |
Lotus
Lotus T128 |
1:54.669
|
+11.452
|
|
|
|||||||
|
|||||||
16
|
Jacques NICOLET
Jean-Marc MERLIN |
FRA
FRA |
LMP2
9 |
OAK
Morgan LMP2 Nissan |
1:59.423
|
+16.206
|
|
|
|||||||
|
|||||||
17
|
Kamui KOBAYASHI
Toni VILANDER |
JAP
FIN |
GTE Pro
1 |
AF Corse
Ferrari F458 Italia |
2:01.503
|
+18.286
|
|
|
|||||||
|
|||||||
18
|
Paul DALLA LANA
Frédéric MAKOWIECKI Pedro LAMY |
CAN
FRA POR |
GTE Pro
2 |
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
2:02.176
|
+18.959
|
|
|
|||||||
|
|||||||
19
|
Marc LIEB
Richard LIETZ Romain DUMAS |
ALE
AUT FRA |
GTE Pro
3 |
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR |
2:02.464
|
+19.247
|
|
|
|||||||
|
|||||||
20
|
Jörg BERGMEISTER
Patrick PILET Timo BERNHARD |
ALE
FRA ALE |
GTE Pro
4 |
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR |
2:02.797
|
+19.580
|
|
|
|||||||
|
|||||||
21
|
Roald GOETHE
Stuart HALL Jamie CAMPBELL-WALTER |
ALE
ING ING |
GTE Am
1 |
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
2:02.972
|
+19.755
|
|
|
|||||||
|
|||||||
22
|
Allan SIMONSEN
Christoffer NYGAARD Kristian POULSEN |
DIN
DIN DIN |
GTE Am
2 |
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
2:03.128
|
+19.911
|
|
|
|||||||
|
|||||||
23
|
Darren TURNER
Stefan MÜCKE Bruno SENNA |
ING
ALE BRA |
GTE Pro
5 |
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
2:03.189
|
+19.972
|
|
|
|||||||
|
|||||||
24
|
Patrick BORNHAUSER
Julien CANAL Fernando REES |
FRA
FRA BRA |
GTE Am
3 |
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1 |
2:04.050
|
+20.833
|
|
|
|||||||
|
|||||||
25
|
Raymond NARAC
Christophe BOURRET Jean-Karl VERNAY |
FRA
FRA FRA |
GTE Am
4 |
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 GT3 RSR |
2:04.395
|
+21.178
|
|
|
|||||||
|
|||||||
26
|
Jack GERBER
Matt GRIFFIN Marco CIOCI |
AFS
IRL ITA |
GTE Am
5 |
AF Corse
Ferrari F458 Italia |
2:04.637
|
+21.420
|
|
|
|||||||
|
|||||||
27
|
Christian RIED
Gianluca RODA Paolo RUBERTI |
ALE
ITA ITA |
GTE Am
6 |
Proton
Porsche 911 GT3 RSR |
2:05.043
|
+21.826
|
|
|
|||||||
|
|||||||
28
|
Enzo POTOLICCHIO
Rui AGUAS Philipp PETER |
VEN
POR AUT |
GTE Am
7 |
8Star
Ferrari F458 Italia |
2:05.322
|
+22.105
|
|
|
|||||||
|
|||||||
29
|
Tracy KROHN
Niclas JÖNSSON Maurizio MEDIANI |
EUA
SUE ITA |
GTE Am
8 |
Krohn Racing
Ferrari F458 Italia |
2:08.344
|
+25.127
|
|
|
|||||||
|
|||||||
30
|
Gianmaria BRUNI
Giancarlo FISICHELLA |
ITA
ITA |
GTE Pro
6 |
AF Corse
Ferrari F458 Italia |
2:13.268
|
+30.051
|
|
|
|||||||
|
|||||||
31
|
Thomas HOLZER
Dominik KRAIHAMER Jan CHAROUZ |
ALE
AUT TCH |
LMP2
10 |
Lotus
Lotus T128 |
2:18.283
|
+35.066
|
|
|
|||||||
|